Graduação em Fisioterapia (Ji-Paraná, Rondonia)

Universidade Luterana do Brasil

Diploma oferecido:Fisioterapeuta

Localização:Ji-Paraná - Rondonia

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

Objetivo Curso
O curso objetiva formar profissionais fisioterapeutas com competência, conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar tanto em nível individual como coletivo, baseados na compreensão do conceito de saúde vigente no país.
Além disso, visa proporcionar formação do indivíduo comprometido com a realidade de saúde e ser um agente transformador, cidadão responsável e um profissional humanista e generalista em Fisioterapia, com consciência crítica, orientado à pesquisa, ao trabalho multiprofissional e interdisciplinar nos níveis de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde.
Perfil do Profissional
Forma profissional com formação generalista, humanista, crítica reflexiva e pautado em princípios éticos, bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Está capacitado a estabelecer diagnóstico científico funcional e atuar na promoção de saúde e na prevenção, recuperação e reabilitação das disfunções do movimento humano. Além disso, forma um fisioterapeuta com visão crítica de saúde, capaz de interagir com a equipe multiprofissional e interdisciplinar, conservando, desenvolvendo e restaurando a capacidade físico-funcional do indivíduo, a partir do diagnóstico fisioterapêutico.
Atuação
Atuação em clínicas particulares, ambulatórios, hospitais, pronto-socorros, centros de reabilitação, asilos, clubes esportivos, atendimento domiciliar, escolas em geral, comunidades, indústrias e serviços públicos.

Diferenciais
» Possui 17 anos de experiência e tradição na formação de profissionais altamente qualificados;
» Currículo atualizado viabilizando a formação em cinco anos;
» Possui hospital próprio de ampla complexidade com diversas Unidades de Terapia Intensiva (Neonatal, Pediátrica e Adulto);
» Praticamente é o único curso que proporciona ao estagiário o atendimento supervisionado nas áreas específicas de UTI Pediátrica e Neonatal;
» Equipamentos atualizados e em grande quantidade para as práticas disciplinares e estágios.

Reconhecimento
Em outubro de 1991, tendo em vista o Plano de Expansão da Universidade Luterana do Brasil, aprovado pelo Parecer do Conselho Federal de Educação - CFE nº 1031/89, o Conselho Superior de Administração da Universidade ratifica a autorização de funcionamento do curso de Fisioterapia, através da Resolução nº 40 de 31 de outubro de 1991.
O reconhecimento deste curso pelo Ministério da Educação e Desporto (MEC) foi obtido ainda antes da implantação total do curso, através de Portaria nº 1294, publicada no Diário Oficial da União de 06 de outubro de 1995, estando o curso em seu 8º semestre de implantação.
Projeto Pedagógico

O curso busca proporcionar formação ao indivíduo de forma comprometida com a realidade de saúde e torná-lo um agente transformador. O profissional de Fisioterapia deve ser um cidadão responsável e um profissional humanista e generalista com consciência crítica, orientado à pesquisa, ao trabalho multiprofissional e interdisciplinar nos níveis de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde.
O curso propõe um projeto pedagógico centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem.
Os princípios pedagógicos do curso são orientados pelas Diretrizes Curriculares, pelo projeto pedagógico e pela confessionalidade da Instituição, contribuindo para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural, visando uma sistemática didática: interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar.
O ensino deve permear atividades teóricas e práticas presentes desde o início do curso, formando o fisioterapeuta, de forma integrada e interdisciplinar; definindo-se estratégias pedagógicas que articulem o saber; o saber fazer e o saber conviver, visando desenvolver o aprender a aprender, o aprender a ser, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e conhecer os que constituem atributos indispensáveis à formação do fisioterapeuta.
As práticas pedagógicas do curso irão apoiar-se em estratégias libertadoras, que estimulem a autonomia dos alunos, que o leve a gostar de aprender através das aulas, projetos de pesquisa, eventos científicos, atividades de extensão, projetos comunitários e sociais, consultas à biblioteca, estudos complementares, cursos realizados em outras áreas afins, estágios e práticas em laboratórios.

Plano de estudos

Disciplinas

Atividades complementares
Introducao e pratica fisioterapeutica I
Estudos em morfologia humana
Comunicacao e expressao
Cultura religiosa
Instrumentalizacao cientifica
Sociedade e contemporaneidade
Estudos em fisiologia humana
Anatomia neuromuscular
Pratica fisioterapeutica II
Recursos terapeuticos manuais
Estudos em patologia humana
Semiologia fisioterapeutica
Fisiologia do movimento
Fisioterapia comunitaria I
Saude, bioetica e sociedade
Cinesiologia e biomecanica
Fisioterapia comunitaria II
Legislacao, etica e empreendedorismo em fisioterapia
Cinesioterapia
Termo, foto e eletroterapia
Fisioterapia neurofuncional I
Fisioterapia traumato-ortopedica funcional e reumatologica I
Fisioterapia neurofuncional II
Fisioterapia pneumofuncional I
Fisioterapia traumato-ortopedica funcional e reumatologica II
Fisioterapia neurofuncional III
Fisioterapia pneumofuncional II
Fisioterapia desportiva
Fisioterapia traumato-ortopedica funcional e reumatologica III
Fisioterapia aquatica
Optativa
Reabilitacao cardio-respiratoria
Tcc em fisioterapia I
Estagio em fisioterapia comunitaria
Estagio em fisioterapia ambulatorial I
Estagio em fisioterapia hospitalar I
Tcc em fisioterapia II
Estagio em fisioterapia ambulatorial II
Estagio integrado em fisioterapia
Estagio em fisioterapia hospitalar II