Graduação em Pedagogia (Licenciatura) (Bebedouro, São Paulo)

Faculdades Integradas Fafibe

Localização:Bebedouro - São Paulo

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Concepção / Objetivo O Curso de Pedagogia, das Faculdades Integradas Fafibe, fundamenta-se na concepção da formação de profissionais licenciados em Pedagogia, com competências e habilidades para atuar na docência da educação infantil, no ensino fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional e a gestão do trabalho educacional, quanto à compreensão dos processos de planejamento, implementação das políticas educacionais para educação básica. A Licenciatura em Pedagogia desenvolve e articula a formação para as atividades docentes, privilegiando a reflexão crítica em torno da concepção de homem, de mundo e da realidade brasileira. O curso concebe-se a partir de competências e habilidades a serem adquiridas pelo licenciando, por meio de uma pluralidade de conhecimentos, que articulam a teoria e a prática ao conhecimento global e específico, fomentados pela ação–reflexão-ação, privilegiando os saberes, em suas articulações com a prática docente. De forma a efetivar uma competente intervenção profissional, na totalidade de suas dimensões ética, política e social, também o curso volta-se para uma forma mais ampla através da extensão, em suas modalidades, principalmente na por projetos comunitários, que visam à inclusão social, com espírito crítico, responsabilidade social e atitude ética, comprometida com a melhoria do ensino de nosso País. Para tanto, a matriz curricular encontra-se disposta, de tal forma que, desde o início do curso, além de conteúdos básicos de Pedagogia, há o desenvolvimento de habilidades fundamentais ao profissional contemporâneo, destacando-se o manuseio da informática. As Práticas de Formação, dentro desta organização, são de fundamental importância para a articulação e consolidação das relações teórico-práticas, bem como de uma formação plural, contextual e interdisciplinar, propiciando múltiplas vivências de natureza científica e prática. Também, o trabalho de conclusão de curso e as atividades acadêmico-científico-culturais, favorecem a formação continuada e a autonomia docente. Por que na Fafibe é diferente? Na Fafibe, o projeto pedagógico inova ao contemplar as práticas de formação como espaço de vivência educacional e que propicia o contato com as modernas metodologias, que envolvem o processo ensino-aprendizagem. Conta, também, com corpo docente qualificado e uma infraestrutura planejada, compreendendo laboratórios específicos, tais como de matemática, informática, multidisciplinar, brinquedoteca, biblioteca infantil, dentre outros, que contribuem para que o licenciado tenha uma atuação profissional inovadora. Onde Trabalhar? * Educação Infantil * Anos iniciais do Ensino Fundamental I * Educação de Jovens e Adultos * Gestão de Processos educativos: Direção e Coordenação de espaços escolares * Projetos Educativos não escolares Perfil do Egresso O curso de Licenciatura em Pedagogia almeja formar profissionais que, ao final do curso, deve ter competências e habilidades gerais proporcionadas: * Pela aquisição de adequada formação geral, crítica, ética e cidadã, voltada à solidariedade; * Pela sólida fundamentação teórica e prática, com uma visão de mundo e interpretação histórica renovadas; * Pelo respeito às diversidades culturais, a fim de equilibrar as diferenças sociais e se tornar um agente transformador da realidade social; * Pela cooperação e repúdio às injustiças, respeitando a alteridade e conquistando o respeito mútuo; * Pelo posicionamento crítico, responsável e construtivo nas diferentes situações sociais, através do diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas e analisar os resultados de sua atuação. * No aspecto específico, o profissional a ser formado destacar-se-á pelas seguintes competências e habilidades: * Atuar, profissionalmente, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em fases diferentes do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; * Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões de diferentes naturezas; * Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; * Compreender o processo de inclusão social de portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania; * Participar da gestão das instituições, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico e projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não-escolares; e também fora delas nos movimentos sociais. * Analisar, refletir e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes; * Equacionar os fundamentos das políticas públicas, em especial no campo educacional, e a partir delas intervir nas diferentes instâncias, de forma a eliminar a discriminação e a seletividade que impedem o acesso e o direito à educação; * Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho; * Percepção de diferentes contextos interculturais; * Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem na educação básica, nas séries específicas para sua área de atuação; * Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino. * Estabelecimento de novas propostas de atuação, dispensando procedimentos e comportamentos padronizados, quando amparado por uma sólida formação geral, diagnosticando as várias situações do ambiente escolar; * Refuto ao individualismo, procurando, ao contrário, o fomento pelo trabalho em grupo e interdisciplinar, dentro do processo educacional, com vista a uma atuação sistematizada e significativa; * Utilização dos recursos de informática, como suporte pedagógico e específico; * Propensão em interagir com profissionais de áreas afins para a partilha da prática docente. * Atualização constante ou formação continuada, por meio de estudos e participação em eventos de caráter científico, entre outros, ao longo de toda sua trajetória profissional; * Compromisso profissional, moral e ético na atuação como responsável por sujeitos em formação; * Consciência da função social que o profissional da educação deve desempenhar; * Busca por melhores condições de trabalho, com vistas a garantir efetiva qualidade da educação oferecida.

Plano de estudos

Matriz Curricular 1º Período Antropologia: Realidade Brasil.Diversidade Étnico-Racial Ensino e Pesquisa I Filosofia da Educação I História da Educação I Língua Portuguesa Práticas de Formação Psicologia: a Criança em Desenvolvimento Sociologia da Educação I Tecnologia em Educação: Linguagem e outros Códigos Teoria Geral da Educação I 2º Período Cultura Infantil: Brinquedos e Brincadeiras Filosofia da Educação II História da Educação II Pensamento Lógico-Matemático Práticas de Formação Psicologia: Desenvolvimento e Aprendizagem Sociologia da Educação II Teoria Geral da Educação II 3º Período Desenvolv. das Habilidades Lingüísticas na Educação Infantil Didática: Competências e Habilidades Docentes Fundamentos de Arte e Educação Fundamentos e Metodologia da Natureza e Sociedade Organização do Espaço e do Cotidiano na Educação Infantil Práticas de Formação Psicomotricidade, Movimento e Localização Espacial 4º Período Ensino e Pesquisa II Escrita: Alfabetização e Letramento Estágio Curricular Supervisionado Fundamentos e Metodologia do Ensino da História e Geografia Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica Projeto Pedagógico da Educação Básica Práticas de Formação 5º Período Currículo e Programas Educação em Instituições Sociais Não Escolares Estatística e Educação Estágio Curricular Supervisionado Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa Fundamentos e Metodologia do Ensino de Educação Física Gestão Escolar: Administração e Planejamento Práticas de Formação 6º Período Avaliação Educacional Estágio Curricular Supervisionado Fundamentos e Metodologia da Educação Inclusiva Fundamentos e Metodologia para a Docência no Ensino Médio Gestão em Instituição Não Escolar Legislação da Educ. Básica: Superv., Coorden. e Orient. Educ Língua Brasileira de Sinais Práticas de Formação Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso

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