Graduação em Pedagogia (Licenciatura) (São Carlos, São Paulo)

Centro Universitário Central Paulista

Localização:São Carlos - São Paulo

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O CURSO:

Em maio de 2006 foi publicada a Resolução CNE/CP n° 1, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.

As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. (Art. 2. RESOLUÇÃO CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006).

O Pedagogo é um cidadão profissional habilitado a atuar no ensino, na organização de sistemas, unidades, projetos educacionais e na pesquisa, produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, tendo a docência como base indispensável de sua formação e identidade profissionais. A dedicação e o estudo constante fazem parte da vida desse profissional, tão requisitado no mundo contemporâneo, que pode decidir por trabalhar em empresas particulares das mais diversas áreas ou, ainda, entrar para as carreiras públicas, mediante concurso.

ATIVIDADES FORMATIVAS:

As atividades formativas compreendem assistência às aulas, realização de seminários, participação na realização de pesquisas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas de diferente natureza, participação em grupos cooperativos de estudo. Parte das 2800 horas de atividades formativas será realizada fora do horário regular das aulas. “Atividades integralizadoras” compreendem todas as atividades curriculares (são espécies do gênero formativas), realizadas em horários diversos das “atividades em sala” diretamente orientados pelo corpo docente, realizadas na própria IES, em empresas, outras instituições escolares e não-escolares, públicas e privadas. Tais atividades compreendem a participação de alunos, com a orientação dos professores, em:

Seminários e estudos curriculares, projetos de iniciação científica, monitoria e extensão;

Atividades práticas, de modo a propiciar vivências, nas mais diferentes áreas do campo de atuação, assegurando aprofundamentos e diversificação de estudos, experiências e utilização de novos recursos para a formação profissional;

Estágios curriculares e não curriculares, e práticas realizadas em diferentes instituições de ensino ou empresas;

Elaboração de trabalhos científicos; participação de grupos de estudos, entre outras atividades de efetivo trabalho acadêmico;
Participação em eventos culturais, esportivos, científicos e de extensão à comunidade.

ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS:

As atividades teórico-práticas de aprofundamento serão realizadas em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio, da iniciação científica, da extensão e da monitoria.

Os alunos do curso de Pedagogia poderão participar de atividades de extensão e prestação de serviços, juntamente com seus professores, o que contribui para a promoção da qualidade do ensino e para a realimentação e reorientação das atividades de pesquisa.

Os alunos também poderão participar dos grupos de estudos, orientados por seus professores, e desenvolverem atividades de Iniciação Científica.

As atividades de pesquisa além de contribuírem para a formação integral do profissional, também têm caráter de iniciá-lo na futura atividade de pesquisa a ser continuada em programas de pós-graduação lato sensu, a serem oferecidos pela própria UNICEP.

BRINQUEDOTECA:

A Brinquedoteca do Centro Universitário Central Paulista foi implantada em outubro de 2003 e tornou-se, desde então, um espaço utilizado na formação de profissionais dos diversos cursos mantidos pela instituição. Busca também mudar padrões de conduta em relação à criança, abandonar métodos e técnicas tradicionais e acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento do ser humano. Para tanto, procura-se desenvolver um trabalho de formação de profissionais que tenham conhecimento de ordem psicológica, sociológica e artística, que lhes dê uma visão clara e crítica sobre a criança, a escola e a sociedade.
Os objetivos da Brinquedoteca são:

Em relação ao ensino, colaborar na formação de recursos humanos, oportunizando aos acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Letras, Matemática, História, Biologia, Turismo, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Administração e Pós-graduação em Educação, em especial, experiências educativas mais integradoras e humanas;
Valorizar o ato de brincar, respeitando a liberdade, a iniciativa, a criatividade, a autonomia e possibilitando a formação do auto conceito positivo;
Em relação à pesquisa, funcionar como um laboratório, onde professores e alunos dedicar-se-ão à exploração do lúdico no sentido de valorização e reconhecimento desta área como veículo do desenvolvimento, proporcionando aos participantes a construção do conhecimento, utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras.
Em relação à extensão, prestar serviço à comunidade em forma de orientação e assessoramento a escolas e instituições infantis, casas de acolhimento a idosos, centros comunitários e no desenvolvimento de mini cursos, palestras e orientações para instalação de novas brinquedotecas e também um local apropriado para as práticas educativas das diversas licenciaturas.

A Brinquedoteca está localizada na Unidade I, ocupando uma sala de 32 m2. Conta com aparelhos de TV, vídeo, micro system, microcomputador, máquina fotográfica, mesas infantis, lousas, fantoches, cerca de 100 brinquedos diferentes, fantasias, CDs, fitas de vídeo e coleções de clássicos infantis.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

O estágio supervisionado, conforme regulamento próprio, (anexo I) será realizado nas salas de Educação Infantil (quarto período letivo), nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (quinto período letivo) e em atividades que envolvam a gestão educacional (sexto período).

No estágio curricular, o aluno deverá exercitar a habilidade de relacionar teoria e prática; observar e compreender a realidade da sala de aula e da organização escolar e/ou outros contextos educacionais no seu todo, desenvolvendo assim sua capacidade investigativa; definir questões/problemas relevantes que serão objeto específico, enquanto foco do estágio a ser realizado; elaborar proposta de ação exeqüível frente à realidade vivenciada no estágio com vistas à sua atuação profissional.

Assim, o estágio será desenvolvido a partir das seguintes atividades:

Definição do campo de estágio;
Observação e análise do contexto mais amplo da instituição ou contexto do estágio;
Escolha de uma questão específica e análise mediante observação, obtenção de informações necessárias para a compreensão da questão/problema;
Elaboração de propostas de ação;
Implementação e avaliação das propostas;
Regência de aulas.

Todo o processo de estágio será desenvolvido em articulação com os profissionais das diferentes instituições/contextos onde este deverá ocorrer. O estágio deverá atender às necessidades de formação do Pedagogo, bem como às necessidades dessas instituições/contextos.

Nesse sentido, levar-se-á em conta tanto a dimensão técnica quanto ética que envolve esta relação. O estágio poderá, conforme o interesse do aluno, constituir a base de dados para subsidiar a realização do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

INCENTIVO A PESQUISA:

A pesquisa, como princípio educativo, trata de questões que emergem da vivência e da reflexão, configurando-se como um exercício de organização e produção de conhecimentos aprendidos e permanentemente re-elaborados. Neste sentido, a pesquisa impõe a análise e compreensão da realidade na qual ocorrem processos educativos e, conseqüentemente, da produção de conhecimento sobre os mesmos, ao tempo em que possibilita a reflexão sobre a própria prática profissional, referenciada na perspectiva anterior e a tomada de decisões que permitam articular os níveis da teoria e da prática.

O aluno terá a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa desde o início do curso. Primeiramente, através da participação em grupos de estudos oferecidos como práticas pedagógicas. Ao longo do curso, através das atividades de estágio supervisionado e de estudos independentes que lhe possibilitarão exercitar as atitudes e posturas de um profissional-pesquisador. Por último, os alunos concretizarão seu aprendizado em relação à pesquisa através da elaboração, desenvolvimento e conclusão de um projeto de pesquisa, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso. Tais atividades de pesquisa oferecerão ao aluno do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNICEP as condições necessárias para a fundamentação nas atividades de pesquisa, assim como para o seu futuro aperfeiçoamento na pós-graduação. A especialização na pós-graduação poderá ser continuada na própria instituição, visto que, já está prevista no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) a implantação do curso de especialização em Pedagogia por Projetos, além de outros que serão propostos atendendo à demanda dos alunos e da região.

O aluno terá a oportunidade, ainda, de vivenciar todas as etapas da pesquisa, inclusive a de divulgação do conhecimento produzido, por meio da apresentação de trabalhos científicos em congressos e publicações em revistas científicas. Anualmente, a UNICEP promove Jornadas Pedagógicas direcionadas aos alunos dos cursos em funcionamento na Instituição.

Os alunos da UNICEP participam do Congresso de Iniciação Científica (CIC-UNICEP) e os seus docentes e pesquisadores participam do Congresso Nacional de Pesquisadores do Centro Universitário Central Paulista – UNICEP, denominado (CONAPE-UNICEP), ambos promovidos pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), mantido pela Associação de Escolas Reunidas (ASSER), bem como de congressos promovidos por outras instituições de Ensino Superior. Nos congressos os alunos têm a oportunidade de mostrar a sua produção e capacidades científicas nas diversas áreas do conhecimento, além de discutir e divulgar as atividades de pesquisa e o desenvolvimento científico realizados em seus programas de iniciação científica, estágio, treinamento e monitorias. Desta forma, os alunos têm a oportunidade de compartilhar o conhecimento produzido e obter subsídios adicionais à sua formação. No Congresso de Iniciação Científica acima citado, o aluno tem a oportunidade de submeter seu trabalho para concorrer à premiação e, se premiado, terá garantida a publicação do mesmo na Revista Multiciência, que é um periódico editado, semestralmente, pela Associação de Escolas Reunidas – ASSER.

A importância dos eventos está em acreditar na capacidade criativa dos universitários, dando-lhes todo embasamento para transformar seus inventos em realidade, em experiências práticas de laboratório, usando a criatividade e aplicando o conhecimento adquirido na busca pessoal de suas potencialidades e da autoconfiança.

MERCADO DE TRABALHO:

O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:

Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio, na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;

Gestão educacional, numa perspectiva democrática, que compreenda a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias da Educação e de projetos e experiências educativas não-escolares; análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;

produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

O Curso de Pedagogia do Centro Universitário Central Paulista, com o trabalho de um corpo docente competente e ético, com um currículo estruturado e atualizado, vem formando, há mais de uma década, profissionais, que hoje se destacam no mercado de trabalho da cidade e da região, quer como professores, pesquisadores, gestores, supervisores etc.

PERFIL PROFISSIONAL:

O processo de formação do profissional do curso de Licenciatura em Pedagogia deverá se circunscrever em torno da problemática pedagógica e do conhecimento da escola como uma organização complexa que tem a função social e formativa. A formação do licenciado em Pedagogia fundamenta-se no trabalho pedagógico realizado em espaços escolares e não-escolares, que têm a docência como base.

O perfil pretendido refere-se a um profissional que se caracterize por:

Atuar na docência na Educação Infantil;
Atuar na docência das séries iniciais do Ensino Fundamental;
Planejar ações educativas;
Implementar projetos sócio-educativos;
Integrar equipes multidisciplinares, visando o desenvolvimento de ações educacionais;
Analisar e planejar projetos que atinjam crianças, jovens ou adultos;
Promover avaliações individuais e institucionais;
Atuar como educador em espaços escolares e não-escolares;
Intervir em contextos diversificados promovendo ações educativas não-formais e informais;
Atuar com indivíduos de diferentes faixas etárias e características sócio-econômico-culturais e de desenvolvimento;
Identificar pressupostos político-filosóficos em projetos pedagógicos que ocorrem nas instituições escolares e não-escolares.

PROJETOS DE EXTENSÃO:

O Centro Universitário Central Paulista sempre incentivou e vê como importante a atividade nos projetos de extensão. A extensão universitária caracteriza-se como um processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa na perspectiva de viabilizar ações de parceria e cooperação entre o centro universitário e a sociedade.

O curso de Pedagogia desde 1995 destaca-se pelo incentivo à participação voluntária de estudantes no desenvolvimento de projetos e trabalhos, orientados por professores, cujos resultados são apresentados em congressos de iniciação científica. São eles:

o Programa Cultura e Cidadania, implementado desde de 1995, cujo principal objetivo tem sido oferecer assistência educacional e cultural a alunos de escolas públicas de ensino fundamental, de famílias de baixa renda do município de São Carlos;

Projeto "Agentes Comunitários da Educação" e "Brinquedoteca": tais projetos atenderam cerca de 1300 participantes entre jovens, crianças e adultos com compromisso de levar à comunidade orientações que possam atender da medida do possível suas necessidades e carências, contribuindo com a melhoria de vida da população envolvida no projeto. Em relação a Brinquedoteca um dos objetivos deste projeto de extensão é prestar serviço à comunidade em forma de orientação e assessoramento a escolas e instituições infantis, palestras e orientações para instalações de novas brinquedotecas, criando jogos e brinquedos de baixo custo.

Projeto Práticas Pedagógicas em espaços alternativos;

Classes hospitalares – Projeto realizado na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, junto à crianças hospitalizadas, atendidas pelo SUS. O projeto desenvolve atividades de reforço e acompanhamento escolar aos alunos hospitalizados.

Educação Permanente Novas Perspectivas – Atividades desenvolvidas no Asilo Cantinho Fraterno “Dona Maria Jacinta” – São Carlos. Com o objetivo de desenvolver atividades, que além de garantir bem-estar aos idosos, possibilitem um aprendizado constante de novas habilidades intelectuais e artísticas.

Brinquedoteca hospitalar – Além da criação deste espaço de atividades lúdicas e pedagógicas, o projeto tem como proposta promover um espaço específico de interação e estímulo ao paciente infantil buscando, através de dinâmicas, ajudá-lo na superação do período de tratamento.


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