Graduação em Pedagogia (Vitória, Espírito Santo)

Faculdade Multivix

Localização:Vitória - Espírito Santo

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Características:

A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, nº 9.394/96 destaca a importância da formação dos profissionais da educação, estabelecendo:

Art. 64 – “A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional”.
O curso de pedagogia da UNIVIX está fundamentado em uma sólida formação, contemplando bases cognitivas, habilidades e atitudes que se traduzem em três eixos:

• Educação para o desenvolvimento científico e tecnológico, voltada para a aquisição e expansão do conhecimento e do pensamento reflexivo, articulando educação, cultura, ciência e tecnologia;
• Educação para o desenvolvimento humano permanente, que vem sendo requerida em função das transformações no conhecimento, dos avanços científicos e das mudanças na organização do trabalho. É um incentivo à investigação, à inovação e criatividade, à autonomia para aprender ao longo a vida;
• Educação para a ética profissional, capacitando o aluno a ver na sua profissão um conjunto de conhecimentos que devem estar a serviço do homem, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida e a solidariedade.

O compromisso da UNIVIX é com a oferta de uma educação de alta qualidade, centrada no educando, sujeito do processo de ensino-aprendizagem e cidadão de um mundo cujo grande desafio é ser livre, igualitário e socialmente justo.

O que faz o Profissional
Para atuar como pedagogia é preciso ter sólida formação que permita autonomia para aprender continuamente, ter espírito empreendedor e preparo profissional para desempenhar funções variadas, inovando e criando a partir de fundamentos recebidos na escola e na faculdade.

Atuando como docente ou dirigente, o pedagogo deve redigir bem, ter capacidade de pensar em função de planos e objetivos; de transmitir, argumentar e refletir idéias. Precisa apresentar elevado grau de sociabilidade e capacidade de liderança, iniciativa, dinamismo e autonomia. Outros requisitos importantes são: equilíbrio emocional, paciência, clareza, desembaraço, criatividade, otimismo. E, sobretudo, respeito e crença no ser humano.
Em outras palavras, espera-se que o pedagogo possa assumir o seu papel de sujeito no processo educacional, estando capacitado a fazer valer e projetar em sociedades pluralistas, os valores fundamentais da Educação.
O profissional formado em Pedagogia atua no Magistério da Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Especial, nos cursos de Educação Profissional, na Gestão Educacional e de Projetos Educativos em escolas, empresas, ONG's, hospitais e outras instituições governamentais e não governamentais.





Objetivo:

O objetivo geral do curso de Pedagogia da UNIVIX é formar profissionais capazes de enfrentar desafios, de lidar com as novas tecnologias e que, além de educadores, sejam gestores competentes para atuarem com segurança, propondo mudanças e provocando transformações.

Como objetivos específicos, o curso tem:

• Formar o pedagogo consciente da identidade da escola, de sua racionalidade administrativa, autonomia e compromisso social;
• Construir a identidade profissional do educador, com base nas dimensões ético-política, teórico-conceituais e estratégico-instrumentais da profissão;
• Reconhecer as peculiaridades dos sujeitos do processo educativo, as características do contexto histórico e cultural em que vivem e empregar adequadamente os meios necessários para oferecer uma educação de elevado padrão de qualidade;
• Oferecer efetivas condições de trabalho, de reflexão e de comunicação interna – entre as turmas de Pedagogia e outras licenciaturas – e externa – entre escolas de ensino fundamental da comunidade – assegurando uma formação dinâmica e contextualizada;
• Incentivar o gosto pela descoberta e pela autonomia de buscar, aprender e criar.

Plano de estudos

Grade curricular:

Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia
Sociologia da Educação
Psicologia da Educação
Metodologia de Pesquisa
Leitura e Produção de Textos
Pesquisa e Prática Pedagógica I
História da Educação
Sociologia da Escola
Dificuldades de Aprendizagem
Filosofia da Educação
Escola, Família e Comunidade
Pesquisa e Prática Pedagógica II
Didática
Currículo: Políticas e Práticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização I
Educação, Arte e Movimento
Antropologia Cultural
Pesquisa e Prática Pedagógica III
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização II
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática
Estatística aplicada à Educação
Pesquisa e Prática Pedagógica IV
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História
Fundamentos da Educação Infantil
Política Educacional Brasileira
Literatura Infanto-Juvenil
Educação Inclusiva
Pesquisa e Prática Pedagógica V
Estágio Supervisionado I
Gestão Democrática da Educação
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino Fundamental
Organização do Trabalho na Escola
Princípios e Métodos da Supervisão Escolar
Optativa I
Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira
Trabalho de Conclusão de Curso I - Elaboração do Projeto de Pesquisa
Estágio Supervisionado II
Princípios e Métodos de Administração Escolar
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Avaliação Educacional
Ética Profissional
Educação Ambiental
Optativa II
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado III
Atividades Complementares

Oferta Educativa semelhante