Graduação em Engenharia de Produção com Ênfase em Metalurgia (Resende, Rio de Janeiro)

Associação Educacional Dom Bosco

Localização:Resende - Rio de Janeiro

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

PERFIL E JUSTIFICATIVA PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COM ÊNFASE EM METALURGIA

O projeto pedagógico do curso de Engenharia de Produção Metal[urgica foi iniciado em decorrência do forte desenvolvimento do segmento siderúrgico/metalúrgico no estado do Rio de Janeiro, notadamente na região do Sul Fluminense. Cita-se neste contexto a Companhia Siderúrgica Nacional - CSN em franco crescimento juntamente com o Grupo Votorantim Metais com duas usinas instaladas no Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro; alia-se a estas outra potência do setor a Companhia Siderúrgica do Atlântico - CSA sendo instalada no município de Itaguaí distante 50 km do sul do estado. O projeto de criação do curso foca a gestão dos processos da cadeia de produção da indústria siderúrgica/metalúrgica.

O município de Resende, sede da Faculdade de Engenharia de Resende-FER mantida pela Associação Educacional Dom Bosco – AEDB situa-se geograficamente na região denominada Médio Paraíba no Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, ao longo do Rio Paraíba do Sul, que banha três estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esta região é composta por doze municípios: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Piraí, Porto Real, Pinheiral, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda; somando 6.586 km2 e mais de 900.000 habitantes.

Na década de 40 Resende iniciou um novo ciclo de desenvolvimento com a industrialização da região, proporcionada pela criação da Cia. Siderúrgica Nacional, e com a transferência, em 1944, da formação dos oficiais do Exército, da Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, com este nome a partir de 1951.

O PIB (Produto Interno Bruto) municipal é de 18% da Região do Médio Paraíba. Dispõe de mais de 80 indústrias de grande e médio porte, mais de 1500 leitos hoteleiros, 5 hospitais, 23 postos de saúde e um aeroporto. Seu principal acesso rodoviário é a via Dutra, que corta a cidade. A rede de ensino é formada por 75 escolas de ensino fundamental, 21 escolas de ensino médio, 3 instituições de Ensino Superior e 2 instituições paraestatais de Ensino Profissionalizante (SENAI e SENAC), além da Academia Militar para formação de oficiais do Exército Brasileiro. A mão-de-obra economicamente ativa, avaliada em 55,7% da população residente, divide-se da seguinte maneira: 22,5% de funcionários públicos e militares; 7,5% de industriários; 5,2% de operários da construção civil; 4,5% de operários não especializados e 3,0% especializados (totalizando 42,7%), 44,9% ocupada informalmente e 12,4% desocupada.

O Curso de Engenharia de Produção com ênfase em Metalurgia foi concebido a partir da observação sobre a necessidade do ensino superior se inserir no contexto das necessidades da região, ou seja, se alinhar ao desenvolvimento regional em face das empresas do segmento siderúrgico/ metalúrgico instaladas na região do Médio Paraíba.

A habilitação em Engenharia de Produção Metalúrgica está associada com o ramo de engenharia que lida com a concepção, o projeto e a implantação de sistemas produtivos de bens e serviços, caracterizados pela integração entre homens, materiais, equipamentos e o meio ambiente. Constitui o elo entre a tecnologia, propriamente dita, e a administração de organizações produtivas. Devido às suas características, o parque industrial voltado para a área de "materiais e metalurgia" é aquele que melhor se associa com a engenharia de produção, sendo portanto oportuna a criação desta habilitação, uma vez que ela cobre um espaço ainda não ocupado nos cursos tradicionais de engenharia da região .

Tendo em vista a carência de profissionais do ramo, o curso foi tido como ideal para contribuir de forma significativa para o desenvolvimento regional.

PERFIL DO EGRESSO

O Engenheiro de Produção com ênfase em Metalurgia formado pela Faculdade de Engenharia de Resende deve apresentar:

- sólida formação básica e profissional geral, incluindo aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais;

- capacidade para resolver problemas concretos, promovendo abstrações, modelando casos reais e adequando-se a novas situações;

- capacidade de análise de problemas e síntese de soluções integrando conhecimentos multidisciplinares;

- capacidade de elaboração de projetos e proposição de soluções técnicas e economicamente competitivas;

- capacidade de absorver novas tecnologias, promover inovações e conceber com criatividade aplicações na área de Engenharia de Produção Metalúrgica; o que engloba a capacidade para consolidar os processos metalúrgicos/siderúrgicos;

- capacidade para criar sistema de qualidade visando aprimoramento dos processos metalúrgicos/siderúrgicos;

- capacidade para formação de recursos humanos fabris;

- capacidade para propor modificações no projeto/processo, conhecimento de todas as etapas dos processos metalúrgicos/siderúrgicos;

- capacidade para definir ensaios necessários para homologação de processos;

- capacidade de comunicação e liderança para trabalhar em equipe;

- capacidade de transmitir e registrar, de forma ética, seu conhecimento e produção;

- consciência da necessidade de contínua atualização profissional e de uma constante atitude empreendedora;

- consciência da importância da busca permanente da qualidade nos produtos e processos no exercício da atividade profissional;

- consciência de sua responsabilidade na solução dos problemas da sociedade.

O Engenheiro de Produção Metalúrgico deve ser capaz de implantar ou empreender, analisar criticamente, administrar recursos humanos, financeiros, materiais, a produção e os serviços, para cumprir a missão a que estiver vinculado. Deverá ainda, com visão de futuro, atender as expectativas de um mercado de trabalho em franco desenvolvimento, extremamente competitivo, em que a qualidade se sobrepõe aos demais fatores, em um mundo de relações globalizadas e de rápidas transformações tecnológicas, políticas e sociais, agindo com o compromisso de continuar a alavancagem sócio-econômica do elevado potencial regional e do Brasil. Em tempo cada vez mais exigente de otimização continuada da capacidade de administração dos recursos, sempre mais escassos, cabe ao profissional uma visão crescente, eclética e holística sobre as dinâmicas das transformações no mundo contemporâneo.

Em suma o Engenheiro de Produção Metalúrgica da Faculdade de Engenharia de Resende deve ser um profissional comprometido com valores de responsabilidade social, da justiça e da ética, demonstrando em suas ações o respeito a vida, pelo ambiente, pelo ser humano e pela sociedade.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver Conhecimentos e Habilidades de forma a que o aluno se capacite a discutir e interagir com os mais diversos sistemas de produção industrial metalúrgico e de materiais, projetando, instalando, reformando, promovendo melhorias e realizando a manutenção nestas unidades de produção, sempre utilizando a mais moderna tecnologia do setor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Formar / Habilitar profissionais para:

Especificar e implementar escopos de projetos para linhas de produção;

Implementar Sistema de Controle e Supervisão de processos utilizando as ferramentas estatísticas;

Projetar sistemas de automação juntamente com a equipe de automação para as instalações industriais;

Executar o start-up de unidades de produção;

Executar a programação, o planejamento e o controle dos processos produtivos (PCP);

Coordenar a implantação e execução de projetos industriais;

Planejar e executar atividades de gerenciamento de processos nas instalações industriais;

Ser um facilitador na transferência de conhecimento tecnológico.

ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Com a crescente demanda do parque industrial nacional, especificamente o setor siderúrgico, o engenheiro de produção metalúrgico encontra oportunidade de emprego nos mais diversos segmentos da indústria:

metal-mecânico (siderurgia, metalurgia e indústria automotiva);

cimenteiro;

indústria química e petroquímica;

mineração entre outros.

Os postos de trabalho são dos mais diversificados, podendo-se colocar de forma geral como:

Gerente / supervisor de produção industrial;

Integrador;

Profissional de treinamento técnico no seguimento de produção siderúrgica e/ou metalúrgica;

Engenheiro de produção em processos industriais;

Consultor técnico em produção siderúrgica e/ou metalúrgica;

Representante comercial, vendas ou compras de produtos siderúrgicos e/ou metalúrgicos.

Plano de estudos

DISCIPLINAS
1º ANO
Cálculo Diferencial e Integral I
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Física Geral e Experimental I
Química Tecnológica
Introdução à Engenharia
Língua Portuguesa e Comunicação
Desenho Técnico
Processamento de Dados
2º ANO
Cálculo Diferencial e Integral II
Mecânica Geral
Eletricidade
Probabilidade e Estatística
Resistência dos Materiais
Língua Inglesa Técnica
Ciência e Tecnologia dos Materiais
Programação e Cálculo Numérico
Física Geral e Experimental II
3º ANO
Ciência e Engenharia dos Materiais
Administração e Economia
Especificação e Seleção de Materiais
Metrologia
Engenharia Econômica e Custos Industriais
Transformação de Fase em Materiais
Engenharia de Métodos
Fenômenos de Transporte
Gestão da Qualidade
Gestão Energética
Pesquisa Operacional
4º ANO

Planejamento e Controle de Produção
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Siderurgia
Metalurgia dos Não-Ferrosos
Gestão de Tecnologia
Confiabilidade e Controle Estatístico da Qualidade
Sistemas de Instrumentação
Tecnologia Mecânica
Conformação dos Materiais
Sistemas Térmicos
Simulação
Ergonomia e Segurança do Trabalho
5º ANO

Desenvolvimento do Produto
Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão
Planejamento Estratégico e Marketing
Gestão de Pessoas e Negócios
Ciências do Ambiente
Processamento de Materiais
Corrosão e Proteção de Materiais
Teoria e Controle da Produção
Estágio Supervisionado
Projeto Final de Curso
Arranjo Físico Industrial
Ciências Humanas e Sociais
Tópicos Especiais
Logística e Cadeia de Suprimentos
Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS)*