Graduação em Sistemas de Informção (Bacharelado) (Várzea Grande, Mato Grosso)

Centro Universitário de Várzea Grande

Localização:Várzea Grande - Mato Grosso

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Missão
Ser, em nível de região Centro-Oeste, o mais completo curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, atuando de forma a identificar e responder às necessidades do mercado de Tecnologia da Informação, através da formação de profissionais preparados a utilizar ferramentas e técnicas atualizadas, embasados em valores éticos




Perfil do Formando
A formação abrangente do profissional no Curso, envolvendo áreas da tecnologia da informação e das Ciências Sociais Aplicadas capacita-o a desempenhar as funções de projetista e engenheiro de softwares, analista de sistemas e negócios, administrador de rede, desenvolvedor de aplicações para a internet, além de poder prestar consultoria nas áreas de tecnologia de software e hardware e de realizar atividades de gerencia de projetos na área tecnológica, atuando em órgãos diretores e executores de informática.
O profissional deve demonstrar habilidades necessárias para assumir posições de liderança, com capacidade crítica e uma visão de tendências mercadológicas da informática, que possibilite o avanço tecnológico das organizações e a integração entre empresas e sociedade. Onde quer que atue, o profissional deve manifestar uma capacidade de adaptação a mudanças e de aglutinar esforços para a consecução de objetivos, com responsabilidade, ética, mantendo o ser humano como referencial a ser beneficiado por suas ações.
Deve estar atento à constante busca pelo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento de suas habilidades técnicas e gestoras, visando a competência corporativa para trazer, através de seu trabalho, um resultado social positivo. As capacidades de síntese, de expor idéias de forma escrita e oral, com clareza e objetividade, de trabalhar em equipe, somadas à disciplina pelo cumprimento de prazos e à privacidade de informações do ambiente são requisitos mínimos esperados desse profissional, que deve também dominar os métodos afeitos à sua área de formação tecnológica e àquelas com as quais se relaciona ao desempenhar suas funções como profissional e como ser humano, quais sejam:
Ciências Humanas, Econômicas e Sociais, com visão que lhe possibilite atuar com competência na área de Informática, promovendo a integração com as demais áreas citadas, de forma a redundar em um trabalho de real valor para a sociedade.
De forma mais afeita à formação tecnológica, o profissional deve estar apto a aplicar a computação em todos os domínios de conhecimento. Deve poder desenvolver dimensionar e adaptar sistemas de informação para solução de problemas organizacionais, administrativos ou específicos de diversos tipos de empresas, como industriais, prestadoras de serviços, públicas e estatais, empresas produtoras de software e dos ramos de medicina, agro-negócio, dentre tantos outros.


Diferencial
O Curso, observando a crescente disseminação do software livre no mercado, promove o desenvolvimento de software por meio da metodologia orientada a objetos com uso da tecnologia Java, da Sun Microsystems. Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de conhecer a especificação Java em seus aspectos básico e avançado, tornando-se um profundo conhecedor desta plataforma de desenvolvimento de Sistemas de Informação utilizada em todos os setores produtivos da sociedade.
Por meio da célula .NET, que estimula o conhecimento da tecnologia de desenvolvimento da Microsoft, o curso coloca à disposição dos acadêmicos outra alternativa tecnológica, que complementa o ensino do desenvolvimento de sistemas de informação. Aliado ao projeto pedagógico arrojado, com um currículo inovador, o profissional formado pelo curso, um potencial gestor da tecnologia da informação, tem a habilidade plena de um desenvolvedor de sistemas de alto padrão tecnológico.
Buscando atender às novas demandas do mercado de TI, o Curso oferece preparação na área de Criação de Games em 3D e Criação de Cenários, Personagens e Animação 3D para Games. Assim, além do acadêmico ter condições de desenvolver os próprios jogos de computador, ainda pode utilizar esses conhecimentos para desenvolver atividades que atendam outras áreas afins, como marketing, publicidade, animação etc.

Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
O Curso oferta regularmente atividades de extensão abordando os mais variados temas que vão de encontro aos interesses do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação. As ênfases, atualmente, estão por conta de cursos de extensão de curta duração em banco de dados e linguagem de programação JAVA com foco no desenvolvimento de aplicações para a WEB. Porém, são ofertados outros cursos em áreas como sistemas operacionais, redes, lógica e programação. Além disso, o curso promove anualmente o Encontro Regional dos usuários Java em parceria com o CAJU – Grupo de Usuários Java de Mato Grosso. Porém, vem realizando em cada ano, outras atividades que aproximam a comunidade científica e acadêmica, promovendo a discussão e difusão do conhecimento. O curso também participa dos eventos ligados à Tecnologia da Informação promovidos anualmente por instituições de ensino e sociedade civil organizada.


Infra-Estrutura de Ensino
Os laboratórios de informática existentes exercem papel de grande importância na formação de tal prática e, para tanto, exigem atualização tecnológica constante, para acompanhar a demanda crescente por recursos de processamento que as ferramentas do mercado apresentam.
São 10 laboratórios, sendo cinco deles específicos para os cursos de informática, contendo de dez a trinta computadores, equipados com os softwares necessários para as atividades do curso.

Plano de estudos

Primeiro Núcleo
Autonomia Acadêmica e Organização Econômica, Social, Cultural e Política
Pretende-se que o aluno agregue neste núcleo, conhecimentos a respeito da academia e sua dinâmica, da formação básica no curso e a formação humanística e social integrada.

Produção de Leitura e de Texto
Fundamentos de Sistemas de Informação
Administração
Matemática
Investigação Científica
Economia
Técnicas de Programação
Sociedade e Informação
Lógica Matemática
Psicologia
Direito e ética na Computação
Estrutura de Dados
Estatística
Arquitetura de Computadores
Sistemas de Informações Contábeis

Segundo núcleo
Formação para o Trabalho e Aspectos da Organização Social

Gestão de Processos
Linguagens de Programação
Banco de Dados
Engenharia de Software
Sistemas Operacionais e de Redes de Computadores 60
Processo de Modelagem de Sistemas 60
Tecnologias de Computação Móvel 60
Criação de Games 3D
Criação de Cenários / Personagens / Animação 3D para Games
Programação Comercial
Redes Avançada e Sistemas Distribuídos
Sistemas de Apoio à Decisão
Qualidade de Software
Interface Homem – Máquina
Planejamento Estratégico de Informações e Negócios
Estágio Supervisionado I

Pretende-se que, neste núcleo, o aluno agregue conhecimentos acerca da produção tecnológica para a área de sistemas de informação e sua organização, por meio da vivência do estágio supervisionado.
Terceiro Núcleo
Gestão de Negócios e Produção Acadêmica em Sistemas de Informação

Neste último núcleo, pretende-se que o aluno agregue conhecimentos a respeito da gestão em tecnologia da informação, bem como aprimore seus conhecimentos na ênfase escolhida.


Programação para a Web
Inteligência Artificial
Aplicações de Banco de Dados
Modelagem para a Web
Projeto e Construção de Home Pages
Estágio Supervisionado – II
Auditoria e Segurança de Sistemas de Informação
Inteligência Artificial Aplicada
Gerência de Projetos de Software
Tópicos Especiais de Informática
Projeto de Desenvolvimento de Aplicação Web
Engenharia Social
Gestão do Conhecimento em Tecnologia da Informação


LIBRAS (Optativa)


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