Graduação em Letras - Português e Espanhol e Respectivas Literaturas (Licenciatura) (Bebedouro, São Paulo)

Faculdades Integradas Fafibe

Localização:Bebedouro - São Paulo

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Concepção / Objetivo O Curso de Licenciatura em Letras fundamenta-se em um Projeto Pedagógico que almeja formar um profissional apto a atuar no mercado de trabalho e, também, ser agente transformador da sociedade, em sintonia com a inclusão social. Objetiva a formação de licenciados em Letras, com competências e habilidades para ministrarem conteúdos próprios da área, na educação básica (ensino fundamental e médio). Sua estrutura organiza-se de modo a propiciar uma formação contextualizada, crítica e reflexiva, propiciando a articulação com os debates sociais, políticos, econômicos, culturais e éticos, voltados à construção da cidadania, com competência profissional, consciente e socialmente responsável, que venha a contribuir para uma educação de qualidade. A matriz curricular do curso evidencia, no desenvolvimento do conteúdo programático, a interação teórico-prática e as práticas pedagógicas, visando ao conhecimento global e específico aplicados à formação docente, fomentados pela ação–reflexão-ação. Nesse sentido, a matriz curricular articula-se com os diversos saberes que compõem a prática docente e ainda, busca uma visão voltada à necessidade da utilização de novas tecnologias na educação e, ainda, busca fomentar a integração entre Ensino, Práticas de Investigação e Extensão. Destaca-se por contemplar as práticas de formação, inseridas em todos os períodos do curso, favorecendo as interações teórico-práticas e a reflexão sobre a prática docente; o estágio curricular supervisionado propicia o contato com a prática profissional, dialogando com os espaços de atuação; o trabalho de conclusão de curso fomenta as práticas de investigação e a visão da necessidade da formação continuada. Também os cursos propiciam as atividades acadêmico-científico-culturais, que contribuem para a diversificação da formação e da autonomia do discente. Voltar ao topo Por que na Fafibe é diferente? Na Fafibe, o estudante de Letras, desde o início dos cursos, tem contato com as práticas pedagógicas, proporcionando vivências fundamentais à formação de licenciados em Letras. Ainda os cursos destacam–se pela realização de eventos e atividades enriquecedoras à formação e por projetos de iniciação científica e extensão e incentivo à publicação. Possui laboratórios específicos, em que se destacam laboratório de informática, laboratório multidisciplinar e, também, laboratório de línguas, fundamental para uma formação em língua estrangeira moderna. Onde Trabalhar? * Escolas públicas ou privadas (como professor) * Escolas de idiomas * Editoras, jornais e revistas (como revisor de textos) * Cursos de redação e escolas técnicas. Perfil do Egresso Pela concepção expressa em seu projeto pedagógico, o curso de Licenciatura em Letras almeja formar profissionais capazes de integrar e mediar conhecimentos e de formar juízo crítico, reflexivo e ético, com capacidade para compreender a necessidade de formação continuada. Ao final do curso o discente deverá ter competências e habilidades gerais proporcionadas: * Pela aquisição de adequada formação geral, crítica, ética e cidadã, voltada à solidariedade; * Pela sólida fundamentação teórica e prática, com uma visão de mundo e interpretação histórica renovadas; * Pelo respeito às diversidades culturais, a fim de equilibrar as diferenças sociais e se tornar um agente transformador da realidade social; * Pela cooperação e repúdio às injustiças, respeitando a alteridade e conquistando o respeito mútuo; * Pelo posicionamento crítico, responsável e construtivo nas diferentes situações sociais, através do diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas e analisar os resultados de sua atuação. O egresso deve desenvolver competências específicas, pedagógicas e educacionais, vislumbrando as multicompetências, advindas de um eixo norteador global, integrado e, conseqüentemente, interdisciplinar, possibilitando a plena atuação na área de ensino de Letras. Por isso, precisa compreender o processo educacional em sua complexidade, abrangendo, portanto, a sua interação com o meio sócio-econômico-cultural. Uma formação de tal natureza deve considerar a fundamentação da comunicação e da interpretação de mundo, bem como a convivência e domínio de uma língua estrangeira, nesse mesmo contexto. No aspecto específico, o profissional a ser formado se destaca pelas seguintes competências e habilidades: * Compreender e usar a língua portuguesa e a língua estrangeira no que se refere ao funcionamento, estrutura e manifestações culturais; * Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico; * Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações lingüísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional; * Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho; * Percepção de diferentes contextos interculturais; * Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem na educação básica, nas séries específicas para sua área de atuação; * Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino. * Estabelecimento de novas propostas de atuação, dispensando procedimentos e comportamentos padronizados, quando amparado por uma sólida formação geral, diagnosticando as várias situações do ambiente escolar; * Refuto ao individualismo, procurando, ao contrário, o fomento pelo trabalho em grupo e interdisciplinar, dentro do processo educacional, com vista a uma atuação sistematizada e significativa; * Utilização dos recursos de informática, como suporte pedagógico e específico; * Compreensão das políticas públicas educacionais no contexto das políticas sociais; * Propensão em interagir com profissionais de áreas afins para a partilha da prática docente. * Atualização constante ou formação continuada, por meio de estudos e participação em eventos de caráter científico, entre outros, ao longo de toda sua trajetória profissional; * Compromisso profissional, moral e ético na atuação como responsável por sujeitos em formação; * Consciência da função social que o profissional da educação deve desempenhar; * Busca por melhores condições de trabalho, com vistas a garantir efetiva qualidade da educação oferecida. O curso de Licenciatura em Letras tem por finalidade formar um profissional capaz de suprir as exigências do mercado de trabalho, apresentando-se como agente responsável e atuante na promoção de mudanças em benefício da melhoria das condições de ensino-aprendizagem.

Plano de estudos

Matriz Curricular 1º Período Fundamentos Filosóficos da Educação: Educação em Valores Fundamentos da Língua Latina Introdução aos Estudos Linguísticos Introdução aos Estudos Literários Língua Espanhola I Língua Portuguesa I Métodos de Estudo e Pesquisa Prática de Formação I 2º Período Gramática Histórica Literatura Portuguesa dos Séculos XII ao XVI Língua Espanhola II Língua Portuguesa II Prática de Formação II Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem Teoria da Literatura: Poesia e Narrativa Teorias Linguísticas 3º Período Didática: Competências e Habilidades Docentes História das Políticas Públicas:Organização Ensino no Brasil Linguística Textual Literatura Brasileira dos Séculos XVI ao XVIII Literatura Portuguesa dos Séculos XVII ao XIX Língua Espanhola III Língua Portuguesa III Prática de Formação III 4º Período Estágio Curricular Supervisionado I Literatura Brasileira do Século XIX Literatura Portuguesa: Modernismo Língua Brasileira de Sinais - Libras Língua Espanhola IV Língua Portuguesa IV Metodologia Pesquisa: Elaboração Trab. Conclusão Curso (TCC) Prática de Formação IV Sociolingüística 5º Período Estágio Curricular Supervisionado II Literatura Brasileira Pré-Moderna e Moderna Literatura Espanhola Literatura Infanto-Juvenil Literatura Portuguesa Contemporânea Língua Espanhola V Língua Portuguesa V Prática de Formação V 6º Período Análise do Discurso Estágio Curricular Supervisionado III Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea Literatura Hispano-Americana Língua Espanhola VI Língua Portuguesa VI Prática de Formação VI Seminário: Trabalho de Conclusão de Curso

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