Graduação em Química (Licenciatura) (Ribeirão Preto, São Paulo)

Universidade de São Paulo

Localização:Ribeirão Preto - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil do Curso
Química é a ciência que estuda a composição, as propriedades e as transformações da matéria e o seu envolvimento energético, visando a compreensão de sua natureza e comportamento e, quando possível, o seu aproveitamento pelo homem.

Profissionalmente, o Químico pode atuar em diversos setores das atividades modernas, dependendo de sua formação acadêmica.

Os Licenciados em Química estão legalmente habilitados ao exercício do magistério de ensino fundamental, médio ou ensino superior. Para uma melhor atuação no ensino superior, é vantajosa a realização de estudos de Pós-Graduação, um importante fator de ascensão na carreira universitária.

Os Bacharéis em Química podem atuar nas diversas fases da produção industrial, cujas atividades englobam:- A supervisão da fabricação de produtos para o mercado consumidor doméstico (detergentes, cosméticos, etc), de insumos agrícolas (fertilizantes e defensivos), insumos industriais (corantes, estabilizantes, conservantes, aromatizantes e aditivos em geral para conferir propriedades específicas a certos produtos ou materiais), matérias primas para outras indústrias (solventes, plásticos, borrachas e produtos químicos em geral);- O controle de qualidade de matérias primas e produtos, para garantir que os produtos finais atinjam as especificações impostas pelo mercado ou pelos órgãos oficiais de controle sanitário;- O tratamento de efluentes industriais, visando a proteção do meio ambiente e o reaproveitamento de sub-produtos. - Para assumir a responsabilidade técnica por algumas operações ou processos industriais, exige-se do Bacharel uma complementação tecnológica (Bacharel com Atribuições Tecnológicas).

O Químico pode atuar também na área de análises químicas, quer trabalhando no desenvolvimento de novos métodos analíticos, quer trabalhando na operação de sofisticados equipamentos, cada vez mais necessários na detecção de resíduos tóxicos em alimentos, adulterações de produtos diversos, quantidades ínfimas (traços) de drogas no organismo humano, etc. O Químico pode também trabalhar na elaboração de pareceres e laudos técnicos em sua área de especialidade.

O Químico pode ainda realizar pesquisa tecnológica, visando o desenvolvimento de tecnologias para o setor produtivo. Destaca-se aqui o desenvolvimento de novos materiais com propriedades específicas e o desenvolvimento de novos processos industriais, visando aumentar a eficiência do processo produtivo e/ou reduzir os custos de fabricação de produtos. Esta área apresenta grande importância estratégica, pois dela depende a competitividade da indústria química, com desdobramentos em diversos outros setores industriais.

A sofisticação crescente dos produtos químicos, materiais diversos e equipamentos para a indústria e a pesquisa, gera uma necessidade de intercâmbio de informações técnicas entre as indústrias, e entre as indústrias e os consumidores. Esta área de assistência técnica requer profissionais qualificados para orientar na solução dos problemas decorrentes da utilização desses produtos.

O Químico pode também dedicar-se à pesquisa pura ou acadêmica, que visa a geração de novos conhecimentos e, geralmente, está associada ao ensino superior, especialmente à Pós-Graduação, sendo muito importante para a formação de recursos humanos altamente qualificados.

A FFCLRP oferece anualmente, desde 2003, 80 vagas para os cursos de Química, distribuídas da seguinte maneira: 40 vagas para o curso de Bacharelado em Química em período integral e 40 vagas para o curso de Licenciatura em Química, no período noturno.

Oferta Educativa semelhante