Graduação em História (Bacharelado) (Curitiba, Paraná)

Universidade Tuiuti do Paraná

Localização:Curitiba - Paraná

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O curso de bacharelado em História da Universidade Tuiuti do Paraná forma profissionais para atuação no campo de pesquisa e da produção historiográfica em entidades comprometidas com a preservação do acervo e da memória, sejam elas individuais ou coletivas, públicas ou privadas. Para essa formação, o curso viabiliza um conjunto de instrumentos teóricos metodológico que compõe o currículo na sua dimensão teórica e prática.

Na formação do bacharel está presente a concepção de um cidadão crítico, comprometido com a mudança social e com a inserção na realidade como parte do comportamento democrático.




Campo de Atuação

Instituições públicas e privadas vinculadas à preservação do acervo documental, memória e patrimônio cultural, como: arquivos municipais, estaduais e federais; centros culturais; casa da cultura e da memória; museus; bibliotecas; institutos de pesquisa e secretarias da cultura. Setores públicos e privados encarregados da produção, conservação e transmissão de estudos e pesquisas históricas. Consultoria no campo da pesquisa histórica. Acervos particulares: organização da documentação para preservação da memória familiar e empresariais: documentação, preservação da memória e divulgação da pesquisa cientifica (livros, artigos etc). Assessoria na produção de eventos culturais. (teatro, cinema, novela, óperas, e outros espetáculos culturais).

Centro de Referência Documental CRDoc

Espaço que oferece suporte a alunos e professores na realização de projetos de pesquisas e produção historiográfica. Dispõe de infra-estrutura adequada à prática de levantamento de fontes; treinamento na seleção; classificação; organização; tratamento e conservação de acervos documentais. Conta ainda com biblioteca de apoio.

Laboratório de Ensino e Pesquisa

Espaço onde as práticas do ensino de História podem ser repensadas por meio de estratégias que despertem a atenção do aluno do Ensino Fundamental e Médio, conciliando-se aspectos teóricos e metodológicos, bem como a pesquisa e o ensino.

Oferta Educativa semelhante