Graduação em Matemática (Licenciatura) (Barra Mansa, Rio de Janeiro)

Centro Universitário de Barra Mansa

Localização:Barra Mansa - Rio de Janeiro

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Sobre o Curso O curso de Matemática do UBM tem como objetivo formar educadores aptos ao exercício profissional competente, capazes de compreender a Matemática inserida no cotidiano social, cultural econômico, político e, sobretudo que possam integrar teoria e prática na ação educativa fomentando desta forma a Educação Matemática. Estrutura do Curso Atendendo a Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior; a resolução CNE/CP 2 de 19 de fevereiro de 2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura de graduação plena de formação professores da Educação Básica em nível superior; Resoluçáo nº 03, de 18 de fevereiro de 2003, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Matemática o Colegiado do Curso de Matemática aprovou Matriz Curricular 2004 com duração de 3 anos. A matriz curricular foi elaborada de forma a envolver o aluno, desde o início do Curso, em atividades ligadas a prática de ensino. Os conteúdos curriculares foram selecionados e organizados, levando-se em consideração os objetivos do Curso, o perfil desejado do profissional e as habilidades e competências previstas para serem desenvolvidas no Curso. Há uma inter-relação das disciplinas na concepção e execução do currículo contemplando conhecimentos Gerais, da Educação, Pedagógicos, Sociais, Políticos, Econômicos, Experimental e de Matemática. O curso possue vários laboratórios, são eles: * Laboratório de Ensino de Matemática - O Laboratório de Ensino de Matemática tem por objetivo propiciar ao aluno acesso e a reflexão sobre formas de ensinar que se utilizem de materiais didáticos tais como: manipulativos, pictóricos, impressos e audiovisuais. Equipado de softwares educacionais na área do Ensino da Matemática, como Cabri-Géométre e Maple; * Laboratório de Informática - O UBM mantém os laboratórios em funcionamento em período integral. Para utilização isolada, o aluno tem livre acesso, acompanhado por monitores. Perfil do Estudante O estudante que se propõe a ensinar a Matemática deve percebê-la como uma ciência contextualizada, sendo ele capaz de interpretar e explicar a realidade para tomada de decisões. Raciocínio lógico, postura crítica e a capacidade de resolver problemas também são necessários. Mercado de Trabalho Há uma carência muito grande de professores dessa área no ensino fundamental e médio. As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do professor de Matemática o fazem um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável. Recomenda-se cursar uma Pós-Graduação, caso o profissional tenha interesse em atuar no ensino superior ou na pesquisa acadêmica. Quem faz mestrado ou doutorado é normalmente disputado pelas Instituições de Ensino Superior. Dica do Profissional A formação de um profissional de educação deve incentivá-lo a aprender sempre e a usar sua inteligência, criatividade e a capacidade de interagir com outras pessoas. No caso particular do Professor de Matemática, é fundamental que ele tenha um sólido conhecimento matemático, que o torne capaz de ajudar seus alunos a serem também agentes de sua formação. O grande desafio dos Educadores Matemáticos é ensinar a matemática útil, integrada ao mundo atual e direcionada para o bem-estar social.

Plano de estudos

1º Período 01 Filosofia Geral e da Educação 02 Psicologia Geral e da Educação 03 Comunicação Escrita e Oral I 04 Laboratório de Prática Educativa I 05 Matemática da Educação Básica 06 Funções Reais 07 Geometria Plana e Desenho Geométrico 08 Lógica Matemática 2º Período 01 Sociologia Geral e da Educação 02 Comunicação Escrita e Oral II 03 Laboratório de Prática Educativa II 04 Políticas e Planejamento da Educação 05 Cálculo: Limite, Continuidade e Derivada 06 Álgebra Linear 07 Trigonometria 3º Período 01 Legislação da Educação Básica 02 Didática Geral 03 Metodologia para o Ensino da Matemática 04 Laboratório de Prática Educativa III 05 Cálculo: Aplicações da Derivada 06 Geometria Espacial e Desenho Geométrico 07 Matemática Financeira 4º Período 01 Didática e Tecnologia 03 Laboratório de Prática Educativa IV 04 Matemática Finita 05 Geometria Analítica 06 Cálculo: integral e aplicações 5º Período 01 Teoria dos Números 02 Laboratório de Prática Educativa V 03 Estatística 04 Métodos e Técnicas de Iniciação Científica 05 Cálculo: seqüências e séries 6º Período 01 Laboratório de Prática Educativa VI 02 Libras 03 Estruturas Algébricas 04 Análise Matemática 05 Cálculo: derivadas, integral e aplicações em IRn

Requisitos

Documentos necessários à realização da matrícula: * Certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias); * Cópia da publicação do Diário Oficial do Estado, constando conclusão do Ensino Médio, para os alunos formados a partir de 1985, no Estado do Rio de Janeiro e São Paulo; Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias); * Para portadores de Curso Superior: Histórico Escolar e Diploma (original e duas cópias); * Certificado de Quitação do Serviço Militar (original e duas cópias); * Carteira de Identidade (original e duas cópias); * Certidão de Nascimento ou Casamento (original e duas cópias); * Duas fotos 3 x 4 recentes; * CPF (original e duas cópias); * Título de Eleitor (original e duas cópias); * Comprovante de residência. OBS: Os menores de 18 anos deverão trazer os pais ou responsáveis legais, munidos de documentação para assinatura do requerimento de matrícula. * O candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado neste Edital perderá irrecorrivelmente o direito à mesma, sendo chamado, em substituição, o colocado na ordem imediata de classificação. * O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar Parecer de equivalência de estudos emitido pelo Conselho de Educação competente. * O candidato que tiver acesso direto, mediante comprovação de conclusão de Curso Superior, poderá requerer dispensa de disciplina (s) anteriormente cursada (s) nesta ou em outra Instituição. * Havendo interesse do candidato e disponibilidade de vaga será permitida a troca de turno e/ou a transferência do Campus Barra Mansa ou Campus Cicuta e vice-versa, respeitada a ordem de classificação.

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