Diploma oferecido:Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
Localização:Manaus - Amazonas
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características
O curso de Comunicação Social - Jornalismo foi criado pela Faculdade Martha Falcão, em 2008, para atender a demanda do mercado amazonense. O aumento da população local e regional e também das empresas e indústrias no Distrito Industrial, Manaus transformou-se em um novo pólo para o jornalista.
O mercado de trabalho para o Jornalista é amplo, garantindo o ingresso na área até mesmo antes da conclusão do curso, pois os meios de comunicação necessitam deste profissional para o desenvolvimento de inúmeras atividades. Normalmente, o Jornalismo está relacionado aos veículos impressos - jornais e revistas, ao rádio, à televisão e à internet, mas o crescente incremento de ocupações em assessorias de imprensa, consultorias de comunicação em organizações públicas ou privadas para contribuir em projetos, faz aumentar o número de postos de emprego pra tal profissional.
Outra questão que amplia a área de atuação destes profissionais da comunicação são as novas tecnologias, mais rápidas, interativas e mais baratas, permitindo um acesso diferenciado ao leitor. A união entre a comunicação e a informática trouxe uma infinita gama de possibilidades para a divulgação de todos os tipos de informação – noticiosa ou não.
A segmentação das mídias faz com que interesses específicos sejam atendidos com eficiência e normalmente com qualidade. Além disso, as tecnologias da informação trazem diversidade, mudanças nos sistemas de comunicação e transformação para a vida das pessoas, pois modifica a estrutura econômica local. Desta forma, traz novas necessidades e garantias econômicas de satisfação das mesmas.
Assim, os meios de comunicação são instrumentos de desenvolvimento econômico e social, difundem conhecimentos e informações para a melhoria da indústria, comércio e prestação de serviços, ainda, contribuindo para a melhoria das relações sociais, públicas e empresariais.
A FMF pretende formar jornalistas que possuam características e condições de desenvolver as seguintes atribuições:
Apurar e registrar fatos jornalísticos, interpretando-os, explicando-os, contextualizando-os e transformando-os em notícias, reportagens, comentários, artigos e editoriais, agindo sempre dentro do Código de Ética da categoria;
Assessorar organizações públicas, privadas e de terceiro setor;
Difundir informações com objetividade na apuração, interpretação e registro de fatos sociais;
Produzir textos e pautas jornalísticas, coberturas, fotografias e planejamento comunicacional, respeitando as especificidades das estruturas da Língua Portuguesa e da linguagem para mídia impressa, televisiva, radiofônica e internet;
Relacionar-se com outras áreas sociais, culturais e econômicas que fazem interface com o Jornalismo para investigar, apurar e difundir os fatos, aplicando a técnica e a ética jornalística na contextualização da informação;
Resolver problemas em diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, como em editoras e nos meios de comunicação, incluindo emissoras de rádio, TV, revistas, jornais, agências de notícias.
O egresso de Jornalismo da FMF terá ampla base humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo globalizado. Este Jornalista terá versatilidade para solucionar problemas, buscando compreender as demandas da sociedade.
O graduado em Jornalismo terá sólida formação técnica e científica para atuar em qualquer segmento do mercado de trabalho, além de internalizar os valores de responsabilidade individual e social, justiça e ética profissional.
O mercado de trabalho para o Jornalista é amplo, garantindo o ingresso na área até mesmo antes da conclusão do curso, pois os meios de comunicação necessitam deste profissional para o desenvolvimento de inúmeras atividades. Normalmente, o Jornalismo está relacionado aos veículos impressos - jornais e revistas, ao rádio, à televisão e à internet, mas o crescente incremento de ocupações em assessorias de imprensa, consultorias de comunicação em organizações públicas ou privadas para contribuir em projetos, faz aumentar o número de postos de emprego pra tal profissional.
Outra questão que amplia a área de atuação destes profissionais da comunicação são as novas tecnologias, mais rápidas, interativas e mais baratas, permitindo um acesso diferenciado ao leitor. A união entre a comunicação e a informática trouxe uma infinita gama de possibilidades para a divulgação de todos os tipos de informação – noticiosa ou não.
A segmentação das mídias faz com que interesses específicos sejam atendidos com eficiência e normalmente com qualidade. Além disso, as tecnologias da informação trazem diversidade, mudanças nos sistemas de comunicação e transformação para a vida das pessoas, pois modifica a estrutura econômica local. Desta forma, traz novas necessidades e garantias econômicas de satisfação das mesmas.
Assim, os meios de comunicação são instrumentos de desenvolvimento econômico e social, difundem conhecimentos e informações para a melhoria da indústria, comércio e prestação de serviços, ainda, contribuindo para a melhoria das relações sociais, públicas e empresariais.
A FMF pretende formar jornalistas que possuam características e condições de desenvolver as seguintes atribuições:
Apurar e registrar fatos jornalísticos, interpretando-os, explicando-os, contextualizando-os e transformando-os em notícias, reportagens, comentários, artigos e editoriais, agindo sempre dentro do Código de Ética da categoria;
Assessorar organizações públicas, privadas e de terceiro setor;
Difundir informações com objetividade na apuração, interpretação e registro de fatos sociais;
Produzir textos e pautas jornalísticas, coberturas, fotografias e planejamento comunicacional, respeitando as especificidades das estruturas da Língua Portuguesa e da linguagem para mídia impressa, televisiva, radiofônica e internet;
Relacionar-se com outras áreas sociais, culturais e econômicas que fazem interface com o Jornalismo para investigar, apurar e difundir os fatos, aplicando a técnica e a ética jornalística na contextualização da informação;
Resolver problemas em diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, como em editoras e nos meios de comunicação, incluindo emissoras de rádio, TV, revistas, jornais, agências de notícias.
O egresso de Jornalismo da FMF terá ampla base humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo globalizado. Este Jornalista terá versatilidade para solucionar problemas, buscando compreender as demandas da sociedade.
O graduado em Jornalismo terá sólida formação técnica e científica para atuar em qualquer segmento do mercado de trabalho, além de internalizar os valores de responsabilidade individual e social, justiça e ética profissional.
Plano de estudos
1º. Semestre
Expressão Escrita e Oral
Introdução ao Jornalismo
Metodologia Científica
Pensamento Filosófico
Tecnologia da Informação
Teoria da Comunicação
2º. Semestre
Criatividade e Tomada de Decisão
Ética
Fotografia
Fundamentos da Economia e da Política
Gestão das Organizações
Redação Jornalística I – Impresso
3º. Semestre
Estatística e Indicadores Regionais
Estudos Antropológicos e Sociológicos
Fotojornalismo
História da Arte e Cultura da Amazônia
Redação Jornalística II - Rádio
Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística
4º. Semestre
História do Jornalismo
Jornalísmo On-Line
Radiojornalismo
Multimídia
Planejamento Gráfico
Redação Jornalística III – TV
Sociologia da Comunicação
5º. Semestre
Comunicação Visual
Empreendedorismo
Jornalismo Especializado
Telejornalismo
Semiótica
Legislação Aplicada
6º. Semestre
Assessoria de Imprensa
Comunicação Empresarial
Jornal Laboratório
Marketing em Empresas Jornalísticas
Jornalismo e Meio Ambiente
7º. Semestre
Comunicação Comunitária
Produção de Documentário
Produção de Revista
Projeto Experimental I (TCC)
8º. Semestre
Projeto Experimental II (TCC)
Optativa
Seminários em Jornalismo
Expressão Escrita e Oral
Introdução ao Jornalismo
Metodologia Científica
Pensamento Filosófico
Tecnologia da Informação
Teoria da Comunicação
2º. Semestre
Criatividade e Tomada de Decisão
Ética
Fotografia
Fundamentos da Economia e da Política
Gestão das Organizações
Redação Jornalística I – Impresso
3º. Semestre
Estatística e Indicadores Regionais
Estudos Antropológicos e Sociológicos
Fotojornalismo
História da Arte e Cultura da Amazônia
Redação Jornalística II - Rádio
Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística
4º. Semestre
História do Jornalismo
Jornalísmo On-Line
Radiojornalismo
Multimídia
Planejamento Gráfico
Redação Jornalística III – TV
Sociologia da Comunicação
5º. Semestre
Comunicação Visual
Empreendedorismo
Jornalismo Especializado
Telejornalismo
Semiótica
Legislação Aplicada
6º. Semestre
Assessoria de Imprensa
Comunicação Empresarial
Jornal Laboratório
Marketing em Empresas Jornalísticas
Jornalismo e Meio Ambiente
7º. Semestre
Comunicação Comunitária
Produção de Documentário
Produção de Revista
Projeto Experimental I (TCC)
8º. Semestre
Projeto Experimental II (TCC)
Optativa
Seminários em Jornalismo