Graduação em Pedagogia (Licenciatura) (Belo Horizonte, Minas Gerais)

Universidade FUMEC

Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil do curso

O curso forma profissionais da educação, comprometidos com a melhoria das condições educacionais brasileiras, capazes de compreender a dimensão técnica da educação e aptos a gerar novas estratégias e alternativas para o atendimento à demanda da sociedade. Os objetivos são proporcionar, aos graduandos, condições de análise científica do processo histórico, econômico e cultural brasileiro, capacitar ao exercício constante de uma ação reflexiva e crítica e à produção de pesquisas no âmbito educacional e estabelecer os vínculos entre as questões educativas, sociais, conduzindo à elaboração de propostas de intervenção para as questões que surgirem em sua prática pedagógica.


Conteúdo

O currículo oferece formação ampla e diversificada, ao mesmo tempo em que enfatiza a formação docente. O estágio curricular assegura experiência de exercício profissional em ambientes escolares e não escolares. Ele contempla o cotidiano da instituição na abrangência da sua organização e gestão, o cotidiano da sala de aula e as relações escola e comunidade. Na dimensão da intervenção, abrange atividades de docência e a elaboração de projetos educacionais. O curso ainda conta com o Seminário Temático, disciplina de caráter transversal, que visa criar situações de aprendizagem, envolvendo temas relevantes para a formação dos alunos e professores.

Campos de atuação

O egresso pode atuar como professor na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e deve compreender a docência como ação educativa ampla que envolve também a participação na gestão de processos educativos em instituições escolares e não escolares, no que se refere ao planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de projetos e programas educacionais. O profissional também pode trabalhar em organizações não governamentais, empresas, hospitais, secretarias de governos e na educação a distância.

Oferta Educativa semelhante