Graduação em História (Taubaté, São Paulo)

Universidade de Taubaté

Localização:Taubaté - São Paulo

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Direcionado à formação de professores e de pesquisadores com visão crítica e abrangente da História do Brasil e do mundo, o curso de História da UNITAU oferece uma grade curricular que incentiva a pesquisa desde o primeiro ano. Com mais de 50 anos de atuação, o curso tem sua qualidade referendada por importantes avaliações, como o último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no qual obteve nota 4, numa escala de 0 a 5.
TEORIA
Atividades e eventos pedagógicos, como, por exemplo, o Simpósio de História do Vale do Paraíba e a Semana da História, incentivam os estudantes a debaterem e a refletirem sobre importantes acontecimentos socioeconômicos da região e do País, por meio de palestras, minicursos e exibição de filmes.
PRATICA
Os alunos participam de viagens a museus e a cidades históricas para enriquecer o aprendizado. Também realizam projetos, no Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e no Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH), que contribuem para uma melhor compreensão da realidade local e nacional.
PERFIL
Será um profissional portador de ampla visão do processo histórico e competente para colaborar na analise dos fatos contemporâneos e no estudo de problemas ambientais e de minorias sociais. O profissional licenciado em Historia será ainda capaz de: a) Compreender e avaliar o processo de transformação da sociedade humana mediante uma ampla formação global; b) Conhecer as ciências humanas para produzir novas formas de avaliação no campo da pesquisa e interpretação de dados históricos; c) Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, culturais e políticas no seu “lugar-mundo”, comparando, analisando e sintetizando a densidade das relações e transformações que tornam concreta a realidade; d) Apresentar amplo conhecimento político, econômico e social da civilização humana. Deve também possuir uma visão concreta das relações do Homem com o meio físico.
• Laboratório de Informática
O Laboratório de Informática do Departamento foi inaugurado em 04 de junho de 2003, e conta com:
10 Computadores Sempron 2800+ com 512 mb de memória e 80 giga de hd. Sistema Operacional Windows XP Professional, Office 2003, AVG Network Edition;
05 Computadores Dual Core 1024 mb de memória e 160 giga de hd. Sistema Operacional Windows XP Professional, Office 2003, AVG Network Edition;
04 Computadores Amd K6-2 500MHz com 256 mb de memória e 15 giga de hd. Sistema Operacional Windows 2000 Professional Office 2000 Standard AVG Network Edition.
Total de equipamentos: 19.


Além de utilizado por alunos do próprio Departamento e de outros Departamentos da UNITAU, o Laboratório é utilizado para as aulas da disciplina Sistemas de Informações Geográficas, do curso de Geografia, e para aulas de outras disciplinas como Didática Específica, do curso de Letras, ou Introdução à Fonologia do Inglês, do curso de especialização em Língua Inglesa: Tópicos em Ensino e Aprendizagem, entre outras. Atende ainda aos alunos e professores do Departamento e dos demais Departamentos da UNITAU, na parte de pesquisas na Internet.

Técnico responsável: Josué Lúcio Júnior Estagiários: Manhã: Cleber Santos de Azevedo; Noite: Nicole de Carvalho Marques. Além do Laboratório de Informática, os alunos e os professores utilizam os laboratórios de outros Departamentos, como exemplo, os laboratórios de Ciências Ambientais e os do Departamento de Ciências Agrárias (curso de Geografia).
• Salas e ambientes específicos, e outros recursos:
O Departamento de Ciências Sociais e Letras conta com 20 salas de aula, equipadas, em sua maioria, com aparelhos de multimídia. Outros equipamentos disponíveis são: computadores, aparelhos de TV e de videocassete, e de CD e DVD, e netbooks. As salas de aula são usadas pelos cursos de graduação em Geografia, História e Letras (três Habilitações); pelos cursos de extensão em Expressão Oral em Inglês e em Espanhol, vinculados ao DCSL; pelos cursos de especialização em Língua Inglesa (duas turmas), Língua Portuguesa (dois cursos e duas turmas cada um), Literatura (uma turma), História (uma turma), vinculados ao DCSL, e Educação, História, Política e Sociedade (uma turma), vinculado ao Depto de Pedagogia; e pelas duas turmas do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PPG LA) – Mestrado. O Departamento conta ainda com:
-Sala de Coordenação de AACCs de Geografia / Núcleo de Estudos em Geografia: equipada com mapoteca, computador e impressora;
-Sala de Coordenação de AACCS de História / Núcleo de Estudos em História e Letras: equipada com dois computadores e mapoteca;
-Sala de Coordenação de TCC, que também acolhe a Supervisão de Prática de Ensino: equipada com dois computadores;
-Sala do Núcleo de Estudos em Letramento e Formação do Professor de Línguas, equipada com um computador e uma impressora;
-Sala do Centro Acadêmico (CA) de História e Letras;
-Sala do Diretório Acadêmico (DA) de Geografia.

Plano de estudos

1ª. Série

Português instrumental
História Antiga
História da África e da Ásia I
Historiografia
História Ibérica
História da América I
História Econômica I
História e Políticas Educacionais
História do Brasil I
História Medieval
História Regional I
Prática Desportiva (opcional)
Atividades Acadêmico-científico-culturais I

2ª. Série

Teoria da História
História Regional II
História da África e da Ásia II
Psicologia Educação
Didática e Orientação de Práticas de Ensino
História da América II
História Econômica II
Metodologia de Pesquisa em História I
História do Brasil II
História Moderna
Didática Específica I
Estágio Curricular Supervisionado I
Atividades Acadêmico-científico-culturais II

3ª. Série

História da América III
Metodologia de Pesquisa em História II
Didática Específica II
Gestão Educacional
História do Brasil III
História Contemporânea
História Social da Arte
Estágio Curricular Supervisionado II
Atividades Acadêmico-científico-culturais III
Trabalho de Conclusão de Curso

Oferta Educativa semelhante