Diploma oferecido:Bacharel em Jornalismo
Localização:Ipiaú - Bahia
Duração:3540 Horas
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características
Objetivos
Geral: Através do curso de Jornalismo, a Faculdade Alvorada pretende formar bons profissionais da informação, tanto em termos técnicos quanto éticos e humanísticos, enfim, formar Jornalistas sintonizados com as mudanças que o mundo vive atualmente, capazes de contribuir para o desenvolvimento da área, do Distrito Federal e do próprio País.
Para tanto, a Faculdade Alvorada investirá na formação crítica do aluno, no desenvolvimento do conhecimento científico, técnico, artístico e estético necessários para a compreensão dos fenômenos da comunicação, no estudo e no desenvolvimento dos processos de produção e dos usos coletivos dos meios de comunicação, no fomento à iniciação à pesquisa, na disponibilização de tecnologias próprias à comunicação, no estímulo à produção de conhecimento, dentre outras metas capazes de formar egressos competentes e criativos, capazes de atuar em conformidade com os diferentes contextos políticos, econômicos, sociais e culturais brasileiros.
Assim, a Faculdade Alvorada pretende formar jornalistas aptos a lidar com os contextos de mudança que caracterizam a sociedade moderna.
Enfim:
-Oferecer uma formação que permita a compreensão do mundo contemporâneo, o domínio das teorias do jornalismo e ao exercício dos fundamentos que caracterizam a profissão em suas diversas aplicações. Além disso:
-Formar profissionais capazes de gerenciar o fluxo de informação na sociedade, tendo por base princípios éticos que atendam aos interesses da comunidade;
-Formar um profissional habilitado a utilizar as técnicas de comunicação social, capaz de atuar como agente de transformação e desenvolvimento da sociedade em que está inserido;
-Formar um profissional que possua informação fundamental básica para compreender o mundo.
Geral: Através do curso de Jornalismo, a Faculdade Alvorada pretende formar bons profissionais da informação, tanto em termos técnicos quanto éticos e humanísticos, enfim, formar Jornalistas sintonizados com as mudanças que o mundo vive atualmente, capazes de contribuir para o desenvolvimento da área, do Distrito Federal e do próprio País.
Para tanto, a Faculdade Alvorada investirá na formação crítica do aluno, no desenvolvimento do conhecimento científico, técnico, artístico e estético necessários para a compreensão dos fenômenos da comunicação, no estudo e no desenvolvimento dos processos de produção e dos usos coletivos dos meios de comunicação, no fomento à iniciação à pesquisa, na disponibilização de tecnologias próprias à comunicação, no estímulo à produção de conhecimento, dentre outras metas capazes de formar egressos competentes e criativos, capazes de atuar em conformidade com os diferentes contextos políticos, econômicos, sociais e culturais brasileiros.
Assim, a Faculdade Alvorada pretende formar jornalistas aptos a lidar com os contextos de mudança que caracterizam a sociedade moderna.
Enfim:
-Oferecer uma formação que permita a compreensão do mundo contemporâneo, o domínio das teorias do jornalismo e ao exercício dos fundamentos que caracterizam a profissão em suas diversas aplicações. Além disso:
-Formar profissionais capazes de gerenciar o fluxo de informação na sociedade, tendo por base princípios éticos que atendam aos interesses da comunidade;
-Formar um profissional habilitado a utilizar as técnicas de comunicação social, capaz de atuar como agente de transformação e desenvolvimento da sociedade em que está inserido;
-Formar um profissional que possua informação fundamental básica para compreender o mundo.
Plano de estudos
1º PERÍODO
Língua Portuguesa I - 80h
Arte, Comunicação e Espetáculo - 80h
Filosofia e Ética - 80h
Antropologia Cultural - 80h
Gêneros Jornalísticos - 80h
2º PERÍODO
Psicologia da Comunicação - 40h
Teoria e História da Comunicação - 80h
Linguagem de Rádio, Cinema e TV - 80h
Oficina Experimental de Imagem - 80h
Linguagem Jornalística - 80h
3º PERÍODO
Língua Portuguesa II - 80h
Sociologia da Comunicação - 40h
Métodos e Técnicas de Pesquisa - 80h
Ética e Legislação Jornalística - 80h
Editoração Eletrônica - 80h
4º PERÍODO
Mídia Fotográfica - 80h
Redação Jornalística I - 80h
Radiojornalismo I - 80h
Técnicas de Reportagem e Entrevista I - 80h
Jornalismo Institucional - 80h
5º PERÍODO
Telejornalismo I - 80h
Laboratório de Jornalismo Impresso I - 40h
Redação Jornalística II - 80h
Estudos Especiais da Comunicação I - 80h
Laboratório de Projeto Gráfico - 80h
Radiojornalismo II - 40h
6º PERÍODO
Direito da Comunicação - 80h
Oficina de Web - 80h
Documentário - 40h
Técnicas de Reportagem e Entrevista II - 40h
Estudos Especiais da Comunicação II - 40h
Telejornalismo II - 80h
7º PERÍODO
Pesquisa e Elaboração de Projeto Experimental - 160h
Seminários Integrados em Comunicação - 40h
Planejamento e Pesquisa de Comunicação - 40h
Assessoria de Comunicação - 40h
Orientação e Postura Profissional - 40h
Laboratório de Jornalismo Impresso II - 80h
8º PERÍODO
Realização de Projeto Experimental - 240h
Língua Portuguesa I - 80h
Arte, Comunicação e Espetáculo - 80h
Filosofia e Ética - 80h
Antropologia Cultural - 80h
Gêneros Jornalísticos - 80h
2º PERÍODO
Psicologia da Comunicação - 40h
Teoria e História da Comunicação - 80h
Linguagem de Rádio, Cinema e TV - 80h
Oficina Experimental de Imagem - 80h
Linguagem Jornalística - 80h
3º PERÍODO
Língua Portuguesa II - 80h
Sociologia da Comunicação - 40h
Métodos e Técnicas de Pesquisa - 80h
Ética e Legislação Jornalística - 80h
Editoração Eletrônica - 80h
4º PERÍODO
Mídia Fotográfica - 80h
Redação Jornalística I - 80h
Radiojornalismo I - 80h
Técnicas de Reportagem e Entrevista I - 80h
Jornalismo Institucional - 80h
5º PERÍODO
Telejornalismo I - 80h
Laboratório de Jornalismo Impresso I - 40h
Redação Jornalística II - 80h
Estudos Especiais da Comunicação I - 80h
Laboratório de Projeto Gráfico - 80h
Radiojornalismo II - 40h
6º PERÍODO
Direito da Comunicação - 80h
Oficina de Web - 80h
Documentário - 40h
Técnicas de Reportagem e Entrevista II - 40h
Estudos Especiais da Comunicação II - 40h
Telejornalismo II - 80h
7º PERÍODO
Pesquisa e Elaboração de Projeto Experimental - 160h
Seminários Integrados em Comunicação - 40h
Planejamento e Pesquisa de Comunicação - 40h
Assessoria de Comunicação - 40h
Orientação e Postura Profissional - 40h
Laboratório de Jornalismo Impresso II - 80h
8º PERÍODO
Realização de Projeto Experimental - 240h