Graduação em Física (Licenciatura) (Feira de Santana, Bahia)

Universidade Estadual de Feira de Santana

Localização:Feira de Santana - Bahia

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Nos séculos XVII e XVIII, a Física estudava indistintamente o mundo animado e o mundo inanimado. Por isso era, simplesmente, a ciência da natureza.

Depois, tornou-se o estudo das propriedades e interações de matéria e energia; difere da Química ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria em geral, embora existam áreas que se cruzem como a físico-química.

Além disso, a correta delimitação do campo de estudos da Física fica cada vez mais difícil de ser estabelecida quando se citam outras áreas interdisciplinares como a Biofísica, a Geofísica, a Astrofísica etc.

Alguns dizem que físicos estão interessados em determinar a natureza do espaço, do tempo, da matéria, da energia e das suas interações. Esta definição excluiria certas áreas mais novas da física, que interagem com a química e a biologia.

Outros dizem que Física é a única ciência fundamental e que as divisões são convenções (portanto, artificiais), ainda que tenham utilidade prática. Seu argumento é simples: a Física descreve a dinâmica e configuração das partículas fundamentais do universo. O universo é tudo que existe e é composto destas partículas. Então todos os fenômenos, eventualmente abordados em outras ciências, poderiam ser explicados em termos da física destas partículas, o que configura o que se chama reducionismo ontológico.

Oferta Educativa semelhante