Graduação em Fisioterapia (Bacharelado) (Recife, Pernambuco)

Universidade Católica de Pernambuco

Localização:Recife - Pernambuco

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos

O curso de Fisioterapia, da UNICAP, tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar de forma global, assistindo o ser humano nos aspectos físico, moral, cultural, social e espiritual. A UNICAP propicia a formação de profissionais que percebam o homem de forma integral, considerando-se as variáveis biopsicossocial e espiritual, bem como, as políticas econômicas e culturais que promovam a recuperação da saúde. O fisioterapeuta pode desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.
Perfil Profissional

O fisioterapeuta formado na UNICAP é um profissional de perfil generalista, com uma sólida base de conhecimentos gerais, nas áreas biológica e humana, e específicos no campo da Fisioterapia. O fisioterapeuta é um profissional crítico, ético, com competência técnico-científica e capacidade de promover a saúde relacionando-a à problemática específica da população atendida, considerando os fatores sociais, culturais, étnicos, religiosos e políticos.
Mercado de Trabalho

O fisioterapeuta é o profissional que presta assistência ao indivíduo, à família e à comunidade e está habilitado para atuar em equipes de saúde interdeisciplinares com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais e vários outross profissionais. O fisioterapeuta atua nos diversos níveis de atenção a saúde, desde a prevenção até a cura de estados patológicos diversos. Suas atividades podem ser desenvolvidas em hospitais a nível de UTIS, enfermarias e ambulatórios, clínicas privadas, empresas, academias de ginástica, clubes esportivos e atendimento em domicílio. A fisioterapia, hoje, tem sua com a importância reconhecida, expandindo áreas tradicionais e tradicionais e marcando presença decisiva em novas áreas atuando em pediatria, neurologia, geriatria, traumato-ortopedia, reumatologia, cardiovascular, pneumologia, gineco-obstetrícia, dermato-funcional, em prevenção e saúde coletiva.
Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Supervisionado

o estágio curricular obrigatório tem como foco a formação específica em serviço, desenvolvido gradualmente no curso, em atividades de complexidade crescente que envolvam a observação, a prática assistida e, nos períodos finais, a prática autônoma supervisionada nas diferentes áreas, e níveis de atuação de atenção a saúde. a formação em serviço será desenvolvida de acordo com o art. 7º da resolução cne/ces nº 04, de 19/02/2002.
Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.

Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea. Atualmente, de 2010.1 à 2011.2, o curso de Fisioterapia tem se destacado com o aumento do número de alunos com bolsas PIBIC. Isso demonstra a maturação do quadro docente em relação à pesquisa científica.
Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

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