Graduação em História (Licenciatura) (Pelotas, Rio Grande do Sul)

Universidade Federal de Pelotas

Diploma oferecido:Licenciado em História

Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso de História na UFPel tem 27 anos. Surgido como Licenciatura Plena em História em dezembro de 1980, era vinculado à Licenciatura em Estudos Sociais e consolidou-se como curso independente a partir de 1990. A Licenciatura em História recebe alunos de todos os municípios da região sul e de várias cidades do Brasil. Destaca-se como um dos cursos da UFPel mais procurados, sendo sua relação candidato-vaga no vestibular, sempre das mais altas entre os cursos de Licenciatura oferecidos pela universidade. Durante o período de existência do curso inúmeras realizações partiram de ações dos professores a ele vinculado, destacando-se a criação de duas especializações (História do Brasil e Memória, Identidade e Cultura Material) e um Mestrado - em conjundo com o Instituto de Artes e Design e a Faculdade de Arquitetura (Memória Social e Patrimônio Cultural ). Além disso, quando do surgimento do Mestrado em Ciências Sociais , vários professores do curso de História compuseram o corpo docente daquele programa de pós-graduação. Nos últimos anos, o Curso de História tem destacado-se por demandar um número considerável de projetos de pesquisa, extensão e ensino, qualificando não apenas a formação curricular dos alunos como também a relação entre a Universidade e a comunidade. Ao longo deste tempo formou numerosos profissionais os quais hoje desempenham funções tanto na docência e pesquisa, quanto na administração, seja pública ou privada, de empresas, prefeituras, secretarias. Formação: Nosso projeto pedagógico tem como pressuposto básico que os fundamentos teóricos e metodológicos específicos do historiador, devem ser de amplo domínio do Licenciado em História. Não aceitamos a dicotomia historiador e professor de Histórica, pois se ensino e pesquisa devem estar integrados, não deve haver um distanciamento absoluto entre bacharel e licenciado. Partimos do pressuposto de que a peculiaridade da formação do professor de história é formar um professor-historiador. Espera-se que o formando apresente criatividade para se apropriar de seus aprendizados ao longo do curso e para conseguir traduzi-los aos seus futuros alunos, sendo positiva a utilização de recursos audiovisuais e outros recursos tecnológicos e artísticos disponíveis. O licenciado formado no curso de História da UFPel deverá saber trabalhar em equipe, na medida em que esse qualitativo se constitui em uma cultura predominante do trabalho no mundo contemporâneo, com grande influência sobre os procedimentos de organização cooperativa do serviço no setor público e privado, em que o professor-historiador poderá atuar. O humanismo deve ser a coluna vertebral da sua orientação profissional, de modo que o formando deve desenvolver a sensibilidade para a compreensão das distintas realidades sociais em que deverá atuar como professor. Paralelamente, o seu humanismo exigirá do licenciado sempre o compromisso com a liberdade intelectual e científica, entendendo que o conhecimento histórico não pode ser escravizado por convicções obscurantistas ou verdades pré-fixadas. Espera-se que o formando idealize sua atuação como professor de História como um incentivador da consciência social e comprometido com a valorização da preservação da memória e patrimônio cultural coletivos. Objetivos e competências: Problematizar os processos históricos observados; Interpretar, por meio de fontes e linguagens diversas, a experiência histórica; Produzir análises e interpretações utilizando-se dos conceitos, categorias e vocabulário pertinentes ao discurso historiográfico; Conhecer o processo de construção da historiografia; Desenvolver pesquisa em Antropologia e Arqueologia; Distinguir a História enquanto disciplina da história vivida; Reconhecer e valorizar as diferenças presentes nas práticas sociais; Perceber a historicidade em todas as manifestações sociais e culturais; Entender a especificidade e as características do conhecimento histórico no conjunto das demais disciplinas com as quais se relaciona; Selecionar, organizar e sistematizar bibliografia básica para um determinado tema de História; Conhecer conteúdos fundamentais que expressam a diversidade das experiências históricas através de suas múltiplas manifestações; Ter competência para a leitura crítica; Propor e justificar um problema de investigação; Perceber a temporalidade do histórico; Perceber a unidade do social ultrapassando as várias divisões disciplinares; Pensar de forma interdisciplinar; Entender o processo histórico como um contínuo do ponto de vista temporal; Entender o processo histórico como um contínuo do ponto de vista geográfico; Perceber a diversidade das relações históricas e as inúmeras mediações que as articulam; Incorporar sua experiência de vida como elemento para o conhecimento histórico; Desenvolver a pesquisa e a produção do conhecimento histórico; Atuar em assessorias para o desenvolvimento de políticas e projetos na gestão do patrimônio histórico-cultural.

Plano de estudos

Primeiro Semestre Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação Ensino de História Introdução aos Estudos Históricos História da Antiguidade Oriental Pré-História Segundo Semestre Teoria e Prática Pedagógica Educação Patrimonial Optativa História da Antiguidade Ocidental Optativa Terceiro Semestre Fundamentos Psicológicos da Educação Laboratório de Ensino de História I Optativa História Medieval I Metodologia e Prática da Pesquisa em História I Quarto Semestre Educação Brasileira - Organização de Políticas Públicas Antropologia Teorias da História I História Medieval II Optativa Quinto Semestre Laboratório de Ensino da História II História do Brasil I Teorias da História II História Moderna I História da América I Sexto Semestre Estágio Supervisionado I História do Brasil II Optativa História Moderna II História da América II Sétimo Semestre Estágio Supervisionado II História do Brasil III História do Rio Grande do Sul I História Contemporânea I História da África Oitavo Semestre Estágio Supervisionado III História do Brasil IV História Contemporânea II Metodologia e Prática da Pesquisa em História II Nono Semestre Estágio Supervisionado IV História do Rio Grande do Sul II Optativa Décimo Semestre Estágio Supervisionado V Oficina de Produção Histórica Optativa Optativa

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