Graduação em Filosofia (Licenciatura) (Recife, Pernambuco)

Universidade Católica de Pernambuco

Localização:Recife - Pernambuco

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Missão e objetivos

O Curso tem como missão construir, preservar e transmitir o conhecimento de modo a formar pessoas que venham a agir a partir de atitudes criativas, críticas e construtivas, a serviço de sua comunidade e de sua região. Essa missão se explicita nos seguintes objetivos:

educar em nível superior, através do sistema indissociável do ensino, pesquisa e extensão;
estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais;
formar profissionais nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção e participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional;
incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da criação e difusão da cultura;
promover a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e das pesquisas científica e tecnológica que forem geradas;
praticar o intercâmbio e a cooperação com instituições educacionais, científicas e culturais, brasileiras e estrangeiras;

Perfil Profissional

De acordo com o Projeto Pedagógico Institucional e o Plano de Desenvolvimento Institucional da Católica, “a política de ensino objetiva a formação de profissionais competentes, cidadãos críticos, pessoas com valores éticos comprometidos com o desenvolvimento integral da sociedade e da sua região. Isso implica o desenvolvimento de um pensamento crítico e exige necessariamente a sua articulação com a pesquisa” (UNICAP, Plano de Desenvolvimento Institucional, p. 22).

A formação acadêmica deve fornecer subsídios para que o egresso tenha condições de identificar problemas relevantes à vida, avaliar criticamente posições quanto a esses problemas, vindo a agir de modo consciente. Além da preparação para a atuação profissional, nosso aluno deve estar preparado para enfrentar as dificuldades colocadas pela experiência da vida em sociedade e para utilizar os conhecimentos obtidos para o benefício social. Partindo desses pressupostos, o egresso do Curso de Filosofia estará preparado e capacitado para:

transmitir aos alunos do Ensino Médio o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente;
exercer todas as atividades ligadas ao exercício profissional de docência em Filosofia;
desenvolver atividades de ensino e pesquisa que contribuam para a formação de cidadãos comprometidos com os ideais de justiça e fraternidade;
elaborar e desenvolver projetos de pesquisa na área de Filosofia, com possíveis interfaces com áreas afins;
nortear sua atividade profissional, sua vida privada e pública à luz de princípios humanistas, éticos e cristãos.

Mercado de Trabalho

Tendo em vista as Diretrizes estabelecidas no PDI e PPI da Católica, o Curso vem realizando constantes avaliações do seu Projeto Pedagógico visando a uma reforma curricular de tal modo que a sua filosofia, seus objetivos, as competências, as habilidades e o perfil do formado estejam em consonância com a legislação em vigor e com as demandas do mercado de trabalho.

O licenciado em filosofia está habilitado a exercer a profissão de professor de Filosofia no âmbito da Educação Básica. No que diz respeito ao campo de atuação do licenciado em Filosofia destaca-se a sanção da Lei 11.684/2008, que institui o ensino de Filosofia em todas as séries do Ensino Médio.
Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da Católica e promovam a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, as Atividades Complementares serão validadas academicamente pela Católica, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social. O estudante da Licenciatura deverá cumprir pelo menos 200 horas de atividades complementares, cuja validação obedecerá à Resolução do CONSEPE n° 09/2005, de 06.05.2005, que aprova a implantação das diretrizes para as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Católica.
Estágio curricular obrigatório para a Licenciatura em Filosofia

O estágio curricular é um tempo em que os educadores em formação vão para as instituições educativas, campo de estágio, para aprender a ensinar no locus profissional em que vão atuar posteriormente, articulando a teoria e a prática. O tratamento que dispensamos ao estágio curricular nos cursos de formação de professores atende aos preceitos da LDB 9394/96 (a docência é a base da identidade do educador, expressa na organização do trabalho pedagógico na escola) e das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Licenciatura. Nesse contexto, o estágio constitui-se como atividade obrigatória para todos os alunos.
Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Curso de Filosofia possibilita o acesso ao campo da pesquisa científica principalmente através do PIBIC – Projeto de Iniciação Científica –. Esse projeto se destina à introdução de alunos às áreas de pesquisa desenvolvidas pelos professores doutores e mestres, tendo como critério de seleção o interesse pelos temas estudados no âmbito da Filosofia e um bom desempenho acadêmico nas atividades realizadas pela Católica.

Trata-se de uma experiência válida e de extrema importância tanto para o nosso curso como para os alunos e professores envolvidos. Alunos egressos tiveram atuação reconhecida em instituições de ensino, justamente por causa da Iniciação Científica, pois foram capazes de desenvolver pesquisas de forma autônoma e competente. Com a aprovação de Mestrados na Católica, aumentou o interesse por essa atividade, e a inclusão de Filosofia com disciplina obrigatória em todas as séries do ensino médio (Art. 36 da Lei n° 9.394, IV) deu aos alunos novo ânimo para a pesquisa.
Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação.

Plano de estudos

Disciplinas


Filosofia antiga I
Introdução á filosofia
Metodologia científica
Português instrumental I
O fenômeno religioso
Filosofia antiga II
Antropologia filosófica
Filosofia da história
Fundamentos da psicologia
Sociologia I
Filosofia patrística e medieval
Lógica I
Hermenêutica
Ética I
Educação e prática social
Eletiva do curso de I
Filosofia moderna
Lógica II
Filosofia geral
Teoria do conhecimento
Fundamentos psicológicos da educação I
Didática
Filosofia contemporânea
Epistemologias contemporâneas
Filosofia da linguagem
Fundamentos psicológicos da educação II
Estágio curricular na escola
Filosofia da natureza
Estética
Libras
Planejamento e avaliação da aprendizagem
Estágio curricular no ensino de filosofia I
Filosofia da mente
Filosofia política
Eletiva
Política e legislação educacional
Estágio curricular no ensino de filosofia II
Ética II
Eletiva
Humanismo e cidadania
Projeto pedagógico
Estágio curricular no ens de fil III

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