Graduação em Matemática (Bacharelado) (Canoas, Rio Grande do Sul)

Universidade Luterana do Brasil

Diploma oferecido:Bacharel em Matemática

Localização:Canoas - Rio Grande do Sul

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

O curso de Ciências Matemática – licenciatura prepara profissionais para atuarem como docentes nas disciplinas de matemática nos anos finais do ensino fundamental, e de matemática no ensino médio.

O curso prepara os licenciados para a pesquisa em áreas pertinentes, buscando, assim, encaminhamento básico para estudos de pós-graduação e pesquisa avançada.

Nesse contexto, o curso garante que seus egressos tenham sólida formação de conteúdos matemáticos; formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor; formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como a experiência de novas propostas que considere a evolução dos estudos da educação matemática; e formação geral complementar envolvendo campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério.

A respeito do curso de bacharelado em Matemática Aplicada à Informática, o enfoque está vinculado à necessidade de inovações sociais e políticas na qual o computador está presente. Novas formas de comunicação e acesso a dados têm conduzido ao surgimento de novas alternativas de governo, negócios e convivência, que visam superar as dificuldades atuais. A resposta para este mercado exigente e carente é a disponibilização de profissionais capacitados para interagirem e alavancarem conquistas.
Dados
Os cursos de Matemática - licenciatura e bacharelado em Matemática Aplicada à Informática foram reconhecidos pela Portaria 691/89 de 18 de dezembro de 1989.
Duração do Curso
Tanto o curso de bacharelado quanto licenciatura possuem duração mínima de sete semestres.
Perfil do Egresso
O curso de Matemática – licenciatura oportuniza a seus egressos uma formação pedagógica e matemática que promova tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como a experimentação de novas propostas. Também possibilita uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério.

O curso de bacharelado em Matemática Aplicada à Informática prepara profissionais para o desenvolvimento harmônico e eficaz das tecnologias ligadas aos campos da Matemática e da Informática. Capacita seus egressos a produzir e utilizar softwares matemáticos, formular e analisar matematicamente problemas tecnológicos e científicos.
Diferenciais do curso
• Laboratório de Matemática que conta com materiais e softwares educativos, uma biblioteca própria na área de Educação Matemática e toda infraestrutura para o desenvolvimento de aulas teórico práticas;
• Laboratórios de Informática com excelente infraestrutura;
• Núcleo de Estatística para apoio às pesquisas;
• Possibilidade de formação continuada através do curso de especialização em Educação Matemática, do mestrado em Ensino e Ciências e Matemática, do doutorado em Ensino e Ciências e Matemática e de cursos de Extensão na área.


Competências e Habilidades

Licenciatura
• Formar profissionais que possuam conhecimento sólido de matemática e que saibam se expressar em linguagem verbal e matemática, utilizando sistemas simbólicos próprios;
• Profissionais que tenham uma visão abrangente do papel social do educador e uma visão histórica e crítica da matemática nas várias fases de sua evolução;
• Formar profissionais que tenham a capacidade de expressar-se, escrita e oralmente, com clareza e precisão;
• Formar profissionais que reconheçam a importância da dimensão filosófica, epistemológica e histórica para o processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como para sua própria prática pedagógica e de pesquisa em educação;
• Formar profissionais cuja formação pedagógica esteja ancorada no estudo de diferentes teorias de ensino e aprendizagem, incluindo teorias do desenvolvimento cognitivo, psicológicas e teorias de mediação, que focalizam aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos;
• Fornecer subsídios para avaliação da sua prática pedagógica com métodos próprios da pesquisa, do ensino e da aprendizagem em educação, de acordo com paradigmas qualitativo ou quantitativo;
• Oportunizar a troca de experiências entre a comunidade e a academia através de programas de extensão;
• Possibilitar experiências extracurriculares através da valorização de atividades complementares e/ou de formação continuada de seus estudos, em cursos de pós-graduação lato e/ou strictu sensu;
• Proporcionar experiências interdisciplinares, viabilizando o trânsito entre a Física e outras áreas do conhecimento humano, principalmente entre as licenciaturas, parceiras de exercício profissional de formação básica;
• Formar pensadores autônomos, capazes de fazer juízo do conhecimento científico gerado pela humanidade, e também de questionar criticamente o resultado deste conhecimento científico gerado. Ser capaz de levar este conhecimento para sua sala de aula, atuando de forma socialmente responsável para com a sociedade e o meio ambiente;
• Formar profissionais que tenham a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e de criar, compreender, avaliar criticamente e utilizar novas idéias e tecnologias em seu trabalho pedagógico;
• Saber analisar e selecionar material didático e elaborar propostas alternativas; e planejar cursos com criação e adaptação de métodos pedagógicos.

Bacharelado
• Formar profissionais habilitados a reconhecer, analisar, projetar, implantar e avaliar projetos de softwares de sistemas computacionais ligados à prática e ao desenvolvimento dos aspectos modernos das ciências e da engenharia;
• Formar profissionais que tenha uma sólida formação específica, abrangendo os conhecimentos de: armazenamento e processamento de grandes volumes de informações dos mais variados tipos e formas e sua recuperação em tempo aceitável; computação de cálculos matemáticos complexos em tempo extremamente curto; comunicação segura, rápida e confiável; automação, controle e monitoração de sistemas complexos; computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grande volume de informações; processamento de imagens de diferentes origens; jogos e ferramentas para apoio ao ensino.

Mercado de Trabalho
Os egressos da licenciatura em Matemática encontram mercado de trabalho nas escolas públicas e privadas. O número de escolas do Rio Grande do Sul é suficiente para absorver os profissionais do curso. Tem-se presente, também, a escassez de profissionais habilitados nesta área, o que contribui para a valorização profissional. Além disso, a expectativa de trabalho em escolas vem sendo substituída por outras alternativas como pesquisa e desenvolvimento tecnológico, em campos especializados como: estatística, centros de processamento de dados, e assessoramento em instituições públicas e privadas. Também em áreas menos formais como professor de empresas, professor de aulas particulares, de cursos preparatórios e outras.

O profissional do campo da Matemática Aplicada à Informática tem seu mercado de trabalho voltado a projetos computacionais ligados à prática e ao desenvolvimento dos aspectos relacionados às ciências e engenharias. Sua atuação está concentrada, principalmente, em empresas e desenvolvimento tecnológico.
Histórico dos cursos de Matemática - Licenciatura e Bacharelado em Matemática Aplicada à Informática

O curso de Matemática - licenciatura, desde a sua implantação no ano de 1998, está alicerçado no princípio de que o profissional deve ser um educador preparado, ético, reflexivo e investigativo, comprometido com uma educação que atenda as demandas contemporâneas da sociedade e consciente da necessidade de atualização permanente.

Ao longo de mais de vinte anos de existência, o curso se consolidou através da construção de espaços de discussão, reflexão e atuação, buscando a formação de um profissional com sólidos conhecimentos matemáticos aliados a uma formação pedagógica que considere a evolução da educação matemática. Estes espaços de discussão estão materializados na existência do Laboratório de Matemática, no curso de especialização em Educação Matemática, no mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e na realização do Congresso Internacional de Ensino da Matemática.

O bacharelado em Matemática Aplicada à Informática baseia-se no princípio de que o profissional deve atuar como agente de transformações, capaz de interpretar os efeitos da disseminação do uso das tecnologias da informação e comunicação nesta sociedade e, com esta visão, reduzir o impacto que essas tecnologias possam provocar. Na época de sua implantação, o bacharelado em Matemática Aplicada à Informática era um curso inovador, com uma proposta que articulava conhecimentos matemáticos a conhecimentos da área de informática constituindo-se em um agente para o desenvolvimento harmônico e eficaz das tecnologias ligadas aos campos da Matemática e Informática. O desenvolvimento social e os avanços tecnológicos atuais consolidam o curso e sua importância como formadores de profissionais capacitados para atuarem em uma sociedade em constante transformação.

O curso de bacharelado conta com a estrutura do Laboratório de Informática (LABIN), que permite o seu pleno desenvolvimento e garante a sua contínua atualização.

Os cursos estão em constante desenvolvimento, alicerçado nas pesquisas produzidas pelo seu corpo docente e nas demandas advindas da sociedade, buscando um ensino de qualidade que forme profissionais capazes de atuar com competência, eficiência e ética.
Projeto Pedagógico

Licenciatura

O curso tem um enfoque humano e científico, sendo a formação dos alunos alcançada principalmente na sala de aula e nos laboratórios e passível de ser complementada através das linhas de pesquisa nas áreas de Educação Matemática envolvendo as mais variadas tendências.

O curso possui atuação em pesquisa, com grupos especializados que desenvolvem projetos nas áreas de educação matemática, com enfoque em tecnologias na Educação. O curso tem inserção na pós-graduação em Educação Matemática e no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, abrangendo os níveis de mestrado e doutorado.
Missão
Busca permanente da excelência no atendimento das necessidades relativas à Matemática Aplicada à Informática e Educação Matemática e a aprendizagem, visando formação de um profissional ético, reflexivo, investigativo e comprometido com a prática docente e profissional.
Visão
Ser um curso de excelência reconhecido nacionalmente pela formação de profissionais altamente capacitados na área de Matemática - licenciatura e bacharelado Aplicado à Informática.
Infraestrutura

Laboratório de Matemática

O Laboratório de Matemática da ULBRA, em funcionamento há mais de quinze anos, está ligado ao curso de licenciatura em Matemática e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Neste ambiente os alunos têm a possibilidade de discutir o processo de ensino e aprendizagem em matemática e os recursos didáticos necessários para um ambiente adequado à aprendizagem.

O Laboratório também é um espaço que possibilita o ato de pensar e levar o aluno a progredir nos conhecimentos e, também, a investigação de situações de ensino e aprendizagem que geram as formas de apresentação dos conteúdos matemáticos nos diferentes níveis de ensino tornando-se fundamental sua inserção em um curso de formação de professores.

No local se desenvolve pesquisa em educação matemática, dispondo de materiais e atividades que possibilitam ao aluno agir, pensar e construir sua aprendizagem. O Laboratório está instalado em uma sala de 90m² com infraestrutura adequada, possui materiais e softwares instrucionais, uma biblioteca própria sobre ensino da matemática e toda estrutura necessária às aulas teórico-práticas.

Entre as atividades desenvolvidas, encontram-se as oficinas pedagógicas, desenvolvidas com a participação dos professores da Matemática da rede de ensino pública e privada da grande Porto Alegre. As oficinas desenvolvem-se no turno da tarde. Mais informações podem sem obtidas junto à Extensão.

Laboratório de Informática
Núcleo de Estatística
Sala Virtual
Sala de Pesquisa
Biblioteca Própria
Atividades Acadêmicas

As atividades complementares são experiências extracurriculares adquiridas pelo aluno durante o período que frequenta o curso. Tem como objetivo complementar a formação do acadêmico (Art. 3º - LDB Lei nº 9394/96). Para o currículo de licenciatura deverá ser comprovado 200 horas.

A Universidade considera as atividades complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso escolhido.

As atividades complementares são atividades Acadêmicas Científicas Culturais (ACC) e devem ser desenvolvidas em três níveis:

Ensino - Extensão – Pesquisa
Serão entendidas como atividades complementares na modalidade de Ensino:
• Disciplinas eletivas não previstas na estrutura curricular do curso de licenciatura em Matemática;
• Cursos realizados em outras áreas afins;
• Monitoria de ensino e laboratoriais, como bolsistas ou voluntários;
• Estágios extracurriculares em áreas afins;
• Visitas programadas/técnicas;
• Atividades acadêmicas a distância;
• Experiências profissionais relevantes para o desempenho da profissão de professor de Matemática.

Serão entendidas como atividades complementares na modalidade de Extensão:
• Cursos diversos: informática, idiomas e outros relevantes para a profissão de professor de Matemática;
• Participação em eventos científicos, congressos, simpósios, jornadas e palestras;
• Trabalho voluntário comunitário na área do conhecimento;
• Participação em oficinas e cursos de extensão oferecidos em instituições de ensino reconhecidas;
• Vivência profissional complementar em áreas afins;
• Participação como representante de entidades estudantis.

Serão entendidas como atividades complementares na modalidade de Pesquisa:
• Iniciação Científica, como bolsistas de organismos de apoio à pesquisa e/ou como bolsistas voluntários;
• Pesquisa orientada com professor da área ou afins que estejam vinculados a organismos de apoio à pesquisa;
• Publicações de artigos em anais e revistas científicas, conforme normas específicas de pontuação;
• Apresentações de trabalhos de pesquisa em eventos científicos tais como: comunicações ou pôsteres em semanas acadêmicas e em feiras de iniciação científica organizadas por instituições de ensino superior;
• Publicação de livros sobre matemática ou ensino de matemática ou afins;
• Comparecimento e/ou assistência em defesa de trabalhos de conclusão de curso ou monografias.

Importante:
O acadêmico deverá cumprir um mínimo de 10 % em cada uma das modalidades acima. Na licenciatura, a carga horária mínima em cada nível (Ensino, Pesquisa e Extensão) é de 20h.

Como validar:As atividades complementares deverão ser comprovadas com documento original, junto à secretaria do curso de Matemática até o último semestre. Para isso, o acadêmico deverá entregar em uma pasta as atividades desempenhadas para a validação dos certificados.

Oferta Educativa semelhante