Graduação em Matemática (Paranaguá, Paraná)

Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos

Localização:Paranaguá - Paraná

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos Gerais Promover, com base na estruturação de disciplinas, e em atividades coerentes e relevantes, respaldadas em fundamentos científicos e pedagógicos, uma formação consistente para o exercício do magistério de matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio. Objetivos Específicos Formar licenciados: * aptos a atuar nas atividades de ensino de Matemática * com conhecimento das diretrizes científicas específicas da produção do conhecimento, o qual é considerado como condição para o exercício do magistério de qualidade. Com as transformações sociais que nos são impostas pela sociedade moderna, o avanço das novas tecnologias e suas conseqüências para os meios educacionais, novas formas de ensinar e aprender precisam ser observadas. O professor deve aparecer como elemento que estabelece pontes entre os processos de construção do conhecimento dos alunos e o saber coletivo refletido nos conteúdos que formam o conteúdo escolar. Assim, as situações educativas são processos interativos que podem ser representados por um triângulo, onde seus vértices são: o aluno que constrói significados, o conteúdo sobre o qual se opera a construção de significados e o professor que atua para intervir neste processo de construção. As relações de ensino podem ser observadas através das relações que se movimentam entre estes três elementos. Observamos que toda essa problemática situa-se sobre a discussão do paradigma dominante. São problemas que envolvem, num âmbito mais profundo, a formação de professores, currículo e sociedade. Toda esta estrutura, impregnada de ideologia, trabalha a favor da manutenção do poder por parte daqueles que o ocupam. A tendência que predomina é sempre a de manutenção do paradigma atual. Ao professor compete ensinar, portanto, o que se tem que fazer é encontrar situações que permitam o intercâmbio e o aproveitamento de situações, de modo que estes revertam em melhorias do ensino. Isto não quer dizer que o professor deva ser um cumpridor de tarefas. Muito pelo contrário, acreditamos que devamos instrumentalizá-lo para que possa ganhar maior independência em seu trabalho. Não temos dúvida de que devemos investir para que o professor se torne um pesquisador em seu universo de trabalho, analisando os processos implícitos em seu cotidiano, levantando hipóteses e propondo soluções. Este deve ser o movimento contínuo de um professor em sala de aula. A prática do professor, mesmo que de forma não consciente, vincula-se a uma concepção de ensino e aprendizagem, que determina os papéis do professor e aluno, a metodologia, os conteúdos a serem trabalhados e a função social da escola em que o professor está inserido. O conhecimento dos conceitos matemáticos e dos obstáculos envolvidos no processo de construção desses conceitos necessita fazer parte da formação dos professores para que possam reunir melhores condições de mostrar aos alunos a matemática como uma ciência em constante evolução, como também melhor compreender alguns aspectos da aprendizagem dos alunos.

Plano de estudos

Álgebra Linear Álgebra Moderna Análise Real Cálculo I Cálculo II Cálculo III Cálculo Númerico Construções Geométricas Didática Equações Diferenciais Estágio Supervisionado em Matemática I Estágio Supervisionado em Matemática II Estatística Filosofia da Ciência Física Matemática Geometria Analítica História da Matemática Informática Aplicada ao Ensino Introdução à Lógica Matemática Matemática Financeira Metodologia e Técnica de Pesquisa Monografia Prática de Ensino em Matemática I Prática de Ensino em Matemática II Prática de Ensino em Matemática III Prática de Ensino em Matemática IV Prática de Ensino em Matemática V Probabilidade Produção Textual Psicologia da Educação Sociologia da Educação Teoria dos Números

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