Graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrônica (São Carlos, São Paulo)

Universidade de São Paulo

Localização:São Carlos - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A eletrônica teve seu início com a invenção da válvula termiônica em 1906. É o ramo da ciência e da tecnologia que estuda os fenômenos da condução de eletricidade num vácuo, num gás e em certos materiais sólidos, principalmente os semicondutores, e a utilização dos dispositivos baseados nesses fenômenos.

Grosso modo, a eletrônica realiza o tratamento de um sinal elétrico através de amplificação, atenuação, filtragem, ceifamento, retificação, modulação e outras ações. No início da era eletrônica a atividade dos técnicos estava predominantemente relacionada com a transmissão e a recepção de sinais de comunicação. Buscando aprimorar os sistemas, desenvolveram a maioria dos conceitos fundamentais, circuitos básicos e técnicas de projeto que constituem um primeiro substrato necessário à formação do estudante de engenharia atualmente.

A década de 50 marca o início de uma revolução tecnológica da eletrônica, graças ao aperfeiçoamento dos transistores e dos computadores digitais. Essa revolução consolidou-se em sua base com a invenção dos circuitos integrados na década de 60 e desdobra-se a cada nova década com a grande expansão dos sistemas de comunicação e de computação. O alto desenvolvimento tecnológico dos materiais e dos processos tem permitido à eletrônica o interfaceamento com todas as áreas.Sua capacidade de processamento de sinais possibilita a análise de fenômenos de qualquer natureza cujas variáveis possam, através de transdutores, serem convertidas em variáveis elétricas. Viabiliza, também, a possibilidade do controle e modificação do comportamento de sistemas.

Assim, no ambiente industrial usam-se equipamentos de controle numérico, de inspeção visual, de atuação computadorizada (robôs), etc. Na medicina há o eletrocardiógrafo, os sistemas endoscópicos, o tomógrafo, etc. O ritmo de crescimento que a eletrônica tem apresentado é, seguramente, o maior de todas as áreas. O profissional desta área deve ter uma formação e treinamento que lhe permitam o contínuo aprimoramento, buscando constante atualização. A incorporação, no currículo, de modernas técnicas de projeto e a abordagem de temas atuais dará uma formação consistente com essa necessidade.

Oferta Educativa semelhante