Graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa (Licenciatura) (Pelotas, Rio Grande do Sul)

Universidade Católica de Pelotas

Diploma oferecido:Licenciado em Letras

Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso de Licenciatura em Letras, inserido no Centro de Educação e Comunicação da UCPel, oferece três habilitações: Português; Português/Inglês e Português/Espanhol. O Curso mantém um diálogo constante com a comunidade não somente pela participação de seus acadêmicos em projetos de extensão, pesquisa e estágios, como pelos Seminários, Jornadas e Fóruns periódicos que realiza, muitos deles integrados com o Programa de Pós-graduação em Letras da UCPel, e que já se tornaram tradicionais , como o SENALE (Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino), e o FILE (Fórum Internacional de Línguas Estrangeiras), organizado em conjunto com outras Instituições de Ensino Superior da região.

Portanto, além do desenvolvimento dos conteúdos curriculares, dos estágios e práticas educativo-pedagógicas vinculadas às disciplinas, é proposta, ao longo do Curso, a participação dos acadêmicos em inúmeras atividades científico-culturais, tais como palestras, debates, eventos artístico-culturais, congressos em Instituições diversas, apresentação de comunicações por bolsistas das pesquisas e viagens.

Entre outras possibilidades, podemos citar ainda, a participação no grupo de teatro amador dos acadêmicos de Letras que realiza leitura, releitura e montagem de peças teatrais, baseadas em textos de diferentes autores da literatura brasileira. Os próprios alunos realizam a adaptação dos textos. É bom lembrar também que os estudantes de Letras são convidados e incentivados a participar de todos os eventos realizados pelos demais cursos da área de Educação e Comunicação da Universidade.

Origem
A Faculdade Católica de Filosofia de Pelotas, fundada em 1953 por Dom Antonio Zattera, bispo de Pelotas, foi autorizada a funcionar em 18 de março daquele ano com cinco cursos: Letras Clássicas, Letras Neolatinas, Letras Anglo-Germânicas, Filosofia, Geografia e História.

Esses cursos visavam à formação de professores para atender à forte demanda existente no interior do Estado, visto que, na época, somente Porto Alegre oferecia cursos dessa natureza. Esses cursos foram reconhecidos por meio do Decreto nº 38.308, de 14/12/1955, publicado no D.O.U em 30/12/1955.Em 1960, a Faculdade de Filosofia passou a integrar a recém-criada Universidade Católica de Pelotas e os cursos de Letras foram transformados em curso único.

Objetivos
O Curso de Licenciatura em Letras da UCPel tem por objetivo formar professores orientadores do processo ensino/aprendizagem das Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola e respectivas Literaturas e aprofundar conhecimentos que possam ser aplicados em outras atividades afins.

Se a sua vocação inclina-se para a área das humanidades; se você gosta de literatura; se você se interessa por línguas estrangeiras; se o magistério é o seu objetivo ou, se você pretende atuar como tradutor/corretor de texto, assessorar tecnicamente empresas como redator e mesmo desempenhar funções como intérprete e consultor, o curso de Letras da UCPel, com certeza, é o seu ponto de partida.
Para desempenhar o trabalho com competência nos vários campos de atuação e contatos sociais, o profissional de Letras deve ser capaz de:
- Fundamentar cientificamente os fatos da língua em seus aspectos sincrônico e diacrônico;
- Reconhecer e usar adequadamente os diferentes registros da linguagem;
- Dominar teórica e descritivamente os componentes fonológicos, morfossintáticos, léxicos e semânticos da língua;
- Exercer e fomentar o senso crítico, a criatividade e a autonomia;
- Compreender os fatos da língua e conduzir investigações sobre língua e linguagem por meio da análise de diferentes teorias, bem como sua aplicação a problemas de ensino e aprendizagem;
- Dominar criticamente um repertório representativo da literatura pertinente a sua terminalidade;
- Dominar o conhecimento histórico e teórico necessário para refletir sobre as condições sob as quais a escrita se torna literatura;
- Dominar o repertório de termos especializados por meio dos quais se pode discutir e transmitir a fundamentação do conhecimento da língua e da literatura;
- Operar, como professor, pesquisador e consultor, com as diferentes manifestações lingüísticas possíveis, encaminhando-as para a norma padrão;
- Desempenhar papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros lingüísticos e fomentando o desenvolvimento de habilidades lingüísticas, culturais e estéticas.

O profissional formado em Letras está apto a lecionar língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola, bem como as respectivas literaturas, dependendo da terminalidade escolhida. Também pode fazer tradução e versão, crítica literária, revisão de textos e assessorar tecnicamente empresas de comunicação, traduzir e/ou redigir, como tradutor juramentado, documentos comerciais e oficiais. Pode, portanto, atuar em instituições de ensino e de pesquisa, serviço público, empresas jornalísticas, empresas aéreas, agências de viagem, agências de publicidade e órgãos governamentais e não-governamentais.


Muitos estudantes participam, como bolsistas, das atividades de pesquisa e extensão. Você também pode inscrever-se nas seleções para os programas de iniciação científica como o PIBIC do CNPq, BIC da própria Universidade e bolsas da FAPERGS, sempre ligados à orientação de mestres e doutores.

- O mercado de trabalho para os formados em Letras mantém-se estável, proporcionando oportunidades nos vários campos de conhecimento lingüísticos e literários.
- O curso de Letras foi o primeiro instalado no interior do Rio Grande do Sul e é o único da UCPel que possibilita ao aluno continuar seus estudos em sua própria Universidade, pois possui um programa de Pós Graduação que oferece cursos até o nível de doutorado na área de Lingüística Aplicada.

Oferta Educativa semelhante