Graduação em Psicologia (Licenciatura) (Ribeirão Preto, São Paulo)

Universidade de São Paulo

Diploma oferecido:Licenciado em Psicologia

Localização:Ribeirão Preto - São Paulo

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A licenciatura em Psicologia no IPUSP foi reformulada segundo as exigências da Resolução CNE/CP 01/2002, com o objetivo de aperfeiçoar a formação docente e contribuir para uma educação pública de qualidade. Este novo projeto começou a ser implementado em 2006.

O licenciado em Psicologia está habilitado à docência em qualquer nível e modalidade da Educação Básica (desde a educação infantil até o nível médio), em projetos pedagógicos que contemplem conteúdos da Psicologia, considerando as legislações específicas vigentes nos Estados e Municípios. Vale ressaltar que o Ensino Médio pode ser propedêutico (geral) ou profissional (técnico).

Ao ingressar na graduação em Psicologia, os estudantes poderão optar adicionalmente pela obtenção do grau de licenciado em Psicologia. Esta opção poderá ser realizada a partir do segundo semestre do curso e até 2 (dois) anos depois de graduado como psicólogo.

Para obter o grau de licenciado em Psicologia o estudante precisa solicitar a abertura da opção pela licenciatura na seção de alunos e cursar:

- 37 disciplinas obrigatórias, sendo que:

* 27 já compõem o rol de obrigatórias do curso de formação de psicólogo;

* 3 obrigatórias específicas da licenciatura oferecidas no Instituto de Psicologia:
PSA5113 – Política e Organização do Ensino de Psicologia;
4705282 – Estágio Supervisionado I: Compreensão do Ambiente Escolar;
4705181 – Estágio Supervisionado II: Professor de Psicologia.

* 6 obrigatórias também específicas da licenciatura oferecidas pela Faculdade de Educação:
EDA0463 – Política e Organização da Educação Básica no Brasil;
EDM0402 - Didática;
EDM0429 – Metodologia do Ensino de Psicologia I;
EDM0430 – Metodologia do Ensino de Psicologia II;
EDA0689 – Estágio de Vivência e Investigação em Gestão Escolar e Políticas Públicas;
EDM0688 – Investigação sobre práticas educativas.

* 1 dentre o rol das disciplinas de Psicologia oferecidas pela Faculdade de Educação:
EDF0290 - Práticas escolares, contemporaneidade, e processos de subjetivação;
EDF0292 – A psicologia histórico-cultural e a compreensão do fenômeno educativo;
EDF0294 – A psicanálise, educação e cultura;
EDF0296 - Psicologia da educação: uma abordagem psicossocial do cotidiano escolar;
EDF0298 – Práticas escolares, diversidade e subjetividade.
Sendo que em relação a estas o discente pode também ao invés de cursá-las pedir equivalência.

* Ao menos 2 disciplinas optativas eletivas do rol:
PSA5100 – As explicações do Fracasso Escolar: Ciência e Ideologia;
PSE5140 – Neurociências e comportamento: Aspetos cognitivos e emocionais no processo de aprendizagem;
PSA5201 – Educação Inclusiva;
PSE5241 – Análise da relação professor-aluno, do planejamento à sala de aula;
PSE5142 – Motivação em sala de aula;
FLH0423 – A escola no mundo contemporâneo;
EDF0285 - Introdução aos estudos da educação, enfoque filosófico;
EDF0287 - Introdução aos estudos da educação, enfoque histórico;
EDF0289 – Introdução aos estudos da educação, enfoque sociológico.


O cumprimento de duas destas disciplinas é pré-requisito para a disciplina PSA5113 – Política e Organização do ensino de Psicologia. No entanto, por motivos de carga horária, apesar do estudante poder cursar as três disciplinas oferecidas sob o prefixo EDF, apenas uma é computada na exigência de disciplinas pré-requisito.

* Cumprir 200 horas de atividades acadêmico científico-culturais pertinentes a esta área de atuação, como a participação em congressos acadêmicos ou eventos culturais afins à área de educação e devidamente comprovados, os quais estarão sujeitos a análise e aprovação pela Comissão Coordenadora do Curso de Licenciatura em Psicologia (CoC – Psicologia).

* O estudante pode ainda enriquecer sua formação ao cursar como optativas eletivas quaisquer das disciplinas discriminadas a seguir:
PSC5231 – Psicopatologia: Aspectos teóricos e prática clínica;
PSA2518 – O desenvolvimento da criança nas perspectivas de Vygotsky e Wallon;
PST5260 – Poética do Espaço e Psicologia Social: Ambiente e identidade;
PSC2331 – Psicologia e deficiência;
PSA5127 – Psicologia escolar e práticas institucionais.


Com as disciplinas obrigatórias os estudantes terão cumprido: 1775 das 1800 horas de conteúdos curriculares de natureza científico-cultural; 350 das 400 horas de prática como componente curricular e 400 das 400 horas de estágio curricular supervisionado, referências exigidas pela legislação que rege a formação de professores em âmbito nacional. As horas restantes serão cumpridas por meio das optativas eletivas pré-requisitos para a disciplina Política e Organização do Ensino de Psicologia (PSA5113).

O projeto da licenciatura em Psicologia visa, ainda, que os discentes possam cursar disciplinas oferecidas por outras unidades da USP. Esta diversidade de possibilidades tende a ser ampliada a cada ano.


O licenciado em Psicologia pode ingressar em programas de pós-graduação, mas não pode exercer a profissão de psicólogo.


Espera-se que o licenciado em Psicologia:
• Atue de maneira responsável e ética, atento às características da comunidade, tomando o contexto educativo, sua prática profissional e as práticas escolares como objeto de reflexão, buscando soluções para seus desafios e continuamente se atualizando;
• Reflita sobre as várias formas de pensar e ensinar psicologia, identificando os diversos pressupostos epistemológicos, orientações teóricas e técnicas decorrentes dos mesmos, orientando sua prática de acordo com referenciais teóricos consistentes e repensando-os a partir de sua experiência;
• Estabeleça e mantenha o diálogo interdisciplinar, bem como com a comunidade escolar em torno de um projeto de escola;
• Compreenda os processos de ensino e aprendizagem e reelabore os saberes e as atividades de ensino considerando a realidade social, os objetivos da Educação Básica, o cotidiano escolar e as experiências dos alunos.


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