Graduação em Engenharia Mecânica (Canoas, Rio Grande do Sul)

Universidade Luterana do Brasil

Diploma oferecido:Engenheiro Mecânico

Localização:Canoas - Rio Grande do Sul

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

O curso foi implantado em março de 1997 e reconhecido em 2003, pela Portaria no 3.805, de 12 de dezembro de 2003 do Ministério da Educação e publicada no Diário Oficial da União de 15 de dezembro de 2003. Forma engenheiro mecânico generalista habilitado a projetar e implementar sistemas mecânicos e equipamentos de forma racional e econômica, bem como apresentar soluções inovadoras para os desafios na área de mecânica.
Também proporciona o conhecimento teórico e prático em três grandes áreas: projetos mecânicos (inclui automação industrial), materias e processos de fabricação e termociências. Os engenheiros mecânicos são preparados para assumir uma grande variedade de responsabilidades funcionais, tais como gestão, gerenciamento, projeto, pesquisa, docência, desenvolvimento, produção, construção, operação, manutenção, vendas técnicas, estudos de viabilidade e administração.
A carga horária do curso é de 3604 horas-aula, correspondendo a 208 créditos; que podem ser integralizados em um tempo mínimo de quatro anos e meio. As disciplinas são ministradas no turno da noite, de segunda a sexta-feira e aos sábados pela manhã.
Diferenciais
• Corpo docente constituído na maioria por mestres e doutores em Engenharia, incluindo profissionais de empresas e excelente relacionamento professor-aluno;
• Cursos avaliados pelo MEC com conceitos CMB (Condições Muito Boas);
• Horário noturno, permitindo o trabalho ou estágios durante o período diurno;
• Curso generalista focando as três grandes áreas da Engenharia Mecânica: projetos mecânicos incluindo automação industrial, materiais e processos de fabricação e termociências;
• Equilíbrio entre disciplinas de ciências básicas e profissionais ao longo do curso, focando a cada semestre, as três grandes áreas da engenharia mecânica;
• Inserção do aluno nos campos de atuação da engenharia mecânica desde o 1º semestre, propiciando a interação entre teoria e prática, valorizando a integração interdisciplinar e oportunizando a realização de estágio já no primeiro ano do curso;
• Cursos de nivelamento, sem ônus, nas áreas de Matemática, Português e Informática;
• Garantia de estágios extracurriculares e curriculares ao longo do curso;
• Aconselhamento das matrículas semestrais pela coordenação do curso;
• Currículo atualizado de acordo com as novas diretrizes curriculares (Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002);
• 100% dos alunos egressos já estão empregados e/ou cursando pós-graduação.

Instalações de destaque:
• Usina de Cogeração a gás natural;
• Célula integrada de manufatura por computador com oito estações de trabalho (solda com robôs, máquinas CNC, medidora tridimensional, etc);
• Laboratório de Hidráulica e Pneumática;
• Laboratório de Tecnologias Automotivas.

Objetivos
Geral:
O objetivo do curso é fornecer ao aluno a formação profissional através do estudo da mecânica como ciência e de suas aplicações nas áreas de projetos mecânicos, processos de fabricação e termociências. Segundo a Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), a formação de engenheiro prepara profissional para o desempenho da função técnica nas áreas de planejamento, projeto, supervisão e controle, tanto em empresas produtivas como prestação de serviços, inclusive nos órgãos públicos. Para tanto, o engenheiro deverá ter sólidos conhecimentos em ciências básicas, espírito de pesquisa e capacidade para operar sistemas complexos. Deverá somar a isto, a compreensão dos problemas administrativos, econômicos e sociais e do meio ambiente, que o habilite a trabalhar em equipes multidisciplinares (Perfil do Engenheiro no Século XXI, Cadernos do CREA-RS).

Específicos:
• Desenvolver uma sólida formação em Engenharia Mecânica;
• Possibilitar uma visão sistêmica e multidisciplinar;
• Desenvolver um espírito empreendedor, com capacidade de trabalhar em equipe;
• Desenvolver capacidade para resolver problemas e tomar decisões;
• Possibilitar uma formação humanística e visão holística;
• Criar uma postura ética e de consciência crítica para as questões sociais e ambientais;
• Desenvolver capacidade de autoaprendizado e aperfeiçoamento contínuo;
• Desenvolver capacidade de utilização dos recursos de informática necessários para o exercício da profissão;
• Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, no padrão formal da língua portuguesa e possibilitar conhecimento de língua(s) estrangeira(s);
• Desenvolver capacidade de expressão gráfica;
• Desenvolver uma visão gerencial para administrar recursos humanos e materiais;
• Desenvolver consciência de seu papel como agente transformador da sociedade.
Projeto Pedagógico

A matriz curricular do curso procura atender as novas diretrizes da Universidade, as diretrizes curriculares do MEC e a legislação vigente do CONFEA/CREA. Além disso, o planejamento da organização curricular procura se adequar às exigências do mercado de trabalho.
Essa matriz é formada dentro de uma proposta interdisciplinar mediante a seleção de competências, habilidades e atitudes desenvolvidas em três grandes ciclos: ciclo de formação geral, ciclo de formação básica profissional e ciclo de formação profissional.
Todas as disciplinas da matriz curricular tanto do ciclo geral, básico ou profissional estão equilibradamente distribuídas ao longo do curso. Foram incluídas disciplinas, já nos dois primeiros semestres, com forte vinculação à prática da engenharia mecânica, destacando-se: Introdução à Engenharia Mecânica, Metrologia e Prática de Oficina, Ciência dos Materiais e Projetos em CAD. Todas as disciplinas são incentivadoras à convivência com atividades laboratoriais, industriais e de iniciação científica, bem como, com professores de várias áreas de atuação da engenharia mecânica.
Ciclo de Formação Geral
O ciclo de formação geral é integrado por disciplinas cujas estruturas promovem a compreensão do mundo, da sociedade, da comunicação, da racionalidade investigativa e da espiritualidade.
Ciclo de Formação Básica Profissional
É integrado por disciplinas que compreendem a aquisição de fundamentos científicos e tecnológicos da Engenharia, cobrindo os campos da Matemática, Física, Química, Informática, Desenho, entre outros.
Ciclo de Formação Profissional
Compreende a aquisição de conhecimentos e o exercício de competências específicas da profissão de Engenharia Mecânica nas áreas de: Projetos Mecânicos, Materiais e Processos de Fabricação e Ciências Térmicas.
Atividades Acadêmicas

Estágio Supervisionado em Engenharia Mecânica
A importância dos estágios na formação profissional vem sendo reconhecida pelas universidades, professores e alunos. Hoje, mais que uma obrigação regulamentar, os estágios são reconhecidos como um instrumento pedagógico rico, essencial na formação profissional e, principalmente, estratégico na inserção do futuro engenheiro no mercado de trabalho. Por isso, a coordenação e os professores do curso estimulam os estágios extracurriculares (não obrigatórios) ao longo do curso.
O estágio supervisionado em Engenharia Mecânica é uma atividade curricular obrigatória, com duração mínima de 160 horas/trabalho, realizada em uma empresa pública ou privada e supervisionada por professores do curso. Este estágio deve ser realizado no penúltimo semestre do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória e objetiva aprofundar os conhecimentos teóricos ou práticos, adquiridos pelo aluno no tema objeto de estudo, estimulando a habilidade individual de pesquisa e estudo independente. Busca, também, desenvolver a capacidade de expressão escrita e oral do futuro engenheiro e preparar material técnico e didático sobre temas importantes da área de engenharia mecânica.
O TCC é um trabalho de caráter técnico-científico, apresentado sob forma de monografia, resultado da execução de um projeto de pesquisa, supervisionado e orientado por professores da Universidade. O trabalho é individual e deve ser defendido pelo graduando, perante uma banca examinadora.
A monografia deve ser iniciada no penúltimo semestre do curso, na disciplina de TCC I com a escolha do tema e do respectivo orientador, e finalizada no último semestre, na disciplina de TCC II, culminando com a defesa do trabalho perante uma banca examinadora.
Atividades Complementares
As atividades complementares são curriculares, mas devem ser realizadas em horários extraclasse. São todas e quaisquer atividades realizadas fora do âmbito curricular, que sejam consideradas de interesse para o enriquecimento da formação profissional e pessoal do aluno. Tem por objetivo complementar a formação do profissional de Engenharia Mecânica através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Plano de estudos

Disciplinas

Atividades complementares- engenharia mecanica
Introducao a engenharia mecanica e automotiva
Fundamentos profissionais
Comunicacao e expressao
Desenho tecnico e geometria descritiva
Quimica geral I
Metrologia e pratica de oficina
Geometria analitica e algebra linear
Projetos em CAD
Ciencia dos materiais
Instrumentalizacao cientifica
Manutencao e lubrificacao
Fundamentos de matematica aplicada
Cultura religiosa
Materiais de construcao mecanica
Fundicao e soldagem
Laboratorio de matematica aplicada
Fundamentos de fisica
Laboratorio de fisica aplicada
Modelagem de sistemas dinamicos I
Usinagem
Controles hidraulicos e pneumaticos
Tratamento de dados
Eletrotecnica
Fenomenos de transporte
Estatica dos sistemas mecanicos
Estruturas isostaticas
Modelagem de sistemas dinamicos II
Sociedade e contemporaneidade
Dinamica
Resistencia dos materiais I
Termodinamica
Medicoes mecanicas
Equipamentos eletro-eletronicos
Modelagem numerica de sistemas dinamicos
Mecanismos
Gestao tecnologica I
Transferencia de calor e massa
Resistencia dos materiais - eng. Mecanica
Conformacao mecanica I
Mecanica vibratoria
Gestao tecnologica II
Trocadores de calor
Motores de combustao interna
Maquinas de fluxo
Conformacao mecanica II
Automacao industrial
Elementos de maquinas e transmissoes
Manufatura integrada por computador
Estagio sup. Em engenharia mecanica e automativa
Trabalho de conclusao de curso em engenharia mecanica e automotiva I
Climatizacao e refrigeracao
Gestao de projeto, produto e qualidade
Trab. de concl. de curso em eng. mec. e automotiva II
Legislacao, etica e seguranca do trabalho
Projeto de maquinas
Sistemas termicos e co-geracao

Oferta Educativa semelhante