Graduação em Psicologia (Bacharelado) (Ribeirão Preto, São Paulo)

Universidade de São Paulo

Diploma oferecido:Bacharel em Psicologia

Localização:Ribeirão Preto - São Paulo

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil do Curso
O objetivo básico do bacharelado em Psicologia é desenvolver competências e habilidades necessárias para a realização de pesquisa básica e aplicada em Psicologia. As fundamentações teóricas e experimentais são ministradas nas diferentes disciplinas envolvendo processos psicológicos básicos necessários para a pesquisa interdisciplinar.

* estuda o comportamento e mecanismo mental dos seres humanos, realiza pesquisas sobre os problemas psicológicos que se colocam no terreno da medicina, da educação e da indústria e recomenda o tratamento adequado

* projeta e realiza experimentos e estudos em seres humanos para determinar suas características mentais e físicas

* analisa a influência de fatores hereditários, ambientais e outros mais na configuração mental e comportamental dos indivíduos

* faz diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos emocionais e da personalidade, assim como dos problemas de inadaptação ao meio social e de trabalho

* cria e aplica testes psicológicos para determinar a inteligência, aptidões, atitudes e outras características pessoais, interpretando os dados obtidos e fazendo as recomendações pertinentes

Dentre as principais áreas de atuação do Psicólogo, pode-se citar: clínica, escolar, organizacional, social, política, jurídica, artes plásticas, publicidade, marketing e propaganda.

As funções e tarefas profissionais do Psicólogo podem ser desempenhadas em instituições privadas ou governamentais, no âmbito da saúde, educação, reeducação, trabalho, justiça e comunidades. Desenvolvem-se em hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios (de profissionais liberais), creches, escolas e associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, juizados de menores e de família, penitenciárias, associações profissionais e esportivas, clínicas especializadas, núcleos rurais etc.

Com relação à área clínica, o profissional formado pela FFCLRP está habilitado a atuar na área da saúde e efetuar diagnóstico psicológico; prescrever e realizar psicoterapias em diferentes abordagens; realizar atendimento familiar para orientação ou acompanhamento psicológico; participar da elaboração de programas de pesquisa sobre a saúde mental da população; participar da elaboração de programas de treinamento em saúde mental, em instituições como creches, associações, instituições de menores etc; colaborar em equipe multiprofissional no planejamento das políticas de saúde; realizar pesquisas visando à construção e ampliação do conhecimento teórico e aplicado, no campo da saúde.

Na área organizacional ou do trabalho, o profissional pode atuar no recrutamento e na seleção de pessoal; elaborar, executar e avaliar, em equipe multiprofissional programas de treinamento e de formação de pessoal, com vista ao desenvolvimento dos recursos humanos; participar no processo de avaliação do trabalho visando subsidiar decisões na área de pessoal; elaborar programas e atividades na área de segurança do trabalho bem como programas educacionais, culturais, recreativos e de higiene mental, visando assegurar a preservação da saúde do trabalhador; participar no desenvolvimento de ações destinadas a otimizar relações e condições de trabalho, no sentido da maior produtividade e da realização pessoal de indivíduos e grupos, ergonomia e assessoramento para formulação e implementação da política de recursos humanos.

Na área escolar, o profissional pode atuar junto à Educação formal e informal, participando da elaboração de planos referentes o sistema educacional; colaborar com os educadores, fornecendo-lhes conhecimentos de Psicologia, úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis; desenvolver trabalhos com educadores, pais e alunos, buscando, explicitar e superar entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes; elaborar e executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor/aluno, em situações escolares específicas, visando implementar metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.

Este profissional pode também dedicar-se ao ensino do 2º grau e, a nível superior, além do ensino, desenvolver pesquisas em Universidades públicas e particulares. As atividades de pesquisa visam, fundamentalmente, produzir conhecimento teórico e prático relevante para a compreensão de aspectos da vida de seres humanos e de outros animais.

Pode-se dizer que esta profissão está em expansão, havendo oportunidades de atuação não só em clínicas particulares, como em instituições de saúde, empresas e escolas, havendo uma tendência de atuação dirigida às necessidades populares, bem como uma luta para inserção deste profissional nas escolas públicas e nas equipes de saúde mental, objetivando um trabalho multidisciplinar.


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