Graduação em Jornalismo Multimídia (Santos, São Paulo)

Unimonte

Localização:Santos - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O curso
Novas mídias e formatos da linguagem jornalística são conteúdos oferecidos em todo o curso de Jornalismo da Unimonte, possibilitando conhecimento, acesso e produção em disciplinas como Produção e Edição Multimídia, Revista Digital, Fotojornalismo, Reportagem Jornalística para TV, Design de Web, Direção de Documentário, Jornalismo Literário, Produção Jornalística em Mídias Sociais, entre outras, atendendo às mais recentes demandas de mercado. O aluno tem ainda à disposição a Agência Experimental de Comunicação Integrada, local onde vivencia na prática o cotidiano da área, além de um moderno estúdio de Rádio e TV.

Objetivo
Capacitar o aluno para a produção jornalística em todos os meios e sistemas de comunicação, assegurando-lhe o domínio da tríade ética-técnica-estética e das linguagens, técnicas e tecnológicas próprias de cada meio e sistema. Formar um profissional para assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias e usar tais conceitos e teorias em análises críticas da realidade. Que saiba posicionar-se segundo pontos de vista ético político e deter um conjunto significativo de conhecimento e informações sobre a atualidade.
Estágios
Embora não haja a necessidade de cumprimento de estágio curricular obrigatório, essa prática é intensamente estimulada entre nossos alunos e a Unimonte conta com mais de 2 mil convênios com empresas da Baixada Santista e Grande São Paulo, inclusive com parcerias exclusivas na Região.
Órgãos de Apoio e Infraestrutura
A Unimonte possui o único laboratório da Baixada Santista de computadores Apple (Macintosh) de última geração. Além disso, o estudante tem à sua disposição a Redação Modelo de Jornalismo, a Agência Experimental de Comunicação Integrada e os Estúdios Profissionais de Fotografia e Rádio e TV (com ilhas de edição, câmeras, sala de produção e sistema de iluminação completo). Profissionais experientes incentivam os futuros jornalistas a participar de cobertura de eventos, e também de parcerias com prefeituras e jornais locais.
Informações Complementares
O curso de Jornalismo colabora na cobertura das atividades internas e externas da Faculdade de Comunicação Social. Desenvolve várias parcerias com órgãos governamentais e não-governamentais, proporcionando a inclusão dos alunos em estágios nos diversos meios de comunicação.
Mercado de Trabalho
Veículos de comunicação em mídias diversas como jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão, em suas versões tradicionais e online. Além de empresas de comunicação diversas e assessoria de imprensa.

Plano de estudos

Língua Portuguesa
Processos e Técnicas de Jornalismo
Sociedade e Cultura
Teorias da Comunicação
Trabalho Interdisciplinar Dirigido I
Antropologia
Expressão Corporal
Fotografia
Leitura e Produção de Textos
Metodologia
Novas Mídias
Trabalho Interdisciplinar Dirigido II
Análise Crítica da Mídia
Ética e Legislação
Fotojornalismo
História e Política Contemporâneas
Semiótica
Trabalho Interdisciplinar Dirigido III
Infografia
Redação em Jornalismo
Técnicas de Produção Jornalística
Teorias do Jornalismo
Trabalho Interdisciplinar Dirigido IV
Produção e Edição Audiovisual
Produção Gráfica
Reportagem Impressa
Reportagem Multimídia
Trabalho Interdisciplinar Dirigido V
Comunicação Organizacional
Produção e Edição Multimídia
Reportagem em Rádio
Reportagem em TV
Trabalho Interdisciplinar Dirigido VI
Observatório de Ética
Projeto Experimental
Seminários Avançados
Tendências do Jornalismo Multimídia

Oferta Educativa semelhante