Graduação em Engenharia Elétrica (Bacharelado) (Salvador, Bahia)

Centro Universitário Jorge Amado

Localização:Salvador - Bahia

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

CURSO

Na área de Engenharia Elétrica, várias ênfases se destacam no Estado da Bahia como necessidade crescente. Entre estas, encontram-se Telecomunicações, Automação e Controle e Energia (Eletrotécnica). Com o crescimento populacional e o maior acesso às tecnologias devido ao aumento de renda per capta, a área de Telecomunicações se encontra em contínuo crescimento, mantendo sempre uma oferta maior que a demanda hoje existente com os cursos encontrados em Salvador e região metropolitana. Da mesma forma, com a ampliação dos investimentos no parque industrial de Salvador e região metropolitana, a área de Automação e Controle tem apresentado mais oferta que demanda, sendo uma área ainda pouco investida em formação na Bahia. A demanda por profissionais da área de Energia é observada na constante ampliação da área de distribuição de energia (realizada pelas concessionárias, como COELBA), transmissão e geração de energia (CHESF). Também, a constante procura por novas tecnologias referentes à energia limpa, ou energia alternativa, que tem apresentado muitos investimentos por parte da ANEEL, e de órgãos de fomento, como CNPq, FAPESB, etc.

A falta de mão-de-obra qualificada nestas áreas faz com que empresas que precisem contratar engenheiros eletricistas, busquem muitas vezes o investimento na capacitação de seu pessoal, ou a contratação de engenheiros de outros estados.

Os Cursos de Bacharelado em Engenharia permitem um acesso mais rápido ao mercado de trabalho, uma vez quer possuem foco no domínio e na aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos em áreas específicas de campos profissionais.

A Engenharia Elétrica é uma área onde os princípios e fundamentos científicos e da engenharia são aplicados para promover o desenvolvimento dos setores: industrial, comunicações e energia, de modo a desenvolver a economia e a tecnologia que se faz presente cada dia mais na vida humana, bem como proteger e preservar a saúde humana e o meio ambiente.

Este profissional poderá, ainda, atuar em universidades (ensino e pesquisa), centros universitários (ensino e pesquisa), faculdades particulares (ensino), laboratórios públicos e particulares, agências do governo, nas esferas federal, estadual e municipal, e agências internacionais que transferem conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento mundial.

O curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Jorge Amado tem como diferencial, além da sólida formação acadêmica e da ampla prática profissional em laboratórios especializados na área (informática, física, química, etc.), a interação com as principais empresas públicas e privadas do setor, a serem estabelecidas a partir de convênios e parcerias, que possibilitarão ao aluno uma maior compreensão e contextualização das atividades do segmento de Telecomunicações, Automação e Controle e Eletrotécnica como um todo.

Plano de estudos

DISCIPLINAS

Práticas Investigativas Interdisciplinares I
Física Aplicada I
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Cálculo Diferencial e Integral I
Geometria Analítica
Oficina de Leitura e Escrita

Física Aplicada II
Desenho Técnico Aplicado
Computação Aplicada
Elaboração de Trabalhos Acadêmicos
Cálculo Diferencial e Integral II
Álgebra Linear

Física Aplicada III
Química Geral
Tecnologia e Mecânica dos Materiais
Estatística Aplicada
Cálculo Diferencial e Integral III
Sociedade e Tecnologia

Dispositivos Eletrônicos
Fenômenos de Transportes I
Algoritmos e Programação
Física Aplicada IV
Cálculo Numérico
Cálculo Diferencial e Integral IV

Eletromagnetismo
Programação Aplicada
Circuitos I
Eletrônica
Análise de Sistemas Lineares
Eletrônica Digital

Controle Analógico
Circuitos II
Ondas Eletromagnéticas e Linhas de Transmissão
Conversão de Energia
Eletrônica de Potência
Ciências dos Materiais

Máquinas Elétricas
Análise de Sistemas Elétricos
Equipamentos Elétricos
Geração de Energia Elétrica
Práticas Investigativas Interdisciplinares II
Administração

Transmissão de Energia Elétrica
Proteção de Sistemas Elétricos
Aterramento e Pára-Raios
Distribuição de Energia Elétrica
Fontes Alternativas de Energia

Medição de Energia
Orientações ao Estágio Supervisionado
Estudos Culturais
Metodologia da Pesquisa

Introdução ao Direito
Técnicas de Alta Tensão
Tópicos Especiais em Engenharia I
Trabalho de Conclusão de Curso
Ética e Exercício Profissional
Higiene, Segurança e Saúde Ocupacional





Oferta Educativa semelhante