Graduação em Terapia Ocupacional (Fortaleza, Ceará)

Universidade de Fortaleza

Localização:Fortaleza - Ceará

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O curso

O terapeuta ocupacional atua nas áreas de saúde e educação, desenvolvendo programas de prevenção, promoção de saúde, recuperação e inclusão social. Tem como principal objetivo auxiliar pessoas com dificuldades de adaptação à vida em sociedade devido a problemas físicos, sensoriais, psicológicos, mentais ou sociais, sejam elas temporárias ou definitivas.

Único no Estado, o curso de Terapia Ocupacional da Unifor forma profissionais aptos a exercer suas funções em docência, pesquisa, assessoria, consultoria e supervisão.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação dos terapeutas ocupacionais está diretamente relacionado à política de saúde, de educação e outros programas sociais, que podem favorecer ou não o mercado para este profissional. As oportunidades serão melhores sempre que forem definidas ações de prevenção e tratamento de deficiências, bem como projetos visando a inclusão social de grupos sociais desfavorecidos.

Pode atuar em hospitais gerais e especializados, clínicas, comunidades, centros de reabilitação, unidades básicas de saúde, consultórios, instituições em regime fechado e aberto, creches, escolas, saúde da família, instituições geriátricas, empresas, domicílios e oficinas terapêuticas.

Plano de estudos

Semestre 1
Anatomia Humana I
Antropologia Filosófica
Biologia Molecular e Genética
Histol. e Embriol Humana
Introdução Terapia Ocupacional
Políticas Saúde e Reabilitação

Semestre 2
Anatomia Funcional
Fisiologia Humana
Fund. de Terapia Ocupacional
Int. Ativ Recurs Terapêuticos
Metodol do Trabalho Científico
Ética e Ação Profissional

Semestre 3
Desempenho Ocupacional
Fundamentos de Sociologia
Motricidade Humana
Patologia Humana
Psic e Rel Humanas Na Saúde

Semestre 4

Atividades Rec Terapêuticos I
Gestão em Serviços de Saúde
Neuroanatomia Funcional
Semiologia Funcional
Tecnologia Assistiva
To Saúde Trabalhador Ergonomia

Semestre 5
Atividades Rec Terapêuticos II
Epidemiologia
To Na Neonatologia e Pediatria
To Na Saúde Física
To Proces Clínicos Cirúrgicos

Semestre 6
Estratégias de Inclusão Social
To Na Gerontologia
To Na Saúde Coletiva
To Na Saúde Mental
To Nas Deficiências Sensoriais

Semestre 7
Est Sup em T Ocupacional I
Estágio Supervisionado Eletivo
Trabalho Concl Curso I em To

Semestre 8
Est Sup em T Ocupacional II
Trabalho Concl Curso II em To