Graduação em Engenharia Elétrica (Jaraguá do Sul, Santa Catarina)

Centro Universitário - Católica de Santa Catarina

Localização:Jaraguá do Sul - Santa Catarina

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A profissão

De forma geral, a Engenharia Elétrica é a área da engenharia que lida com a energia elétrica, relacionando-se com a concepção, a operação e a manutenção de equipamentos e sistemas elétricos. O engenheiro eletricista formado pela Católica de Santa Catarina é um profissional de formação generalista, que poderá atuar, por exemplo, na concepção de máquinas elétricas e dispositivos eletrônicos, na elaboração de projetos elétricos, na prestação de consultoria e na pesquisa científica.

O curso tem o objetivo de promover o desenvolvimento intelectual e profissional do acadêmico para atender às demandas da sociedade na área de engenharia elétrica, levando em consideração as exigências das organizações, a ética, os valores do trabalho e do conhecimento, a pesquisa científica, a constante evolução tecnológica e a necessidade de aprendizagem contínua.

Mercado de trabalho

Devido aos grandes avanços tecnológicos presenciados nas últimas décadas aliados ao crescimento do mercado de trabalho na área da engenharia, observa-se a procura crescente por profissionais qualificados e comprometidos, que tenham capacidade de trabalhar em equipe, com criatividade, disposição e dinamismo. Sua excelente formação faz do engenheiro um profissional capaz de trabalhar em vários setores da sociedade, cuja elevada demanda reflete um dos desafios enfrentados pelo Brasil atualmente.

O engenheiro eletricista pode atuar em diversas áreas, como geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, esse profissional concebe, projeta e especifica materiais, dispositivos e equipamentos elétricos, magnéticos, de potência, de instrumentação e de aquisição de dados. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantém instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Além disso, elabora projetos de conservação de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis; coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos, podendo, ainda, efetuar vistorias, perícias e avaliações.

Diante dessas possibilidades, a proposta pedagógica do curso de Engenharia Elétrica da Católica de Santa Catarina busca oportunizar o desenvolvimento de competências para que o profissional possa atuar nos diferentes cenários da prática profissional, conforme seguem:

a) aplicar conhecimentos da sua área de formação na identificação e na solução de problemas de Engenharia Elétrica, especialmente aqueles relativos a projetos de equipamentos elétricos e eletrônicos e instalações elétricas;
b) aplicar os conhecimentos de sua área de formação na concepção e inovação tecnológica;
c) projetar e conduzir experimentos, analisar e interpretar dados;
d) projetar componentes, sistemas e processos que satisfaçam a um conjunto de especificações;
e) atuar em equipes multidisciplinares;
f) agir de forma ética e com responsabilidade profissional;
g) comunicar-se eficazmente, de forma escrita, oral e gráfica;
h) promover a interação entre a engenharia e a sociedade, visando o desenvolvimento sustentável;
i) assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;
j) aplicar sólida base conceitual na prática de seus conhecimentos específicos;
k) avaliar a viabilidade técnica e econômica de projetos;
l) avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social e ambiental.

O curso

O Estado de Santa Catarina tem uma economia diversificada, com uma extensa lista de empresas de projeção internacional em vários setores, dentre as quais se destacam aquelas ligadas às áreas de engenharia. Esta realidade faz aumentar a responsabilidade na preparação de recursos humanos, detentores de informações capazes de alavancar ainda mais o volume de produtos industrializados e prontos para exportação.

Um curso de Engenharia Elétrica bem estruturado, com um corpo docente capacitado e laboratórios para aplicação prática, permitirá formar engenheiros que venham a atender não só às demandas da sociedade, satisfazendo ao mesmo tempo o anseio de muitos jovens que se identificam com a área. A formação específica será complementada por uma visão organizacional, humana e empresarial do setor eletrometalmecânico.

A matriz curricular do curso está voltada para uma sólida formação conceitual, abrangendo conteúdos variados na área de Engenharia Elétrica e outras próprias da formação de um engenheiro. Os objetivos de ensino e aprendizagem se concretizam por meio da execução de uma proposta metodológica baseada em uma matriz curricular abrangente, integralizada a partir de diversas atividades de aprendizagem. As aulas são realizadas nos períodos vespertino e noturno, entre 17h e 21h45min, através de aulas presenciais, atividades de laboratório, pesquisas, projetos, estágios, participação em eventos e viagens acadêmicas. Desta forma, a concepção do curso de Engenharia Elétrica atende ao conjunto de competências necessárias ao profissional de engenharia, relacionando a pesquisa ao processo de produção de conhecimento, ao ensino e à aprendizagem do acadêmico.

O curso de Engenharia Elétrica oferece sólida formação em ciências básicas e de engenharia, incorporando as dimensões técnica, científico-profissional, ética, político-social, humanista e de liderança. Além disso, o curso está estruturado para permitir aos acadêmicos cursarem, a partir da sétima fase, disciplinas específicas em duas áreas, consideradas prioritárias para o desenvolvimento da região: Eletrônica de Potência e Máquinas Elétricas. As áreas citadas visam a direcionar o acadêmico para complementar sua formação nas áreas de maior potencial de mercado da região de abrangência da Católica de Santa Catarina.

No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o curso de Engenharia Elétrica da Católica de Santa Catarina visualiza a necessidade de promover a melhoria contínua da qualidade da educação superior e o aumento permanente da sua eficiência acadêmica e social. Como resultado desse empreendimento, cabe destacar que o curso obteve nota 4, de uma escala de 1 a 5, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) do ano de 2008. Com esta nota, o curso se classifica como:

? 1º Lugar no Estado de Santa Catarina entre as Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas;
? Único curso de Engenharia Elétrica do Estado de Santa Catarina, oferecido por IES Privada, a receber nota 4.

Estruturas de apoio

O curso de Engenharia Elétrica da Católica de Santa Catarina apresenta diferenciais significativos no âmbito do ensino de engenharia, oferecendo aos seus acadêmicos modernos laboratórios, corpo docente qualificado, bem como programas institucionais de assessoramento ao acadêmico. Como estruturas de apoio, destacam-se os laboratórios do curso, que permitem a experiência prática dos principais conceitos apresentados em sala de aula, bem como o desenvolvimento de dispositivos didáticos de apoio ao ensino e à aprendizagem do acadêmico. O curso disponibiliza aos estudantes laboratórios de:

Eletrônica de Potência;
Máquinas Elétricas e Medidas Elétricas;
Materiais Elétricos e Magnéticos;
Física;
Química; e
Informática.

Nas disciplinas do ciclo básico, os acadêmicos podem contar com o apoio de professores e monitores, que auxiliam na resolução de exercícios e na realização de atividades práticas. Outra importante atividade que pode ser realizada pelo acadêmico diz respeito ao desenvolvimento de projetos de iniciação científica, relacionando a pesquisa à produção do conhecimento técnico ao longo do curso.

Por que fazer Engenharia Elétrica no Centro Universitário - Católica de Santa Catarina?

Sem dúvida, há alguns fatores que contribuem muito para que o candidato opte pelo curso de Engenharia Elétrica da Católica de Santa Catarina. Em primeiro lugar, observa-se uma estreita e importantíssima ligação entre o corpo docente e a forte indústria regional, na qual está inserida, também, a maior parte do corpo discente do curso. Este contato faz com que nossos acadêmicos estabeleçam uma relação direta entre a prática obtida no convívio profissional e sua formação acadêmica, que lhes é oferecida ao longo do curso a partir de dois enfoques específicos: Máquinas Elétricas e Eletrônica de Potência. Aliadas ao perfil específico do curso, as demais disciplinas compõem a matriz curricular acadêmica necessária para que nossos egressos sejam plenamente capazes de exercer sua profissão, o que pode, a propósito, ser comprovado no resultado alcançado pelo curso no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): a nota 4, da escala de 1 a 5. Este resultado nos coloca em primeiro lugar entre os cursos de Engenharia Elétrica, da subárea Eletrotécnica, oferecidos por instituições comunitárias, confessionais e privadas do sul do Brasil, bem como em terceiro lugar em âmbito nacional, considerando as mesmas instituições. Tal resultado é entendido como um indicador diferencial, que encoraja e impulsiona a Católica de Santa Catarina a lutar continuamente para disponibilizar à sociedade profissionais bem formados, cidadãos éticos e comprometidos com o desenvolvimento do país.

Oferta Educativa semelhante