Graduação em Letras - Português e Espanhol (Licenciatura) (Recife, Pernambuco)

Universidade Católica de Pernambuco

Localização:Recife - Pernambuco

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos

A Licenciatura Plena em Português e Espanhol da UNICAP visa atender à demanda crescente do mercado de trabalho com a oferta obrigatória da língua espanhola na rede pública de ensino. O curso destina-se à formação de profissionais que poderão atuar como professores do Ensino Fundamental e do Médio, em escolas públicas e privadas e em cursos de língua espanhola. Os programas possibilitam o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, nos campos da linguagem e das literaturas de língua portuguesa e de língua espanhola. Esse profissional poderá continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.
Perfil Profissional

Considerando-se as várias possibilidades de atuação profissional, o currículo de Letras, na UNICAP, contemplará conteúdos e habilitará o licenciado, de modo que ele demonstre em seu perfil uma formação humanística e conhecimentos lingüísticos e literários que possibilitem a compreensão das realidades regional, nacional e internacional, assim como a sua ação como agente transformador; domínio da língua portuguesa e da língua espanhola, quanto à estrutura, ao funcionamento e às suas variedades regionais e socioculturais; capacidade de operar como professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com orientações para o campo da pesquisa.
Mercado de Trabalho

O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, e é, também, a língua oficial adotada pela União Européia e pelo MERCOSUL, do qual o Brasil é um dos participantes. O licenciado tem como campo de atuação os Ensinos Fundamental e Médio, como professor de língua portuguesa e de língua espanhola, em escolas públicas e particulares e em cursos de pré-vestibular tendo ainda, a oportunidade de lecionar em escolas de idiomas. A especialização pode ocorrer em leitura, redação, interpretação e tradução de texto, gramática e literatura.
Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social
Estágio Supervisionado

O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Plano de estudos


Disciplinas

Educacao e pratica social
Est de texto interp e prod I
Ling port nocoes de gramatica
Espanhol I
Intro aos estud da linguagem I
Introducao a teologia
Fund psicolog da educacao I
Introducao a filosofia
Ling port fonetic e fonologia
Espanhol II
Estudos de linguistica I
Estudos das formas narrativas
Fund psicolog da educacao II
Morfossintaxe textual I
Espanhol III
Estudos das formas poeticas I
Literaturas de lingua port II
Didatica
Morfossintaxe textual II
Est e prod de text argumen I
Espanhol intermediario I
Elaboracao de trab academicos
Planej e aval da aprendizagem
Estagio curricular na escola
Gramatica revisao critica I
Lingua latina nocoes
Espanhol intermediario II
Espanhol leitur e prod escrita
Projeto pedagogico
Est curric no ens de port IV
Ling port evolucao historica
Espanhol avancado I
Lit brasileira fundamentos
Est curric no ens de port V
Est cur no ens de espanhol I
Ling portuguesa semantica
Espanhol traduc e conversacao
Literatura espanhola
Lit bras prod contemporanea I
Politica e legisl educacional
Est cur no ens de espanhol II
Literatura hispanoamericana
Lit bras prod reg contempor I
Humanismo e cidadania


Oferta Educativa semelhante