Graduação em Letras - Habilitação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa (Licenciatura) (São Jerônimo, Rio Grande do Sul)

Universidade Luterana do Brasil

Diploma oferecido:Professor

Localização:São Jerônimo - Rio Grande do Sul

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

O curso de Letras – Habilitações em Português, Inglês e Espanhol – pauta-se pelas diretrizes da Universidade e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, desenvolvendo a educação na área das Letras de modo a propiciar, aos estudantes, uma formação acadêmica sólida e ampla, embasada em quadros teóricos e analíticos que priorizam um estudo crítico sobre a linguagem, em suas várias manifestações. De outro lado, procura vincular tais estudos com práticas pedagógicas concretas, voltadas para as diferentes realidades socioculturais em que o profissional deverá agir.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, o estudante de Letras deverá adquirir, ao longo de sua formação, as seguintes competências e habilidades:
• domínio do uso da língua portuguesa ou da língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
• reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
• visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
• preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
• percepção de diferentes contextos interculturais;
• utilização dos recursos midiáticos;
• domínio dos conteúdos básico-complementares que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem nos ensinos fundamental e médio;
• domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a segura prática da docência para os diferentes níveis de ensino.

Objetivo geral
Oportunizar ao aluno do curso conhecimento de nível acadêmico, científico e pedagógico no âmbito da língua portuguesa e suas respectivas literaturas e culturas, que lhe permitam atuar no universo pragmático da docência de ensino fundamental e médio, nos diferentes espaços educativos e no fomento da atividade intelectual comprometida com a formação ético-moral da sociedade contemporânea.

Objetivos específicos
• integrar ensino, pesquisa e extensão, a fim de formar cidadãos qualificados para o exercício profissional e empenhados na busca de soluções democráticas para os problemas sociais;
• cultivar relações de cooperação com a comunidade científica regional e nacional, promovendo intercâmbio de experiências, com vistas à difusão e socialização do saber, sem discriminação de qualquer natureza;
• fomentar conhecimentos linguísticos necessários ao desempenho profissional, enfatizando os componentes fonológico, morfossintático, léxico e semântico da língua portuguesa;
• conduzir investigações no âmbito dos fatos linguísticos, por meio de análise de diferentes teorias, bem como de sua aplicação a problemas de ensino e aprendizagem;
• evidenciar a existência de diferentes noções de gramática bem como de variedades linguísticas, manifestas em diferentes níveis e registros de linguagem;
• analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento da estrutura linguística, voltada, em cada habilitação, em especial para a língua em estudo: Portuguesa, Inglesa, Espanhola;
• estimular a leitura de um repertório representativo de literatura em acordo com as habilitações;
• congregar diferentes compreensões histórico-teóricas, necessárias para refletir sobre as condições sob as quais a escrita se torna literatura;
• promover a criatividade e o senso crítico quanto à prática profissional, inclusive no que se refere ao potencial de organização didático-pedagógica;
• encorajar a iniciativa e a autonomia para formulação, gestão e administração de projetos;
• promover a ação solidária;
• compreensão acerca do significado do sistema de avaliação no processo de ensino e aprendizagem;
• motivar a experiência da interdisciplinaridade.

Mercado de trabalho
Os campos de atuação do egresso de Letras dizem respeito às escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, como também às empresas que trabalham com redação, tradução e produção de materiais didático-pedagógicos em língua e literatura, pesquisa, crítica literária e cinematográfica.
Perfil do egresso
Define-se o perfil do graduado em Letras como o profissional competente para exercer o ensino dos eixos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Língua Espanhola de 5ª. a 8ª séries do Ensino Fundamental, e Língua Portuguesa/Estrangeiras e Literatura, no Ensino Médio, com capacidade para desenvolver projetos de pesquisa e produzir conhecimento científico voltado à educação básica.

Considerando as mudanças permanentes no campo das Ciências da Linguagem e da Literatura, espera-se que o graduado em Letras seja um profissional com autonomia para estar em permanente aprendizado e atualização, de modo a atender as novas demandas sociais relativas ao exercício docente.

O graduado em Letras deverá demonstrar capacidade de articular a expressão linguística, literária, pedagógica e cultural com os sistemas de referência. Em relação a eles, os recursos expressivos da linguagem se tornam significativos, compreendendo que sua atuação social e profissional tem, como pano de fundo, a construção da consciência da cidadania numa sociedade complexa. Isto se dá, em grande parte, por meio da percepção das diferentes formas, meios e modos de linguagem. Em função disso, o graduado de Letras deverá não apenas saber fazer uso dos recursos da língua oral e escrita, como também deve ser capaz de desempenhar o papel de multiplicador, capacitando outras pessoas para a proficiência linguística.

O ensino de Língua e Literatura, nos níveis Fundamental e Médio, deve ser entendido pelo graduado de Letras como uma iniciação ao pensamento reflexivo. O egresso se coloca como sujeito histórico, utilizando-se, para isso, de conceitos fundamentais, tais como: as estruturas fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas, no que diz respeito às áreas de Linguística e Língua; dominar conceitos como gêneros literários, estrutura narrativa, estratos da teoria poética, períodos literários, na área de Literatura; além de dominar um repertório amplo de obras canônicas das Literaturas Brasileira/Inglesa/Espanhola e Universal.
Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico dos cursos de Letras Português, Letras Inglês e Letras Espanhol apresenta os aspectos filosófico-formais da Universidade, contemplando o contexto do curso de Letras sobretudo no que diz respeito aos seguintes itens: filosofia educacional e missão do curso; coordenação do curso e coordenação/direção de ensino; corpo docente; corpo discente; planejamento e organização curricular; regime acadêmico e integralização do curso; infraestrutura/laboratórios.

Sua estrutura volta-se ao desenvolvimento e às práticas de competências e habilidades dos futuros profissionais dessas áreas, cujas capacidades devem emergir durante e pós-curso. Nessa perspectiva, vem especializando as funções que lhe competem no âmbito da sociedade brasileira – ensino, pesquisa e extensão – com vistas à formação do ser humano na sua integralidade, tendo o compromisso de contribuir não apenas com alternativas de solução às questões sociais vigentes, mas também com conquistas de novas tecnologias que possam propiciar a melhoria da qualidade de vida.

O curso de Letras desenvolve o processo de ensino, pesquisa e extensão, levando em consideração as tendências sócio-histórico-culturais do mundo contemporâneo, promovendo um sistema de valores que atribui significado relevante à potencialidade humana. Além disso, procura oportunizar uma formação de caráter científico-humanista, com vistas à integração entre o ensinar e o aprender. Por isso, sua organização compõe um curso moderno e dinâmico, a fim de formar profissionais aptos a compreenderem e enfrentarem os constantes desafios da realidade, a partir de seus campos de estudo – Língua Portuguesa/Estrangeira; Literaturas; Linguística; Teoria da Literatura; Formação Pedagógica; Formação Geral – objetivando que seus alunos atuem como agentes de promoção do saber, em seus contextos específicos.
Infraestrutura

Laboratório de Línguas
O laboratório de línguas é um espaço especialmente projetado para o desenvolvimento de atividades de compreensão oral em língua estrangeira. O ambiente possui isolamento acústico e uma mesa central de controle das cabines de audição. Os recursos de multimídia, tais como: TV, Cd player, DVD, VHS e computador estão disponíveis aos professores para o desenvolvimento de suas atividades didáticas.

Biblioteca Martinho Lutero
Laboratórios de Informática
Salas de monitoria
Salas de estágio
Auditórios

Plano de estudos

Disciplinas

Atividades complementares
Estudos de lingua inglesa I
Estudos linguisticos I
Comunicacao e expressao
Cultura religiosa
Fonetica e fonologia de lingua inglesa
Estudos de lingua inglesa II
Instrumentalizacao cientifica
Sociedade e contemporaneidade
Fundamentos da acao pedagogica I
Optativa I
Estudos de lingua inglesa III
Estudos teoricos da literatura II
Literaturas de lingua portuguesa I
Fundamentos da acao pedagogica II
Libras
Estudos de lingua inglesa IV
Estudos de lingua materna I
Cultura e literaturas de lingua inglesa I
Curriculo e gestao em ambientes educativos
Expressao e compreensao oral em lingua inglesa
Estudos de lingua inglesa V
Cultura e literaturas de lingua inglesa II
Estudos de lingua materna II
Estagio curricular em lingua inglesa I
Organizacao do trabalho pedagogico
Estudos de lingua inglesa VI
Cultura e literaturas de lingua inglesa III
Cultura e literaturas de lingua inglesa IV
Literaturas de lingua portuguesa II
Estagio curricular em lingua inglesa II
Estudos de lingua inglesa VII
Estagio curricular em lingua inglesa III
Estagio curricular em lingua inglesa IV

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