Graduação em Jornalismo (Piracicaba, São Paulo) (Semipresencial)

Estácio

Localização:Piracicaba - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Licenciaturas Ejecutivas

Modalidade:Semipresencial

Características

Perfil do profissional
Quanto mais democrática é a sociedade, mais o jornalismo adquire papel de relevância social. Jornalismo é produzido por jornalistas. Diferentemente do colunismo especializado que pode requerer, ou não, esta formação. Cabe ressaltar que a decisão do Supremo Tribunal Federal não anula a necessidade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. A decisão aponta para a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da função de jornalista. Com efeito, as redações dos diversos veículos de comunicação continuam a contratar jornalistas graduados em jornalismo. Isto porque a função do jornalista ultrapassa os limites da busca e da divulgação de notícias ¿ ele deve aprofundar-se na interpretação dos acontecimentos, na análise de suas causas e conseqüências e na veracidade de suas fontes. O jornalista contemporâneo é multimídia e multifuncional: pesquisa, redige, edita reportagens, escreve crônicas, artigos e comentários e presta assessoria de comunicação e marketing, inclusive no ramo das celebridades. O curso de Jornalismo fornece o manancial necessário para que o aluno seja capaz de desempenhar sua missão como jornalista, com eficiência e eficácia, em meios de comunicação tradicionais e digitais. O egresso estará apto a utilizar todas as técnicas jornalísticas, além de ser formado de maneira a estar atento às transformações socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas/digitais da sociedade. O curso também estimula o desenvolvimento do empreendedorismo, a fim de que o aluno seja capaz de gerenciar o seu próprio negócio e a sua própria carreira. Para tanto, o curso de Jornalismo oferece todas as condições para uma atuação prática, através das atividades do NUCOM-Núcleo de Comunicação, com projetos de jornalismo, rádio, televisão e outros.
Mercado de Trabalho
Jornais e revistas (impressos ou digitais), televisão, rádio, mercado digital, assessorias de comunicação e marketing de empresas públicas, privadas ou de terceiro setor; agências de notícias em todos os seus departamentos, fotografia, produtoras de áudio e comerciais; fornecedores gráficos e correlatos, produtoras e empresas distribuidoras de conteúdos para as diferentes mídias, incluindo as digitais, assim como nos mercados emergentes da comunicação institucional e nos meios tecnológicos/digitais, como, por exemplo, a internet, a telefonia celular e outros. Há espaço, ainda, para a atuação como profissional liberal.

Plano de estudos

1º per.
• Cel0014
Análise textual
36h
• Cel0427
Cultura brasileira
36h
• Ccj0089
Fundamentos das ciências sociais
36h
• Gst0261
Fundamentos de economia
36h
• Cca0502
Fundamentos de marketing
36h
• Cca0035
Introdução à fotografia
36h
• Cca0036
Introdução às profissões em comunicação
80h

2º per.
• cca0072
Computação gráfica e editoração eletrônica
94h
• Cca0506
Comunicação e semiótica
36h
• Cca0090
Fotojornalismo
94h
• Cca0098
História da mídia
36h
• Cel0017
Metodologia científica
36h

3º per.
• cca0540
Estética da imagem
36h
• Cel0028
História da cultura e da soc. No mundo contemp.
36h
• Cca0282
Planejamento gráfico e editorial
36h
• Cca0544
Redação para mídia impressa
80h
• Cca0337
Técnicas de apuração e pesquisa jornalística
80h
• Cca0517
Teorias da comunicação
73h

4º per.
• cca0508
Comunicação comunitária
36h
• Cca0173
Cultura empreendedora
36h
• Cca0083
Estética e história da arte contemporânea
36h
• Cca0326
Redação e produção para áudio (rádio)
73h
• Cca0338
Técnicas de entrevista jornalística
80h
• Cca0545
Teoria do jornalismo
36h

5º per.
• cca0550
Linguagem e roteirização para audiovisuais
36h
• Cca0512
Mídias digitais
73h
• Cca0327
Redação e produção para vídeo (tv)
80h
• Cca0341
Técnicas de reportagem jornalística
80h

6º per.
• cca0507
Arquitetura da informação
36h
• Cca0068
Assessoria de comunicação
36h
• Cca0511
Cultura das mídias
73h
• Cca0277
Planejamento de cobertura jornalística
36h
• Cca0366
Projeto experimental em comunic. Pública e privada
36h
• Cca0543
Redação e produção para web
80h

7º per.
• cca0510
Comunicação empresarial integrada
73h
• Cca0216
Ética e legislação jornalística
36h
• Gst0347
Lógica aplicada
36h
• Cca0367
Produção de projetos jornalísticos
58h
• Cca0346
Tópicos especiais em comunicação
36h

8º per.
• cca0509
Comunicação e política
36h
• Cca0542
Jornalismo especializado
36h
• Cca0243
Práticas de jornalismo multimídia
73h
• Cca0317
Projeto experimental em jornalismo
36h
• Cca0323
Psicologia da comunicação
36h
• Cce0360
Sustentabilidade
36h