Graduação em Pedagogia (Licenciatura) (Cachoeira, Bahia)

Faculdade Adventista da Bahia

Localização:Cachoeira - Bahia

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Curso
A Faculdade Adventista de Educação do Nordeste (FAENE), situada no município de Cachoeira – Bahia, reconhecida pela portaria nº. 946 de 22 de julho de 2010, publicada no D.O.U. em 23 de julho de 2010, é uma instituição de ensino superior ligada ao sistema educacional adventista, rede mundial de ensino mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social (IANDBEAS). Está inserida num amplo espaço físico e localizada em uma área campestre com mais de 1Km², espaço que abriga além desta, outras instituições sob a estrutura da IASD.

Como Instituição Educacional, a FAENE propõe-se a evidenciar os valores da cidadania na compreensão crítica de seu papel estratégico no contexto regional e sócio-econômico, contribuindo para uma transformação modernizadora na elevação dos patamares de educação das novas gerações, oferecendo um ensino superior de qualidade, que estimule a formação integral do homem, direcionada não apenas à perspectiva de mercado, como também às necessidades sociais e humanas.

A FAENE oferece o curso de Licenciatura em Pedagogia com formação prioritária em docência da Educação Infantil, anos inicias do Ensino Fundamental e gestão de processos educativos. Isso significa que, além da formação para a docência, o curso agrega conhecimentos que permitem ao sujeito atuar participativamente na administração, planejamento, coordenação pedagógica e orientação educacional, em organizações (escolas e órgãos do sistema de ensino) da Educação Básica e estabelece as condições em que a formação pós-graduada para tal seja efetivada.
Diferenciais
O curso de Pedagogia oferecido pela FAENE baseia-se em valores bíblico-cristãos e oportuniza permanente contato dos estudantes com práticas educativas reais interdisciplinares e contextuadas, dentre as quais se pode citar as abaixo relacionadas.


ATIVIDADES PRÁTICAS PROFISSIONAIS

São o conjunto de atividades curriculares de formação cuja dimensão prática visam enriquecer o processo formativo do futuro pedagogo como um todo. Tais atividades são vivenciadas pelo estudante de Pedagogia ao longo do curso, num total de 400h (quatrocentas) a partir de um planejamento prévio compartilhado entre as diferentes áreas do conhecimento, oportunizando a articulação entre os saberes numa perspectiva interdisciplinar, tendo em vista que todo componente curricular tem sua dimensão prática.

ESTÁGIOS CURRICULARES

São atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante, através da participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo desenvolvidas em espaços escolares e órgãos centrais de educação, sob a responsabilidade e coordenação da FAENE e previstos na estrutura curricular do curso.

Integram ensino, pesquisa e extensão, desenvolvem e produzem conhecimentos, na perspectiva de formar um profissional capaz de atuar na realidade de forma inquiridora e transformadora, articulam-se com o Trabalho de Conclusão de Curso, estimulando o desenvolvimento de atitude investigativa a ser perseguido como preceito metodológico.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A FAENE propicia todas as condições necessárias ao bom desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) devido à relevância que este assume na tarefa de despertar e aguçar o espírito pesquisador dos estudantes, intensificando as relações entre teoria e prática e entre a Instituição e a comunidade.

Os objetivos do TCC são tanto formativos como avaliativos, uma vez que, por um lado, possibilita ao estudante enriquecer e consolidar seus conhecimentos e, por outro lado, permite demonstrar habilidades e competências adquiridas no Curso, fornecendo valiosos indicadores para avaliação, principalmente no seu preparo para o desempenho profissional


PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Para a concretização de seu projeto acadêmico, que pressupõe a articulação sistemática do ensino, pesquisa e extensão na formação dos futuros profissionais, a FAENE mantém com recursos próprios o Programa de iniciação Científica através de:

a) Concessão de bolsas anuais para projetos de pesquisas na graduação.
b) Suporte teórico-metodológico aos pesquisadores, professores orientadores, capacitação, promoção de eventos científicos, uma infra-estrutura de apoio organizacional e acadêmico da Instituição visando atender as demandas para consecução dos trabalhos desenvolvidos.
c) Publicação anual da Revista Formadores: estudos e vivências, aceitando trabalhos originais que sejam classificados em uma das seguintes modalidades: resultados de pesquisa e estudos sob a forma de artigos, ensaios e resumos; relatos de experiências e vivências de formadores, sob a forma de artigos, depoimentos e resenhas; entrevistas com formadores e/ou educadores experientes que estejam contribuindo para o avanço dos processos educativos no país e no mundo.
d) Grupos de Estudo e Linhas de Pesquisa, ambos voltados para a formação ampla do pedagogo, vinculados ao Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão.


EXTENSÃO

O compromisso da FAENE com as comunidades de seu entorno se evidencia por seus esforços contínuos no sentido de desenvolver atividades de extensão compatíveis com as necessidades dessas comunidades, mediante a consolidação de políticas de inclusão social, de intervenção socioeducacional, de apoio cultural e de promoção da cidadania.

Além do envolvimento em atividades de Extensão, a FAENE possui dois projetos permanentes. São eles:

a) Educa FAENE - tem a proposta de desenvolver um programa de alfabetização para jovens e adultos que não tiveram acesso à escolarização, na idade própria em duas ênfases metodológicas: criação de pequenas turmas em escolas públicas do entorno e atendimento individual em domicílios.

b) Pedagogia na Clínica – programa multidisciplinar de intervenção pedagógica realizada junto a crianças com algum comprometimento neurológico e potencialmente capazes de desenvolver atividades educativas focadas na constante superação e transformação da realidade que está posta para seu desenvolvimento integral.


MONITORIA

A FAENE mantém, sob amparo regimental, um Programa de Monitoria Acadêmica, fundamentado na concepção de monitoria como atividade formativa e enriquecedora do processo ensino-aprendizagem, resultando em benefícios tanto para os acadêmicos, como para os docentes.
A monitoria acadêmica é uma atividade complementar ao currículo, de natureza formativa, e será exercida por estudante regularmente matriculado durante período letivo determinado, visando:
a. Promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem, estabelecendo situações facilitadoras e enriquecedoras para a relação pedagógica;
b. Propiciar ao estudante oportunidades de desenvolver aptidões, habilidades e competências inerentes à carreira de professor, nas funções de ensino, pesquisa ou extensão;
c. Ampliar as formas de participação estudante no processo educacional;
d. Proporcionar ao corpo docente da Instituição a assistência de colaboradores qualificados.


ESPAÇOS DIVERSIFICADOS

Além das atividades cotidianas nas salas de aula, laboratórios de Informática e Biblioteca, os estudantes de Pedagogia desenvolvem atividades formativas em dois outros espaços pedagógicos, os quais se configuram como ações colaborativas com a educação básica. São eles:

a. Laboratório de Educação e Estudos Interdisciplinares (LEEI) - consiste num espaço pedagógico implantado desde 1999 com o objetivo de servir como suporte acadêmico para a pesquisa e a extensão universitária contribuindo assim para a articulação do binômio teoria/ prática, estruturado em quatro núcleos:
o Lerei – projeto destinado ao desenvolvimento da leitura de diferentes tipologias textuais, desenvolvido por monitores em parceria com escolas do entorno da FAENE;
o Pesquisa – consulta a livros didáticos e de literatura infantil, revistas de educação e materiais publicados por órgãos oficiais;
o Produção de material de apoio à prática docente - resultado do trabalho pedagógico realizado em sala de aula por estudantes e professores para fins de estágio curricular e de projetos realizados;
o Produção de orientações didáticas – produção de textos e coletâneas a partir de temáticas do cotidiano escolar elaborados por estudantes e professores como forma de sistematização do conhecimento e divulgação dos mesmos.

b. Brinquedoteca – espaço de natureza lúdica que estimula a brincadeira, a aprendizagem e a criatividade da criança. Entende-se esse espaço como um lugar oportuno para a experimentação e inovação metodológica.


RELAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO

A FAENE mantém o compromisso de oferecer a continuidade dos estudos superiores aos seus egressos a partir de cursos de Pós-graduação lato sensu conforme as determinações legais.
Perfil Profissional
A FAENE assume como responsabilidade a formação de um profissional que:

• Atue com ética, compromisso, postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, equânime e igualitária.

• Atue como docente das séries iniciais do ensino fundamental de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.

• Atue como docente em educação infantil, promovendo a educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças até cinco anos, planejando as práticas educacionais e avaliando as práticas pedagógicas.

• Atue como gestor educacional em ambientes escolares e não-escolares, planejando, coordenando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais em suas múltiplas dimensões.

• Articule adequadamente conhecimentos da vida cotidiana e do mundo do trabalho, promovendo e facilitando relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, desenvolvendo trabalho pautado no diálogo, nos valores bíblico-cristãos, no exercício da negociação e na comunicação interpessoal.

• Domine e utilize conteúdos necessários ao desenvolvimento do processo educacional, de modo a promover a aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo em espaços escolares e não escolares.

• Perceba o educando de forma integral, reconhecendo e respeitando suas manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, espirituais e afetivas nas suas relações individuais e coletivas.

• Planeje, organize, acompanhe e avalie o trabalho pedagógico de acordo com as diretrizes educacionais, evidenciando consciência da qualidade e das implicações éticas do seu trabalho, do compromisso social, do exercício da cidadania e dos impactos dos seus atos profissionais.

• Relacione as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

• Utilize, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

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