Graduação em Fonoaudiologia (Bacharelado) (Belo Horizonte, Minas Gerais)

Universidade FUMEC

Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil do curso

O curso busca a formação de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, pautado em princípios éticos, capaz de atuar no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas. Ele estará apto a promover a saúde, avaliar e tratar os distúrbios da comunicação humana, para reeducar e aprimorar o processo de aquisição, desenvolvimento e abrangência da linguagem. Além da competência na atuação em sua especialidade, estes novos profissionais deverão ter responsabilidade, compromisso e autonomia pata tomar decisões em defesa de melhores condições de vida da população.

Conteúdo

O currículo prevê a integração do ensino com os serviços de saúde, a valorização da pesquisa individual e coletiva, os estágios e a participação em atividades extramuros. O curso oferece estágios diretamente nos campos de atuação do fonoaudiólogo. O aluno realizará atendimentos supervisionados em instituições conveniadas, colocando em prática a teoria apreendida em atividades de triagem, avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação, reabilitação e prevenção das alterações na comunicação oral, escrita, voz, audição e funções de mastigação, deglutição e respiração.

Campos de atuação

O profissional pode atuar nas áreas de comunicação oral e escrita, de voz e de audição, tanto na avaliação e terapia fonoaudiológicas quanto na pesquisa e ações preventivas e de aperfeiçoamento. O trabalho pode ser realizado em hospitais, maternidades, berçários, unidades básicas de saúde, escolas regulares e especiais, creches, consultórios, clínicas, centros de reabilitação, empresas de aparelhos auditivos, indústrias, empresas de telemarketing, emissoras de rádio e televisão e teatro.