Graduação em Fonoaudiologia (Bacharelado) (Recife, Pernambuco)

Universidade Católica de Pernambuco

Localização:Recife - Pernambuco

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos
O curso de Fonoaudiologia da UNICAP, o primeiro do Norte e Nordeste, tem como objetivo formar Fonoaudiólogos generalistas para o exercício da profissão, preparando-os para serem capazes de avaliar, planejar, gerenciar e intervir na realidade sócio-cultural contemporânea, visando o bem-estar social. O fonoaudiólogo poderá desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

Perfil Profissional

O Fonoaudiólogo terá um perfil humanista, crítico, reflexivo e generalista, sendo capaz de se posicionar criticamente em relação às outras áreas do saber que lhes são afins. Com esse perfil, o fonoaudiólogo estará apto para compreender, analisar e sistematizar teorias dos campos preventivo, clínico-terapêutico, de aperfeiçoamento e de prática fonoaudiológica, prevenindo, avaliando, diagnosticando e tratando os distúrbios nas áreas de linguagem, voz, motricidade oral e audição.
Mercado de Trabalho

A Fonoaudiologia é uma jovem ciência, com mercado de trabalho em expansão. A atuação do fonoaudiólogo abrange escolas, hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas, instituições de atendimento especializado, centros de reabilitação, policlínicas, creches, instituições geriátricas, e empresas, tanto no serviço privado como público.
Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Supervisionado

Os Estágios Supervisionados em Fonoaudiologia são desenvolvidos conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação, e realizados na Clínica-escola da UNICAP e em instituições conveniadas.
Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP

Plano de estudos

Disciplinas

Citologia, Histologia e Embriologia
Introdução à Fonoaudiologia
Fonoaudiologia e Psicologia I
Português Instrumental I
Introdução à Teologia
Socioantropologia
Morfofisiologia Geral e do Sistema Nervoso
Morfofisiologia dos Sistemas Auditivo Estomatognático e Fonatório
Fonoaudiologia e Psicologia II
Fonoaudiologia e Lingüística I
Biofísica
Metodologia Científica
Aquisição e Avaliação da Linguagem Oral
Aquisição e Avaliação da Leitura e da Escrita
Desenvolvimento do Sistema Sensório Motor
Desenvolvimento e Avaliação da Fonação
Fonoaudiologia e Lingüística II
Introdução à Filosofia
Humanismo e CidadaniaTeologia II ITeologia II II
Fonoaudiologia Clínica: Linguagem I
Fonoaudiologia Clínica: Linguagem II
Audiologia Clínica I
Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia
Fonoaudiologia e Educação Especial
Fonoaudiologia e Neurologia
Fonoaudiologia e Odontologia
Fonoaudiologia Clínica: Voz
Fonoaudiologia Clínica: Motricidade Orofacial
Audiologia Clínica II
LIBRAS I
Introdução ao Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia
Saúde Coletiva I
Audiologia Clínica III
Audiologia Educacional
Fonoaudiologia Estética
Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Clínica I
LIBRAS II
Saúde Coletiva II
Deontologia Profissional
Estágio Supervisionado em Audiologia Clínica I
Estágio Supervisionado em Audiologia Educacional I
Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Clínica II
Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva I
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estágio Supervisionado em Audiologia Clínica II
Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Clínica III
Estágio Supervisionado em Audiologia Educacional II
Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva II
Trabalho de Conclusão do Curso II