Graduação em Medicina Veterinária (Ponta Grossa, Paraná)

Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

Localização:Ponta Grossa - Paraná

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação

Formar profissionais, capacitando-os para a utilização de biotécnicas que visam a melhoria da produção e produtividade dos rebanhos, ações de promoção e recuperação/reabilitação de animais e saúde pública com trabalhos em clínicas e patologia veterinária, bem estar animal e vigilância em saúde. Este é o objetivo do recém lançado curso de Medicina Veterinária do Cescage.

Este curso nasceu com a missão de suprir uma carência da região, tipicamente agropecuária, e que carecia de profissionais gabaritados para o mercado de trabalho. A região possui pequenos produtores ainda sem assistência técnica, que necessitam de orientações básicas, desde a prevenção de zoonoses até a melhoria do plantel já existente.

A atividade do Médico Veterinário não está relacionada somente à saúde do animal. Ela tem como resultado final, também, as ações de proteção e promoção da saúde humana. O profissional formado pelo Cescage estará apto para atuar na prevenção e controle de doenças dos animais, contribuindo para o aumento da produtividade pecuária. Ele será capaz, ainda, de perceber e propor soluções para as necessidades dos indivíduos, populações, grupos sociais, sociedades e comunidade em relação à saúde do animal, ao saneamento básico e ao ambiente, à vigilância sanitária, à vigilância epidemiológica e à vigilância em saúde, à economia e administração de agronegócios, empresa veterinária e à ecologia e preservação do meio ambiente.

Para oferecer o curso de Medicina Veterinária, o Cescage já conta com toda infra-estrutura dos campi do Cescage e da Fazenda Escola, onde está instalada a Central de Biotecnologia de Reprodução Animal. Nesta central já são realizadas as atividades de transferência de embriões, congelamento de sêmen e fertilização in vitro. "Este trabalho já tem reconhecimento de todo o Brasil e vamos poder oferecer toda esta estrutura aos nossos alunos de Veterinária", informou o coordenador do curso, professor Raimundo Pereira.

Ainda de acordo com o coordenador, o curso veio para ser mais uma referência para a região dos Campos Gerais."Vamos formar profissionais prontos para encarar os desafios do mercado de trabalho, propiciando a eles conhecimentos práticos e teóricos sobre a profissão de Medicina Veterinária".

OBJETIVO GERAL

O Curso de Medicina Veterinária do CESCAGE, em consonância com o Art. 4º das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, o qual estabelece “dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental”, tem por objetivos gerais:

· Formar profissionais de nível superior habilitados para o exercício da Medicina
Veterinária, capacitando-os na prática de atividades de ensino, pesquisa e extensão e na utilização de técnicas que visem a melhoria da produtividade do rebanho animal, enfatizando a sanidade e reprodução animal, tecnologia dea limentos em produção animal e saúde pública.
· Atender as comunidades no que concerne à saúde, com planejamento e ações de
prevenção, promoção e recuperação/reabilitação da saúde de animais e saúde pública, com trabalhos em clínica e patologia veterinária, bem-estar-animal, bem-estar-humano e
vigilância em saúde.
· Aperfeiçoar os processos de produção agropecuária, pela obtenção de novos produtos agroalimentares, novos produtos agropecuários industrializados e pela melhoria dos produtos agroalimentares já existentes com agregação de valores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Favorecer o engajamento do discente em ações de treinamento e aprendizagem própria da Medicina Veterinária como:
- Atuar epidemiologicamente na promoção e proteção à saúde humana e epizootiologicamente à saúde animal.
- Tratar, recuperar e reabilitar animais acometidos de doenças infecto-contagiosas por meio da prática da clínica de animais em todas as suas modalidades.
- Executar e aperfeiçoar processos de patologia clínica.
- Diagnosticar e prognosticar doenças crônico-degenerativas e/ou infeccciosas.
- Identificar riscos e perigos com habilidade para reduzir impactos na Clínica Médica.
- Desenvolver a produção de leite, beneficiar e desenvolver derivados lácteos, bem como a produção de carne, pele, ovos e mel.
- Inspecionar produtos de origem animal à luz da legislação pertinente.
- Preservar o meio ambiente concomitante com o desenvolvimento do agronegócio.
- Desenvolver tecnologia de reprodução animal, e atuar na área da biotecnologia da reprodução animal visando a preservação e o melhoramento genético.
- Participar de atividades de ensino, planejamento, coordenação e execução técnica de trabalhos de reprodução animal, incluindo manejo sanitário, nutricional e tecnológico.
- Valorizar a educação continuada para sua própria formação e demais profissionais da área.
- Executar atividades de extensão rural em harmonia com os interesses da comunidade.


PERFIL

A moderna tecnologia e as exigências de um mercado de trabalho ampliado e
diversificado têm exigido da Educação Superior modificações significativas nos currículos, adaptando-os à realidade atual e à velocidade das transformações, inclusive aquelas pertinentes às particularidades regionais. O currículo destinado ao Curso de Medicina
Veterinária foi elaborado levando-se em consideração um perfil compatível com as
exigências do mercado, de forma a conceder ao futuro profissional uma formação dentro da realidade presente.

Isso se deu em 2001, sendo que a partir de 2004 os pressupostos filosóficos e
pedagógicos do Curso passaram por intensas reflexões e por uma reformulação para a elaboração do projeto pedagógico com vistas à implantação do referido curso. Para tanto, uma comissão de especialistas composta por representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária, representante da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná – SEAB, professores, e por profissionais liberais da Medicina Veterinária responsabilizou-se pela elaboração. Após várias rodadas de discussão o
projeto foi aprovado nas instâncias internas do CESCAGE e passou a vigorar a partir do primeiro semestre de 2006, após autorização concedida pela Comissão de Especialistas do MEC.

Constitui-se por um conjunto de matérias oferecidas sob a forma de disciplinas,
com o objetivo de capacitar o aluno para a obtenção do título de Médico Veterinário. O tempo mínimo e máximo é de 5 e 8 anos, respectivamente, correspondendo a 4892 horas/aulas. As disciplinas estão agrupadas em troncos inter-relacionados, distribuídas
em períodos que permitam, ao final do curso, conhecimentos crescentes até atingir o máximo de aprendizagem teórico-prática.

Os ciclos constantes do currículo estão divididos em três etapas: básico, de
formação geral e de formação profissional, além do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, na versão de um relatório do Estágio Supervisionado, cujo total é de 500 horas. Eles
têm objetivos próprios que devem ser cumpridos progressivamente e estão ordenados, segundo uma projeção lógica, em sistema de créditos, cuja finalidade é oferecer aos alunos uma formação generalista, garantindo-lhes o exercício profissional com competência, respeito e dignidade, em atendimento às novas diretrizes curriculares do ensino de graduação e, em particular, às da medicina Veterinária. Serão oferecidas 100 (cem) vagas, distribuídas em duas entradas – 60 (sessenta) no primeiro semestre e 40 (quarenta) no segundo semestre.

Diante dos objetivos, competências e habilidades estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, na formação do
Médico Veterinário generalista preconizada pela Instituição, serão enfocados os diferentes campos do saber sendo que, para o seu domínio, serão realizadas ações didáticopedagógicas
por meio de aulas teóricas, teórico-práticas, práticas, seminários e
discussões grupais, em salas de aula, laboratórios, ambulatórios, hospitais, fazendaescola e outros estabelecimentos de interesse para o ensino. Dentre eles pode-se destacar: cooperativas, granjas de criação, haras, clínicas e hospitais veterinários, fazendas, abatedouros-frigoríficos, fábricas de lacticínios e outras indústrias, serviços públicos de defesa e de vigilância sanitária e institutos e empresas de pesquisa e de extensão rural.

Participando dos programas de extensão e de iniciação científica, os alunos desenvolverão habilidades e terão contato com a comunidade contribuindo para a solução de seus problemas.
Complementando ações das atividades formativas, estimularão o raciocínio lógico para o desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento e solução de problemas por meio do conhecimento cognitivo induzidos pelas Atividades Complementares, incluindo os Estágios que os discentes são estimulados a realizar ao longo do Curso e a busca de
conhecimentos fora dos próprios da Universidade em programações monitoradas.

O Médico Veterinário é um profissional credenciado para o exercício de clínica
médica, cirurgia e obstetrícia veterinária; manejo reprodutivo e aplicação das biotécnicas da reprodução, como inseminação artificial, transferência de embriões, fertilização in vitro, etc; prevenção e combate de agravos à saúde animal; nutrição, melhoramento e produção de animais; tecnologia, higiene e inspeção de produtos de origem animal, planejamento e execução de projetos agropecuários; desenvolvimento e comercialização de produtos pecuários; saúde pública; ensino superior de disciplinas da área, pesquisa e extensão.

O Médico Veterinário exerce suas funções em vários locais, como Clínicas e
Hospital Veterinário, Cooperativas Agropecuárias, Fazendas de Grandes e Pequenos Ruminantes, Haras, Granjas de Suínos e Aves, Farmácias de Produtos Veterinários, Centrais de Inseminação Artificial e Transferência de Embriões, Indústrias de Produtos Pecuários, Frigoríficos, Laticínios, Serviço de Defesa Sanitárias Municipal, Estadual e
Federal, Zoológico; Empresas de Pesquisa e de Extensão, Universidades, dentre outros.

Na produção, evidenciando as diversas espécies animais integrando manejo,
alimentação, reprodução, melhoramento genético e o desenvolvimento mercadológico, econômico e tecnológico de produtos e de subprodutos de origem animal em toda a sua cadeia produtiva, respeitando sempre os impactos ambientais, e priorizando o bem estar
animal. Na área de Patologia e de Medicina, no diagnóstico, tratamento e profilaxia dos problemas de saúde que afetam os animais e seus reflexos na produção animal e na saúde humana; ainda executar projetos de defesa sanitária no combate às doenças do rebanho.

Nas áreas integrativas, difusão de tecnologia sobre temas ligados à produção e sanidade humana e animal, tecnologia de produtos de origem animal, através de treinamento com outras atividades oferecidas à população rural com o objetivo do crescimento tecnológico e melhoramento das condições de vida. Também será componente do curso, ensinamentos de Inglês que visam facilitar o acesso ao desenvolvimento global.

Em virtude da evolução do mundo atual, totalmente informatizado, tanto na
formação do profissional como também na sua futura inserção no mercado de trabalho, indispensável torna-se o conhecimento de informática, que também é enfocada nos ensinamentos da área integrativa. Sendo o médico veterinário um agente de transformação social, envolvido com atividades empresariais públicas ou privadas, tem no Curso de Medicina Veterinária um ponto de apoio nas áreas de Economia, da Administração e do Planejamento Estratégico.

As Ciências do Ambiente também serão trabalhadas, tanto no enfoque do
desenvolvimento rural quanto no urbano, e sempre com o objetivo final do melhoramento das condições de vida animal e da sociedade. Visando atender uma melhor formação profissional, a Instituição procurará desenvolver no educando, o raciocínio lógico e análise
crítica, a expressão em língua portuguesa, observando o código de ética e de deontologia do médico veterinário, aplicando conhecimentos essenciais da Medicina Veterinária para identificação e solução de problemas. Esses objetivos poderão ser atingidos por meio do
desenvolvimento das seguintes habilidades específicas:
- Praticar a clínica de animais em todas as suas modalidades.
- Coletar material, realizar e interpretar exames laboratoriais de rotina.
- Orientar e estimular o controle e profilaxia das enfermidades dos rebanhos.
- Aplicar medidas de Saúde pública na profilaxia das Zoonoses.
- Executar cirurgias de natureza terapêutica, econômica e estética.
- Identificar defeitos, vícios, acidentes e doenças, bem como realizar peritagem e exames técnicos sobre animais e seus produtos, em questões judiciais.
- Realizar perícia, exame e pesquisa reveladora de fraude ou intervenção dolosa nos animais inscritos nas competições desportivas e nas exposições pecuárias.
- Inspecionar e fiscalizar as indústrias de alimentos de origem animal visando a
níveis higiênico, sanitário e tecnológico satisfatórios.
- Atuar em empresas de produção, transformação e/ou comercialização de
produtos de origem animal. Atuar na indústria de produtos de uso veterinário tanto na produção como na fiscalização e comercialização dos mesmos.
- Elaborar e executar projetos de produção animal utilizando técnicas adequadas para instalações, manejo, nutrição e reprodução.
- Participar do ensino, do planejamento, da coordenação e da execução de
técnicas de trabalhos de reprodução animal, incluindo manejo, biotécnicas da reprodução, como inseminação artificial, transferência de embriões, fertilização in vitro, etc; e controle das doenças da reprodução.
- Planejar, administrar e avaliar estabelecimentos de produção animal, de
experimentação, de recreação e de serviços desportivos.
- Planejar e executar atividades de extensão rural em harmonia com os interesses da comunidade.
- Participar de atividades que visam a preservação ecológica do meio ambiente,
através da defesa da fauna e do controle da exploração das espécies de animais
silvestres.
- Ensinar disciplinas especificamente médico-veterinárias, bem como dirigir as
respectivas secções e laboratórios.
- Dirigir e fiscalizar o ensino da Medicina Veterinária.

O futuro profissional Médico Veterinário formado pelo Curso de Medicina
Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária do CESCAGE, em conformidade com os objetivos específicos, deverá receber uma formação generalista que lhes forneça condições legais e de competência no exercício da Medicina Veterinária.

Para tanto, espera-se que sejam capazes de:
- Participar dos processos modernos da produção animal e agronegócios,
envolvendo manejo, alimentação, reprodução e melhoramento dos rebanhos. Deverá receber conhecimentos fundamentais de planejamento e controle sanitário dos rebanhos especialmente no diagnóstico, profilaxia e tratamentos das doenças que acometem os animais.
- Atuar na Medicina Veterinária Preventiva com ênfase no combate às zoonoses.

Classificar, avaliar e tipificar produtos de origem animal e atuar nas questões legais que envolvam os aspectos higiênicos, sanitários e tecnológicos dos alimentos de origem animal.

O eventual aprofundamento em um determinado campo de atuação é optativo,
respeitada a sua vocação, as características regionais e as possibilidades técnicas e
financeiras da unidade de ensino.

- Receber uma formação humanística e uma postura ética fundamentada. O ensino do Curso de Medicina Veterinária deverá comprometer o acadêmico com o desenvolvimento e a busca do avanço tecnológico, associado ao respeito e ao bem estar animal. A aprendizagem deverá ser fortemente subsidiada por atividades
complementares, Pesquisa e Extensão, estimulando o espírito de iniciativa e de raciocínio lógico. Desta forma, o Médico Veterinário deverá ser um profissional avançado em relação
ao seu tempo, não se restringindo à mera prevenção e cura das doenças dos animais
domésticos e silvestres, devendo estar apto para enfrentar as necessidades de uma sociedade cada vez mais exigente em produtos de qualidade e os desafios profissionais do 3º milênio relacionados à moderna biotecnologia.

Chega-se diante disso, à missão do CESCAGE em relação ao Curso de Medicina
Veterinária na Região dos Campos Gerais, a qual será a de oferecer serviços
educacionais de qualidade, capacitando seus egressos com uma formação generalista, crítica e reflexiva, abrangente e eclética para o exercício de atividades profissionais com
embasamento ético, humanístico, cultural e técnico-científico nas áreas do conhecimento e de competência do Médico Veterinário em consonância com as exigências e necessidades do mercado de trabalho. Considera, pois, a importância do profissional médico veterinário para a área social, econômica e política do Brasil.
O egresso do curso deve ser capaz de perceber, abstrair, raciocinar e idear
soluções para as necessidades dos indivíduos, populações, grupos sociais, sociedades e comunidades, em relação à saúde animal, ao saneamento básico e ao ambiente, à vigilância sanitária, à vigilância epidemiológica e à saúde pública, à economia e administração do agronegócio, empresa veterinária e à ecologia e preservação do
ambiente.

No cunho social estará habilitado a integrar equipes de saúde pública, identificando situações de risco à saúde e propondo medidas de redução de riscos, com prevenção e promoção à saúde. Assim, o Perfil Profissional do Médico Veterinário estabelecido pelo
CESCAGE descrito, relaciona-se aos requisitos psicofísicos e as atribuições profissionais desejadas.











Plano de estudos

PRIMEIRO SEMESTRE

Biologia Celular
Informática
Metodologia Científica e Tecnológica
Bioquímica I
Biofísica
Deontologia e Ética Veterinária
Anatomia I
Inglês Básico I


SEGUNDO SEMESTRE

Histologia e Embriologia
Bioquímica II
Genética
Microbiologia I
Fisiologia I
Anatomia II
Estatística
Inglês Básico II

TERCEIRO SEMESTRE

Bioclimatologia Animal
Parasitologia Veterinária
Fisiologia II
Microbiologia II
Imunologia
Forragicultura
Melhoramento Animal
Inglês Instrumental I



QUARTO SEMESTRE

Introdução à Zootecnia
Fundamentos de Nutrição e Alimentação Animal
Sociologia
Ciências do Ambiente
Farmacologia
Semiologia
Patologia Geral


QUINTO SEMESTRE

Clínica de Pequenos Animais I
Patologia Clínica Veterinária
Anestesiologia
Toxicologia e Plantas Tóxicas
Terapêutica Veterinária
Anatomia Patológica


SEXTO SEMESTRE

Doenças infecto-contagiosas
Economia e Administração Rural
Clínica de Pequenos Animais II
Técnica Cirúrgica
Tecnologia de Produtos de Origem Animal
Doenças Parasitárias


SÉTIMO SEMESTRE

Defesa Sanitária Animal
Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais
Empreendedorismo
Bovinocultura de Corte
Avicultura
Diagnostico por Imagens
Optativa 1
Extensão Rural

OITAVO SEMESTRE

Ornitopatologia
Clínica de Monogástricos
Ginecologia e Obstetrícia Veterinária
Optativa 2
Bovinocultura de Leite
Suinocultura
Inspeção de Produtos de Origem Animal I
Total

NONO SEMESTRE

Clínica de Poligástricos
Clínica Cirúrgica de Grandes Animais
Inspeção dos Produtos de Origem Animal II
Andrologia e Biotecnologia da Reprodução Animal
Epidemiologia e Saúde Pública
Ovinocultura e Caprinocultura
Tópicos Especiais em Medicina Veterinária


DÉCIMO SEMESTRE

Estágio Supervisionado


DISCIPLINAS OPTATIVAS

Odontologia Veterinária
Ortopedia e Podologia
Ezognósia e Julgamento de Animais
Equinocultura
Apicultura
Cunicultura
Bubalinocultura
Aqüicultura
Criação de Animais não convencionais
Planejamento Agropecuário





Oferta Educativa semelhante