Localização:Resende - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características
Histórico
 A Faculdade de Filosofia e Ciência Dom Bosco, mantida pela Associação Educacional Dom Bosco, de Resende, estado de Rio de Janeiro, teve sua autorização de funcionamento através do DEC.72.563, de 01-08-1973, para os Cursos de Pedagogia e Letras.
 O Curso de Pedagogia foi reconhecido pelo DEC.82.372, de 05.10.1978 (DOU - de 5.10.1978) com as habilitações plenas em magistério das disciplinas pedagógicas do ensino médio, administração escolar e orientação educacional, tendo iniciado suas atividades em 01.03.1974.
 No ano de 1999 foi autorizado funcionamento da habiltação em supervisão escolar, pela portaria nº. 51, de 14.01.1999.
 Atualmente o Curso de Pedagogia encontra-se ajustado às exigências da resolução CNE/CP nº 1, de 15.05.2006.
 Concepção
 O curso de Pedagogia observa, com especial atenção: os princípios constitucionais e legais; a diversidade sociocultural e regional do país; a organização federativa do Estado brasileiro; a pluralidade de idéias e de concepções pedagógicas, a competência dos estabelecimentos de ensino e dos docentes para a gestão democrática.
 
 Estabelece como referência, o respeito a diferentes concepções teóricas e metodológicas próprias da Pedagogia e àquelas oriundas de áreas de conhecimento afins, subsidiárias da formação dos educadores, que se qualificam com base na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
 
 Assim concebida, a formação em Pedagogia inicia-se no curso de graduação, quando os estudantes são desafiados a articular conhecimentos do campo educacional com práticas profissionais e de pesquisa, estas sempre planejadas e supervisionadas com a colaboração dos estudantes. Tais práticas compreendem tanto o exercício da docência como o de diferentes funções do trabalho pedagógico em escolas, o planejamento, a coordenação, a avaliação de práticas educativas em espaços não-escolares, a realização de pesquisas que apóiem essas práticas. Nesta perspectiva, a consolidação da formação iniciada terá lugar no exercício da profissão que não pode prescindir da qualificação continuada.
 
 Objetivo 
 
 Formar docentes para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos Pedagógicos de forma competente, critico e atuante. Considerando a escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para a cidadania, a pesquisa, a analise e a aplicação dos resultados de investigações de interesses da área educacional a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
 
 As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
 
 I - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
 II - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos experiências educativas não-escolares;
 III - produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
 
 Bem como se espera que o licenciado em Pedagogia esteja apto também para:
 
 • Dominar o conhecimento científico, no âmbito da educação escolar, como à sua competência profissional para o exercício de funções mais abrangentes onde se faça necessário o trabalho do pedagogo;
 • Exercer, com competência técnica, política, científica e ética, as funções que vier a desempenhar, tanto no serviço público como no privado;
 • Possuir uma visão crítica, despida de senso comum, da realidade sócio-cultural e educacional brasileira, desenvolvendo estratégias de intervenção e de mudança e sabendo intervir na mesma, quando necessário;
 • Construir um referencial teórico-prático que o possibilite acompanhar o novo conhecimento gerado continuamente, e mesmo gerar conhecimentos novos, com vistas a uma atuação eficiente no processo ensino-aprendizagem, como docente e na gestão educacional, como administrador, orientador e/ou supervisor escolar, e em outras áreas, vinculadas ou não à educação.
 
 Mercado de Trabalho
 
 O campo de atuação do pedagogo vem se definindo em várias esferas da docência: na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, no ensino médio, modalidade normal e em cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar. 
 Além desses campos configuram-se, para a atuação do pedagogo, os da avaliação de sistemas, projetos e programas educacionais, entre outros. 
 
 Perfil
 
 Este tipo de profissional necessita de um alto nível de conscientização, de formação científica que lhe permita uma concepção clara da função pedagógica no interior da escola e fora desta, bem como a sua relação com o meio ambiente no campo político, social, econômico e cultural. 
 Tendo em vista a natureza das atividades desenvolvidas pelo pedagogo, são apresentadas como características básicas para o desempenho de suas funções, as habilidades abaixo: 
 • Habilidades Científicas: 
 » O domínio do saber nos diversos campos de conhecimento pedagógico, numa perspectiva de formação contínua e auto-aperfeiçoamento. 
 » A capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social. 
 » O domínio da tecnologia de pesquisa que possibilite o conhecimento da realidade educacional, evidenciando as relações entre causa e efeito. 
 • Habilidades Técnicas: 
 » A capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas. 
 » A aplicação de conhecimentos teóricos na prática educacional de forma eficiente e eficaz, bem como de métodos e técnicas diversificadas e apropriadas a cada caso. 
 • Habilidades Políticas: 
 » O compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade, bem como o respeito ao ser humano em suas possibilidades e limitações. 
 » A utilização da atitude democrática como um dos princípios básicos da educação, estimulando a participação coletiva nas decisões de interesse social. 
 • Habilidades Pessoais: 
 » A liderança, a sociabilidade, a iniciativa, o dinamismo, o raciocínio verbal e abstrato, a criatividade e a coerência. 
 Tendo em vista estas habilidades, torna-se necessário ressaltar que o profissional que o Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco pretende oferecer ao mercado de trabalho deve ser capaz de articular a atividade de ensino com o compromisso profissional voltado às transformações sociais, isto é, uma formação que seja capaz de atender aos anseios e perspectivas do indivíduo e da sociedade além de desenvolver a capacidade de investigação científica, transformando sua atuação numa dupla função ensino e pesquisa. Enfim, uma pedagogia fundamentalmente participativa, alicerçada no “aprender a aprender” e no “aprender a fazer”, articulando os saberes que definem sua identidade profissional. 
 
Plano de estudos
DISCIPLINAS
 Pesquisa e Prática em Educação I  
 Filosofia da Educação  
 Fundamentos da Psicologia na Educação  
 Fundamentos da Sociologia  
 História da Educação  
 Antropologia e Educação  
 Arte e Educação  
 Leitura, Análise e Produção de Texto Acadêmico  
 Tecnologia Aplicada à Educação  
 Biologia Aplicada à Educação  
 Seminários de Tendências Pedagógicas no Brasil  
 Pesquisa e Prática em Educação II
 Fundamentos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
 Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
 Métodos Quantitativos e Qualitativos Aplicados à Educação
 Currículo e Escola
 Didática na Educação
 Educação Ambiental
 Psicologia da Aprendizagem
 Sociologia da Educação
 Educação Inclusiva
 Educação da Linguagem Brasileira de Sinais
 Psicomotricidade
 Jogos e Recreação
 Avaliação Escolar
 Fundamentos da EJA
 Cuidados e Educação na Creche/Pré-escola 
 Gestão Escolar
 Processo de Alfabetização – Conteúdo e Forma
 Seminário em Literatura Infanto-Juvenil
 Planejamento de Ensino e Projetos Políticos Pedagógicos
 Gestão do Trabalho Pedagógico em Supervisão 
 Gestão do Trabalho Pedagógico em Orientação
 Planejamento e Avaliação Institucional
 Fundamentos e Metodologia do Ensino da língua Portuguesa
 Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais
 Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais
 Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática