Graduação em Odontologia (Bauru, São Paulo)

Universidade do Sagrado Coração

Diploma oferecido:Cirurgião-dentista

Localização:Bauru - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A PROFISSÃO

O curso de graduação em Odontologia assegura a aquisição de competências, habilidades e atitudes específicas do cirurgião-dentista. O desenvolvimento do currículo abrange todos os níveis da Saúde; a capacitação multi e interdisciplinar do profissional; o reconhecimento da Saúde como direito do cidadão; a competência para articular a profissão com o contexto social em que atua; a elaboração de pesquisas que ampliem os conhecimentos da área; o atendimento individual e coletivo de pacientes; os métodos de orientação da população quanto à prevenção de problemas bucais; o diagnóstico de doenças bucais e os procedimentos operatórios. O curso prepara o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. O ponto central é a formação de um profissional adaptável a situações novas e emergentes e apto a integrar equipes multiprofissionais.

_________________________________________________

Estrutura básica de formação prática:


A parte prática do curso é feita com o aluno supervisionado por docentes, em pacientes que procuram a clínica acadêmica, desejando tratamento de boa qualidade e de baixo custo, e é aqui onde a extensão de serviços à comunidade se caracteriza em sua plenitude.

Geralmente um determinado assunto é enfocado em aula teórica, profusamente ilustrado com diapositivos, retroprojeção, video- tapes, tv de circuito fechado enfim, com o meio julgado ótimo para aquele assunto.Em se tratando de educação de adultos utiliza-se metodologias ativas de ensino e apredizagem, que proponham concretamente desafios a serem superados pelos estudantes, tendo o professor como facilitador e orientador do processo. Depois de convenientemente explanado, aquele tópico é enfocado em demonstração prática, com paciente e pelo professor, seguido de perto por pequeno grupo de alunos, que a seguir são autorizados a executar o mesmo procedimento com a supervisão direta do professor. Em muitas disciplinas, entre o ensino teórico e a clínica, existe ainda um estágio intermediário de treinamento em laboratório, com a utilização de manequins que reproduzem a situação clínica, caso das disciplinas chamadas de pré-clínicas já anteriormente referidas.

O ensino prático, no laboratório ou na clínica, é uma constante desde o primeiro até o último semestre do curso.

O desenvolvimento do currículo contempla diferentes áreas da Odontologia: patologia bucal, radiologia, estomatologia, clínica odontológica, oclusão, dentística, endodontia, periodontia, prótese, implantodontia, traumatologia buco-maxilo-facial, odontologia pediátrica, odontologia em saúde coletiva e medidas ortodônticas preventivas.

Recursos:

O curso de Odontologia tem contado com a atenção da Universidade e a contratação de professores, técnicos e funcionários de formação adequada ao desempenho de suas funções, bem como os recursos financeiros têm tido o fluxo necessário para seu funcionamento.

O curso dispõe de 160 consultórios odontológicos e os universitários são supervisionados por um corpo docente que, além de lecionar na graduação, desenvolve atividades ligadas à pós-graduação, já implantada na Universidade. Os professores, além de titulados, possuem sólida vivência clínica e experiência docente.

A prática clínica dos alunos atende gratuitamente à comunidade de Bauru e região. São atendidos pacientes de todas as faixas etárias. O curso prepara o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. O ponto central é a formação de um profissional adaptável a situações novas e emergentes e apto a integrar equipes multiprofissionais.

O curso conta também com áreas de estágios extra-murais para atenção e atendimento em saúde bucal para a população dentro de seu próprio ambiente, levando o acadêmico de odontologia a atuar junto à comunidade , vivenciando situações locais, conhecendo portanto outras realidades da prática da odontologia integral,que não só aquela dentro das qualidades excelentes encontradas dentro das clinicas no Campus Universitário.

Seguindo o tripé: Educação/ Prevenção/Tratamento dentro da linha cristã da Universidade, de Prestação de Serviços à Comunidade ,no curso de odontologia foram montados estágios extra-muro onde os alunos têm atuado junto à comunidade sistematicamente e para isto têm sido sensibilizados, conscientizados e preparados para uma atuação participativa com esta prestação de serviço.

As práticas em Ações de Saúde visam a formação do aluno de graduação do curso de odontologia apto a planejar e desenvolver ações de saúde com estratégias de intervenções que estejam de acordo com a necessidade local da comunidade aonde atua . A necessidade que se relata não é apenas a necessidade de tratamento, mas deve ser vista a partir de um diagnóstico social em que procura-se conhecer toda condição de vida do indivíduo.

No decorrer do estágio o aluno deverá conhecer as estratégias e ações de saúde bucal praticadas pela Universidade, pela iniciativa privada, pelas cooperativas de assistência à saúde e pelo Poder Público tanto no nível Federal, como Estadual e Municipal. Além de conhecer, deve desenvolver sua capacidade de avaliação e críticas com sugestões viáveis para a implantação de novas estratégias de atuação.

O PROFISSIONAL

Capacitado para o exercício de atividades referentes à saúde bucal, este profissional atua em todos os níveis de atenção à Saúde, através da orientação acerca dos cuidados necessários com os dentes, na prevenção, no diagnóstico e tratamento das doenças do sistema estomatognático, desde as intervenções básicas até aos procedimentos operatórios, buscando assegurar a qualidade de vida da população. É um profissional generalista, com sólida formação humanista, ética e técnico-científica, capaz de interagir com a sociedade com liderança e compromisso social.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho odontológico tem feito exigências para se manter no contexto da profissão do egresso do curso se apresentar com transparência em relação a segurança de qualidade na formação de profissionais, compromisso com a compreensão das necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidade com quem irão atuar e conscientização de formação contínua na especificidade da área de conhecimento.
O curso projeta como perfil o cirurgião-dentista ser um profissional generalista e com potencialidade para ser reflexivo, crítico, com base em valores humanistas, éticos e em saber técnico-científico, com capacidade profissional de estabelecer com o paciente uma relação de atendimento sensibilizado e comprometido, respeitando-o e valorizando-o, apresentando conhecimentos, habilidades e comportamentos para prestar cuidados resolutivos à comunidade, atendendo às necessidades do sistema de saúde nacional, com ênfase na prevenção de doenças bucais e sensibilidade para a interação com outros profissionais da saúde.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Gerais


. Habilitar cirurgiões-dentistas com conhecimentos biológicos e habilidades técnicas para prestação de serviços à população, prevenindo, diagnosticando, tratando e/ou encaminhando os portadores das doenças da boca e estruturas adjacentes aos cuidados especializados. Atuar como agente de transformação da realidade social, no processo de saúde-doença, com capacidade para o gerenciar e administrar a gestão dos serviços de saúde e convivência com equipes multiprofissionais.

Específicos

. Formar o estudante com a mentalidade de prevenir as doenças e com capacidade de atuação crítica no gerenciamento dos serviços de saúde na comunidade.

. Ensinar o aluno a executar com habilidade, técnicas específicas e tarefas inerente ao exercício da Odontologia confrontando as questões teóricas com o resultado das experiências práticas e decidir o que de melhor convém ao seu paciente ou à sua comunidade.

. Identificar a prática profissional sadia como eixo dinamizador para onde convergem todas as disciplinas teóricas do curso.

Plano de estudos

DISCIPLINAS

Anatomia dental
Anatomia humana
Biologia celular e molecular
Bioquímica
Comunicação e expressão
Embriologia e histologia
Materiais dentários I
Odontologia social, preventiva e epidemiologia
Anatomia de cabeça e pescoço
Biofísica e fisiologia
Educação para a saúde
Escultura dental e oclusão
Histologia bucal
Imunologia
Materiais dentários II
Métodos e técnicas da pesquisa
Microbiologia
Cariologia
Dentística I
Ética e cultura religiosa
Farmacologia
Patologia geral
Periodontia I
Políticas e gestão de saúde
Radiologia
Bioestatística
Cirurgia buco maxilo facial I
Dentística II
Endodontia I
Ergonomia
Patologia bucal
Periodontia II
Prótese parcial fixa I
Prótese total
Cirurgia buco maxilo facial II
Dentística III
Diagnóstico bucal I
Endodontia II
Est. Sup. Odont. Saúde da família e coletiva I
Periodontia III
Prótese parcial fixa II
Prótese parcial removível
Cirurgia buco maxilo facial III
Diagnóstico bucal II
Endodontia III
Est. Sup. Odonto saúde . Família coletiva II
Estágio sup. Em clínica integrada reabilitadora
Estágio sup. Em clínica integrada restauradora
Ortodontia I
Prótese parcial fixa III

Oferta Educativa semelhante