Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
Características
OBJETIVOS:
O curso de Geografia a Distancia da Universidade de Franca visa à formação de profissionais capazes de compreender como o meio geográfico influencia a realidade social em que vivemos com a perspectiva de se destacar a importância do equilíbrio entre o homem e a natureza. Fundamentos técnicos habilitam o aluno para o desempenho de funções que vão além da docência da Geografia no Ensino Fundamental e Médio. A grade curricular do curso objetiva capacitar o aluno para a discussão e solução de problemas concernentes aos recursos naturais do país, tanto em nível regional quanto nacional. Além disso, as disciplinas incentivam a pesquisa geográfica e a reflexão teórica sobre os mais variados temas da Geografia Humana e da Geografia Física, entre os quais: a interação entre as atividades do homem e os fenômenos físicos da superfície terrestre, como, por exemplo, as condições das bacias hidrográficas e as alterações climáticas resultantes da depredação do meio ambiente pelo homem; a importância do meio físico na relação geopolítica entre os Estados; a relação campo-cidade e os fenômenos migratórios; entre outros temas. O profissional formado em Geografia poderá atuar como professor do ensino fundamental e médio em instituições de ensino; prestar consultorias a empresas que necessitem tanto de análises sobre o impacto ambiental de seus projetos quanto de estudos geoeconômicos; auxiliar órgãos públicos, ONGs ou empresas privadas no planejamento físico-espacial urbano e regional e no planejamento turístico (o que envolve analisar, política e economicamente, as questões habitacionais, a dinâmica das classes sociais e a preservação do patrimônio histórico). Além disso, o egresso do curso encontra-se apto a desempenhar funções nas áreas de cartografia, produzindo mapas temáticos, e de geoprocessamento. A ênfase que vem sendo dada ao planejamento de políticas de desenvolvimento sustentável indica que a busca pela formação em geografia configura-se em uma escolha acertada tanto para o desempenho de funções técnicas quanto para a prática docente, conscientizando as futuras gerações sobre o impacto do homem junto à natureza e sobre a necessidade de uma relação harmoniosa com seus semelhantes e com o meio físico-natural.
HORÁRIO:
O curso é oferecido sob a lógica da modalidade a distancia. Neste caso, é o proprio aluno que estabele o seu universo de horarios.
ENCONTROS PRESENCIAIS:
Os momentos presenciais são espaços de troca de experiências, de sistematização de conteúdos, de apresentação dos resultados da investigação, de discussão dos próximos passos no trabalho de campo e para tratar as dúvidas sobre os conteúdos, estrutura e funcionamento do curso. A distribuição da carga horária de uma disciplina pode ser distribuída entre momentos presenciais e a distância, sendo assim, foi feito um estudo preliminar para identificar em quais disciplinas as atividades presenciais têm maior relevância e então definir a carga horária adequada dentro do designer instrucional dos momentos presenciais. Nessas atividades os alunos dos pólos são atendidos pelo Monitor local e pelo professor/palestrante via videoconferência. Nosso corpo docente está apto a transformar aulas tradicionais em transmissão de conhecimento para agregar valores e enriquecer o aprendizado do alunado. Para isso usará de recursos diferenciados, utilizando muito pouco de aulas expositivas fazendo com que os alunos tenham mais participação: multimídia com discussão; desenvolvimento de oficinas; visitas técnicas, pesquisa de campo, contribuindo na formação do aluno, fazendo com que ele seja seu próprio agente de aprendizagem, desenvolvendo o gosto de aprender na busca constante de novos conhecimentos. As avaliações também estão contempladas nos momentos presenciais.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A educação a distância aplicada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem gerenciado por uma LMS, oferece várias possibilidades de avaliação com diferentes formas de abordagem do aluno. Isso pode compor um cenário dinâmico e atraente se o aluno perceber a exeqüibilidade do proposto e o valor a ser agregado na sua formação.
O curso de Geografia adota um processo de avaliação continuada, em que este instrumento não serve somente para a verificação do produto da aprendizagem, mas, sobretudo para diagnosticar e redimensionar o currículo como um todo na abordagem de ensino. O processo de avaliação aplicado apóia-se nas concepções de avaliação como meio e não como fim, ou seja, inserida nos processos do ensino e da aprendizagem. Faz-se necessário, portanto, o uso combinado de várias técnicas e instrumentos de avaliação podendo ser formativa, somativa, diagnóstica, investigativa e norteadora das práticas do professor ou monitor no caso dos pólos.
Avaliação Formativa – exemplo: portfólio: acontecerá durante todo o curso com a finalidade de proporcionar informações sobre o desenvolvimento do aluno no, processo de ensino-aprendizagem. Será observado a participação nas atividades presenciais, nos fóruns, chats, cumprimento dos prazos para entrega de trabalhos e participação em atividades individuais e em grupo.
Avaliação Somativa: apresentar a fórmula (auto-avaliarão / avaliação de conteúdo) Diz respeito ao somatório de pontos de avaliações de conteúdo, de entrega ou apresentação de atividades e pontos de avaliação formativa que levará o aluno à aprovação em módulos, disciplinas e no curso. A Universidade apresentará a fórmula discriminando a pontuação para cada avaliação empregada e distribuição de pesos para as diversas etapas da avaliação. Avaliação presencial: obrigatória conforme o decreto Nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005, será aplicada no final da disciplina e representará 51% da nota final do aluno. Ao final de cada semestre, serão realizadas as provas e as substitutivas para que o aluno possa substituir o menor resultado das disciplinas do semestre por um maior resultado, caso esse seja obtido. Essas provas devem ser solicitadas na Secretaria e realizadas estritamente de acordo com um calendário oficial.
Em momentos presenciais: podem ser usadas avaliação escrita, avaliação oral, seminários, ficha mentos, debates, micro-ensino, resumos, resenhas, pesquisas, dramatização, trabalhos, etc. O professor pode lançar mão de todos estes instrumentos para ajudá-lo na busca incessante da compreensão das dificuldades do aluno e na conseqüente dinamização de novas oportunidades de conhecimento.
Auto-avaliação: somativa e formativa. Questões para que o aluno seja levado a sintetizar o conteúdo visto no item em questão, no caso do projeto apresentado ela será também elemento de auto estudo, pois além de promover a avaliação continua durante todo o processo de aprendizado. No designer instrucional apresentado, o aluno deverá apresentar um desempenho mínimo (6) para continuar seus estudos, podendo repetir o procedimento e rever a matéria quantas vezes quiser, esse procedimento avalia e estimula o aluno ao auto-estudo e o leva a manter um desempenho aceitável na conclusão do curso.
Plano de estudos
Disciplinas
Atividades complementares
Cartografia geral
Climatologia
Didática geral
Fundamentos da antropologia e da sociologia
Geologia
História econômica, política e social do Brasil
Metodologia da história e da geografia
Método e técnica de pesquisa
Prática de ensino I
Prática de ensino II
Psicologia da educação
Atividades complementares
Cartografia temática
Estrutura e funcionamento do ensino, da instituição e do sistema
Estágio curricular supervisionado
Geografia rural
Geografia urbana
Geopolítica
Germorfologia I
Germorfologia II
Hidrografia
História do pensamento geográfico
Língua brasileira de sinais
Prática de ensino III
Prática de ensino IV
Análise de impactos ambientais
Atividades complementares
Demografia e análise populacional
Ecologia e biogeografia
Estágio curricular supervisionado
Geografia econômica do Brasil
Geografia física do Brasil
Geografia regional-mundo contemporâneo I
Geografia regional-mundo contemporâneo II
Prática de ensino V
Prática de ensino VI