Graduação em História (Licenciatura) (São Jerônimo, Rio Grande do Sul)

Universidade Luterana do Brasil

Diploma oferecido:Professor

Localização:São Jerônimo - Rio Grande do Sul

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

O curso de licenciatura em História foi criado em 1990 e reconhecido pela portaria do MEC N° 925/94, conforme parecer N° 112/94 do Conselho Federal de Educação, publicado no DOU de 16/06/1994.
Objetivo Geral

• Qualificar o aluno para a prática pedagógica, proporcionando experiências didáticas e estratégias metodológicas para o ensino da História;
• Proporcionar ao aluno experiências interdisciplinares, viabilizando o trânsito entre a História e outras áreas do conhecimento, resguardando, porém, a especificidade do campo histórico;
• Oportunizar a troca de experiências com a comunidade, através de programas de extensão;
• Possibilitar ao aluno experiências extracurriculares, através da valorização de atividades complementares em instituições de pesquisa conveniadas com o curso de História e em outros locais de reconhecida relevância acadêmica.

Objetivos Específicos

• Qualificar o aluno para a prática pedagógica, proporcionando experiências didáticas e estratégias metodológicas para o ensino da História;
• Capacitar o aluno a identificar as linhas gerais dos processos históricos e as diferentes temporalidades e espaços a estes relacionados;
• Proporcionar ao aluno experiências interdisciplinares, promovendo o diálogo entre a História e outras áreas do conhecimento, resguardando, porém, a especificidade do campo histórico;
• Oportunizar ao aluno o conhecimento das vertentes teórico-historiográficas, objetivando situá-lo no debate acadêmico contemporâneo;
• Propiciar ao aluno a atualização bibliográfica nas diferentes áreas do conhecimento histórico;
• Oportunizar a troca de experiência com a comunidade acadêmica, através de programas de extensão;
• Propiciar ao aluno a prática da pesquisa histórica, estimulando-o a produzir conhecimento histórico e ampliando, desta forma, as fronteiras do saber científico;
• Possibilitar ao aluno experiências extracurriculares, através da valorização de atividades complementares em instituições de pesquisas conveniadas com o curso de História e em outros locais de reconhecida relevância acadêmica.
Projeto Pedagógico

Concepção do curso de História

A História é resultado de uma construção intelectual e, como tal, utiliza-se de conceitos e de categorias para explicar e analisar os processos, o que implica em reconhecer que o saber histórico é permeado pela subjetividade daquele que o constrói.

Na concepção do curso, as dimensões da prática e do conteúdo são indissociáveis e devem estar presentes de forma sistemática e permanente nas atividades curriculares. Assim, a formação do acadêmico realiza-se na intersecção da experiência – na área pedagógica e na área específica da História – com os saberes teóricos particulares. Na dimensão pedagógica, percebe-se como fundamental a vivência do espaço escolar, no sentido da produção de conhecimentos, integrada a didáticas próprias e baseada em pesquisas. Na dimensão específica da História, entende-se aproximação entre experiência e teoria vinculada à produção da pesquisa histórica e às atividades acadêmicas realizadas em instituições promotoras e difusoras da memória social.
Missão do curso

A missão do curso consiste em formar cidadãos preparados para enfrentar os desafios da realidade em que estão inseridos, bem como proporcionar a dimensão valorativa da educação, voltada para o desenvolvimento da cidadania, com ênfase em princípios morais e éticos. Para cumprir essa missão, o curso estimula o aluno a conhecer, em profundidade, os processos históricos, procurando capacitá-lo a atuar criticamente na docência do ensino fundamental e médio e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão relacionadas às novas demandas sociais e do mercado de trabalho.
Coerência do sistema de avaliação

O sistema de avaliação discente está embasado na sistemática proposta pela Universidade, levando em consideração as especificidades da natureza teórico-prática do curso de História – licenciatura. Nesse sentido, para que a avaliação do processo de ensino-aprendizagem possa trazer melhores resultados na construção do conhecimento histórico, torna-se relevante uma boa adequação entre a quantidade de informações a serem apresentadas e a disponibilidade de tempo para o desenvolvimento das atividades da disciplina.
Competências e habilidades

O graduado de História deverá:
• Evidenciar ampla base cultural e científica;
• Problematizar o conhecimento das diferentes temporalidades históricas;
• Dominar os conceitos básicos que referenciam a construção deste campo do conhecimento;
• Contextualizar os diferentes processos históricos;
• Conhecer as principais tendências teóricas e historiográficas contemporâneas;
• Compreender as etapas da pesquisa histórica e da produção do conhecimento científico;
• Estabelecer relações entre o passado e o presente;
• Interpretar e analisar textos e documentos históricos;
• Elaborar trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa;
• Formular estratégias didático-pedagógicas para o ensino da história que o habilitem no uso de novas linguagens;
• Apresentar capacidade para desenvolver ações e projetos de gestão da memória e do patrimônio cultural em museus, arquivos e instituições culturais;
• Reconhecer-se como sujeito da história;
• Incentivar a preservação da memória histórica;
• Evidenciar uma visão crítica do conhecimento histórico e da produção historiográfica contemporânea;
• Estimular a reflexão qualificada sobre as práticas cotidianas;
• Demonstrar atitude investigativa com relação ao conhecimento cotidiano e demonstrar comportamento ético.

Critérios de acesso
• Processo seletivo: Vestibular e ULBRA Gerações
• Regime acadêmico: regime acadêmico semestral
• Vagas oferecidas pelo curso: 100 vagas (Resolução CONSUN n° 065 de 28 de junho de 2006)
• Turno de funcionamento do curso: noturno
• Prazo para integralização curricular: sete semestres

Estágio em História I (Museus e Arquivos)
Análise das especificidades das diferentes fontes documentais e das principais técnicas utilizadas para o trabalho com as mesmas. Caracterização da história oral enquanto uma das metodologias utilizadas para a construção do conhecimento na área do patrimônio. O uso comercial e turístico do patrimônio histórico-cultural. O professor e as estratégias de apropriação e preservação do patrimônio.

Atividades práticas
• A parte prática (entre 8 e 12 horas de observação) é desenvolvida dentro de um arquivo ou uma instituição museológica, buscando identificar os diferentes tipos de documentos e de arquivos, reconhecer as principais funções de um arquivo, bem como oportunizar aos alunos a vivência do fazer museológico, em seus múltiplos aspectos: exposição, extensão, acervo, comunicação, entre outros;
• Visita a museus e arquivos da capital e do interior do Estado;
• Oficina de conservação e restauração do papel;
• Elaboração do relatório que será um dos instrumentos de avaliação dos alunos no estágio.

Estágio em História II (Ensino)
• Ações teórico-práticas relacionadas com a realidade docente em sua amplitude através de observações e o acompanhamento da rotina escolar. Atividade de preparação e aplicação de técnicas específicas utilizadas no exercício da função docente em História, conforme as perspectivas estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Estágio em História III (Arqueologia)
• Estudo das diversas abordagens teóricas e dos diferentes métodos de pesquisa arqueológica em campo e laboratório, através do estudo da história da arqueologia, que corresponde ao estudo das idéias que fundamentaram as pesquisas arqueológicas, ao estudo dos métodos de campo (prospecção e escavação) e à análise e interpretação da cultura material em laboratório, mediante estudos de casos em instituições de pesquisa e sítios arqueológicos no Rio Grande do Sul.

Atividades práticas
• Oficina de cerâmica arqueológica no Atelier das Artes, com manuseio de argila e uso de técnicas de confecção das índias Guarani;
• Visita a exposição temporária no Museu de Ciências com evidências materiais obtidas nas obras do Conduto Forçado;
• Pesquisa na internet no laboratório de Informática (LABIN) em sites como IPHAN, SAB, instituições de pesquisa, revista “ComCiência", entre outros;
• Prática no laboratório de Arqueologia e Etnologia (LAE) no Museu de Ciências Naturais sobre a rotina de análises do material histórico, com evidências encontradas na Casa Gomes Jardim e no Conduto Forçado;
• Escavação na Casa Gomes Jardim, em Guaíba/RS e visita a bens de valor histórico-cultural como Casa da Bala, Matadouro Link, Mercado Municipal, Cipreste Farroupilha (bem natural tombado);
• Visita ao Sambaqui de Xangri-lá;
• Visita à Escola Militar (onde houve acompanhamento arqueológico e restauro arquitetônico), Forte Jesus Maria José, e outros bens tombados em Rio Pardo/RS.

Estágio em História IV (Ensino)
• Operacionalização dos objetivos e fundamentos básicos em história articulados nas escolas de ensino médio e fundamental, considerando os fatores internos e externos ao processo educativo, assim como desenvolvimento de atividades em sala de aula com orientação.

Atividades práticas
• Compreender a importância das habilidades de ensino para o desempenho do professor no processo didático, aplicando-os na atividade docente; analisar os dados levantados nas entrevistas e observações para a caracterização do grupo de alunos; colocar em prática através de atividade docente os conhecimentos adquiridos ao longo do curso; organizar o trabalho pedagógico conforme os projeto desenvolvidos na escola de atuação.
Infraestrutura

• Laboratório de Pesquisa do Mundo Antigo - LAPEMA
• Laboratório de Arqueologia e Etnologia - LAE
• Laboratório de Informática - LABIN
Atividades Acadêmicas

Ensino

Programa de Monitoria

O curso atualmente dispõe de uma bolsa de monitoria, com sistema de revezamento semestral nas diferentes disciplinas que oferecem a monitoria. Ex.: pesquisa, teorias, medieval, antiga, afrobrasileira, etc.
É possível exercer a monitoria voluntária em qualquer disciplina que ofereça esta possibilidade.
Pesquisa

Projetos de Pesquisa
• Os docentes realizam projetos de pesquisa (pesquisa científica e formação acadêmica) que podem contar com o apoio financeiro da instituição e de órgãos de fomento à pesquisa no Brasil, como o CNPQ, a FAPERGS, a FINEP e outros;
• A ULBRA possui o PROICT – Programa de Iniciação Científica e Tecnológica - que concede bolsa de estudo aos alunos participantes dos projetos de pesquisa aprovados com auxílio;
• Atualmente os professores Gislene Monticelli, Evangelia Aravanis, Maria Angélica Zubaran, Katia Pozzer e Ricardo Rieth estão com projetos aprovados;
• O projeto de pesquisa “A representação da guerra na iconografia Neo-assíria”, da professora Katia Pozzer, tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e da ULBRA;
• Realização de pesquisas no laboratório de Arqueologia e Etnologia - LAE;
• Participação aberta no núcleo de pesquisa em Teatro e História.

Projetos de Pesquisa
• História da alimentação mediterrânea na antiguidade – professora doutora Paulina Nólibos;
• Memórias e representações na Vila Nossa Senhora de Fátima – professora doutora Evangelia Aravanis;
• Pesquisa arqueológica nos licenciamentos ambientais - professora doutora Gislene Monticelli;
• Guerra e religião na iconografia Neo-assíria - professora doutora Kátia Maria Paim Pozzer.

Extensão

Projetos de Extensão Universitária
• Organização do acervo da oficina de criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro;
• Levantamento, classificação e transcrição de fontes documentais do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul;
• Setor de obras raras do Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa;
• Observatório Franco-Brasileiro de Cidades de Periferia;
• Convênio com o Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano: acervo de documentos e imagens.

Projetos de Extensão Universitária
• Semana acadêmica do curso promovido pelo Centro Acadêmico e coordenação do curso de História;
• Cursos populares preparatórios ao ENEM (experiência profissional de docência em cursinho);
• ENCEJA (experiência profissional de docência em supletivo);
• Ações no Dia da Responsabilidade Social;
• Organização e participação na Feira das Profissões.

Atividades Extracurriculares

• Organização de eventos: autores e obras, palestras, aula inaugural, reunião dos GTs da ANPUH;
• Incentivo à participação discente em eventos científicos (ampla divulgação de eventos regionais e nacionais);
• Corais da ULBRA com bolsa de estudo;
• Olimpíadas universitárias promovidas pelo DCE e curso de Educação Física;
• Acesso aos Concertos da Orquestra de Câmara da ULBRA;
• Instituto de Línguas da ULBRA – ILULBRA com descontos para alunos da instituição.

Pós-graduação

Curso de Especialização em Patrimônio Cultural e Identidades

O curso busca enfatizar as discussões sobre patrimônio cultural e identidades, com ênfase nos aspectos práticos dos processos de preservação dos acervos e de construção/afirmação de identidades. O curso aborda a problemática da formação étnico-cultural, discussões sobre as relações de gênero e as estratégias de conservação de bens culturais, arquivísticos e museológicos.

Plano de estudos

Disciplinas

Atividades complementares
Comunicacao e expressao
Pre-historia
Historia antiga I
Teoria da historia I
Cultura religiosa
Instrumentalizacao cientifica
Historia antiga II
Fundamentos da acao pedagogica I
Sociedade e contemporaneidade
Optativa I
Historia medieval
Fundamentos da acao pedagogica II
Historia moderna I
Historia da America I
Curriculo e gestao em ambientes
Educativos
Estagio em historia I
Historia do Brasil I
Teoria da historia II
Historia moderna II
Organizacao do trabalho
Pedagogico
Estagio em historia II
Pesquisa em historia
Historia da America II
Estagio em historia III
Historia da America III
Historia do Brasil II
Historia afro-brasileira
Historia contemporanea
Estagio em historia IV
Historia regional

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