Graduação em Matemática (Licenciatura) (Juiz de Fora, Minas Gerais)

Universidade Federal de Juiz de Fora

Diploma oferecido:Licenciado em Matemática

Localização:Juiz de Fora - Minas Gerais

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação:

O curso de Matemática tem duração de quatro anos ou oito períodos, em horário diurno. São oferecidas 30 vagas para licenciatura e bacharelado em Matemática, sendo todas para o primeiro semestre.

Perfil do Profissional:

A formação do profissional é de licenciado em Matemática ou bacharel em Matemática. Para o licenciado em Matemática as áreas de atuação são: Magistério de 1º, 2º e 3º graus, pesquisa em escolas e empresas públicas e privadas. Já o bacharel em Matemática pode atuar no Magistério de 3º grau, pesquisa em estabelecimentos de ensino e empresas públicas e privadas.

Informações Gerais:

A Licenciatura passou por uma recente reformulação em sua grade curricular, buscando-se conferir-lhe uma maior identidade como formadora de professores para o ensino básico, tornando-a, assim, mais estimulante para seus alunos. Esta nova grade curricular, além das disciplinas do ciclo básico das Ciências Exatas, é composta por dois grupos de disciplinas: 1) disciplinas de conteúdos matemáticos necessários ao futuro professor, ministradas pelo Departamento de Matemática; 2) disciplinas de formação pedagógica e prática de ensino, com estágios supervisionados, ministradas pela Faculdade de Educação. As disciplinas destes dois grupos são cursadas concomitantemente a partir do terceiro período, permitindo ao aluno, desde então, aplicar à realidade da escola os conhecimentos específicos de Matemática adquiridos.

A modalidade Bacharelado, que visa preparar profissionais para atuar no ensino superior e na carreira acadêmica, é caracterizada por disciplinas que aprofundam os conhecimentos do aluno em Matemática Pura, fornecendo uma sólida formação inicial nas áreas centrais da Matemática, como Análise, Álgebra, Equações Diferenciais, etc. (formação que se completa através dos cursos de Pós-Graduação). Para obter o título de Bacharel em Matemática, o aluno deverá também ser aprovado em um Trabalho de Conclusão de Curso sob orientação de um professor da área.

As atividades se dividem em aulas teóricas e práticas em laboratórios. Para o licenciado em Matemática o estágio é curricular.

Oferta Educativa semelhante