Graduação em Terapia Ocupacional (Bacharelado) (Recife, Pernambuco)
Universidade Católica de Pernambuco
Localização:Recife - Pernambuco
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características
Objetivos
O objetivo do curso de Terapia Ocupacional da UNICAP é formar terapeutas ocupacionais para pleno exercício da profissão, na assistência clínica, planejamento e gerenciamento de ações de saúde, ensino e pesquisa de Terapia Ocupacional, considerando a primazia da pessoa num processo de educação continuada. A formação do terapeuta ocupacional na UNICAP possibilita ao aluno a vivência de aulas teóricas, laboratoriais e práticas clínicas, em espaços especializados, nas áreas de anatomia, biologia, informática, recursos terapêuticos, próteses e órteses, cinesiologia e dinâmica corporal, análise de atividades da vida diária e avaliação terapêutica. A formação em serviço é desenvolvida desde o primeiro período do Curso, em atividades de complexidade crescente até a prática autônoma supervisionada. O terapeuta ocupacional pode desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.
Perfil Profissional
O perfil do Terapeuta Ocupacional será generalista, humanista e reflexivo, capaz de situar-se criticamente em relação às outras áreas do saber que participam de sua formação e atuação, e ser capaz de refletir e atuar sobre as complexas dimensões das questões clínicas, terapêuticas, científico-filosóficas, éticas, políticas e socioculturais, observando e interpretando, de modo fundamentado e crítico, as situações do seu universo profissional. Nesse percurso, deverá acompanhar as transformações do seu campo de saber, compreendendo o processo histórico não como linear, mas como matriz de significação do presente e do futuro. Este profissional reconhecerá a diversidade cultural, os direitos das minorias e a integração do homem com a natureza. O Terapeuta Ocupacional deverá compreender, analisar e sistematizar teorias do campo preventivo, clínico-terapêutico, de aperfeiçoamento e da prática terapêutica ocupacional, avaliando, prevenindo e reabilitando. Sua prática profissional deverá estar em sintonia com as intensas modificações nas condições de saúde e promoção da mesma, visando a atender às necessidades da população.
Mercado de Trabalho
O campo de atuação do Terapeuta Ocupacional abrange hospitais, ambulatórios, centros de reabilitação, instituições gerontogeriátricas, centros de convivência, escolas e clínicas especializadas, centros de saúde, creches, empresas, consultórios particulares, atendimento em domicílio, instituições de ensino e de pesquisa, instituições penais, clubes e academias, oficinas terapêuticas.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Curricular – Prática Supervisionada
O estágio curricular tem como foco a formação específica e em serviço e deverá ser desenvolvido gradualmente no Curso, em atividades de complexidade crescente que envolvam a observação, a prática assistida e, nos períodos finais, a prática autônoma supervisionada nas diferentes áreas, equipamentos e níveis de atuação. A formação em serviço será desenvolvida de acordo com o art. 7º da Resolução CNE/CES nº 04, de 19/02/2002.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
Uma Universidade Jesuita
A Unicap tem sua origem no ideal pedagógico da Companhia de Jesus, marcado por um profundo humanismo. Esse humanismo acolhe, sem discriminação, toda a diversidade de culturas, de raças, de classe e de gênero, e reclama igual reconhecimento e direito para todas as pessoas humanas. (Extraido da Carta de Principios) Saiba mais [+]
Portal dos Alunos
Atividade de Apoio Pedagógico
DAS: Bolsas & Financiamentos
Diretoria de Gestão Escolar 2011.2
Intercâmbio Estudantil Católica
Pastoral
Portal do Aluno de Graduação
Programação de disciplinas
Teleduc
O objetivo do curso de Terapia Ocupacional da UNICAP é formar terapeutas ocupacionais para pleno exercício da profissão, na assistência clínica, planejamento e gerenciamento de ações de saúde, ensino e pesquisa de Terapia Ocupacional, considerando a primazia da pessoa num processo de educação continuada. A formação do terapeuta ocupacional na UNICAP possibilita ao aluno a vivência de aulas teóricas, laboratoriais e práticas clínicas, em espaços especializados, nas áreas de anatomia, biologia, informática, recursos terapêuticos, próteses e órteses, cinesiologia e dinâmica corporal, análise de atividades da vida diária e avaliação terapêutica. A formação em serviço é desenvolvida desde o primeiro período do Curso, em atividades de complexidade crescente até a prática autônoma supervisionada. O terapeuta ocupacional pode desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.
Perfil Profissional
O perfil do Terapeuta Ocupacional será generalista, humanista e reflexivo, capaz de situar-se criticamente em relação às outras áreas do saber que participam de sua formação e atuação, e ser capaz de refletir e atuar sobre as complexas dimensões das questões clínicas, terapêuticas, científico-filosóficas, éticas, políticas e socioculturais, observando e interpretando, de modo fundamentado e crítico, as situações do seu universo profissional. Nesse percurso, deverá acompanhar as transformações do seu campo de saber, compreendendo o processo histórico não como linear, mas como matriz de significação do presente e do futuro. Este profissional reconhecerá a diversidade cultural, os direitos das minorias e a integração do homem com a natureza. O Terapeuta Ocupacional deverá compreender, analisar e sistematizar teorias do campo preventivo, clínico-terapêutico, de aperfeiçoamento e da prática terapêutica ocupacional, avaliando, prevenindo e reabilitando. Sua prática profissional deverá estar em sintonia com as intensas modificações nas condições de saúde e promoção da mesma, visando a atender às necessidades da população.
Mercado de Trabalho
O campo de atuação do Terapeuta Ocupacional abrange hospitais, ambulatórios, centros de reabilitação, instituições gerontogeriátricas, centros de convivência, escolas e clínicas especializadas, centros de saúde, creches, empresas, consultórios particulares, atendimento em domicílio, instituições de ensino e de pesquisa, instituições penais, clubes e academias, oficinas terapêuticas.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Curricular – Prática Supervisionada
O estágio curricular tem como foco a formação específica e em serviço e deverá ser desenvolvido gradualmente no Curso, em atividades de complexidade crescente que envolvam a observação, a prática assistida e, nos períodos finais, a prática autônoma supervisionada nas diferentes áreas, equipamentos e níveis de atuação. A formação em serviço será desenvolvida de acordo com o art. 7º da Resolução CNE/CES nº 04, de 19/02/2002.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
Uma Universidade Jesuita
A Unicap tem sua origem no ideal pedagógico da Companhia de Jesus, marcado por um profundo humanismo. Esse humanismo acolhe, sem discriminação, toda a diversidade de culturas, de raças, de classe e de gênero, e reclama igual reconhecimento e direito para todas as pessoas humanas. (Extraido da Carta de Principios) Saiba mais [+]
Portal dos Alunos
Atividade de Apoio Pedagógico
DAS: Bolsas & Financiamentos
Diretoria de Gestão Escolar 2011.2
Intercâmbio Estudantil Católica
Pastoral
Portal do Aluno de Graduação
Programação de disciplinas
Teleduc
Plano de estudos
Disciplinas
Portugues instrumental I
Introducao a filosofia
Socioantropologia
Citol histologia e embriologia
Fund da terapia ocupacional I
Informatica aplicada a saude
Genetica humana
Introducao a teologia
Anatomia humana I
Metodologia cientifica
Psi geral e da personalidade
Fun da terapia ocupacional II
Patologia geral
Lingua inglesa instrumental I
Psicologia do desenvolvimento
Epid org serv saude e de tpo
Fisiologia humana
Recursos terapeuticos I
Recursos terapeuticos II
Cinesiologia aplicada a tpo
Metodos e tec da aval em tpo
Humanismo e cidadania
Bases da neurologia
Bases da reumatologia
Cinesioterapia aplicada a tpo
Bases de pediatria
Tpo em saude publica I
Tecnologia assistiva em tpo
Bas da sau ment e psiquiatria
Tpo em saude e trabalho
Bases da traumato ortopedia
Tpo saude da cri e do adol I
Tpo em saude do adulto I
Tpo em saude publica II
Tpo em saude do adulto II
Etica e deontologia em tpo
Tpo saude da cri e do adol II
Tpo em saude mental I
Metodologia da pesq em tpo I
Tpo em saude do idoso I
Tpo em saude do idoso II
Tpo em instituicoes
Tpo em saude mental II
Metodologia da pesq em tpo II
Tpo saude da cri e do adol III
Dinamica de grupo em tpo
Estagio supervisionado I
Trab de conclusao de curso I
Estagio supervisionado II
Trab de conclusao de curso II
Portugues instrumental I
Introducao a filosofia
Socioantropologia
Citol histologia e embriologia
Fund da terapia ocupacional I
Informatica aplicada a saude
Genetica humana
Introducao a teologia
Anatomia humana I
Metodologia cientifica
Psi geral e da personalidade
Fun da terapia ocupacional II
Patologia geral
Lingua inglesa instrumental I
Psicologia do desenvolvimento
Epid org serv saude e de tpo
Fisiologia humana
Recursos terapeuticos I
Recursos terapeuticos II
Cinesiologia aplicada a tpo
Metodos e tec da aval em tpo
Humanismo e cidadania
Bases da neurologia
Bases da reumatologia
Cinesioterapia aplicada a tpo
Bases de pediatria
Tpo em saude publica I
Tecnologia assistiva em tpo
Bas da sau ment e psiquiatria
Tpo em saude e trabalho
Bases da traumato ortopedia
Tpo saude da cri e do adol I
Tpo em saude do adulto I
Tpo em saude publica II
Tpo em saude do adulto II
Etica e deontologia em tpo
Tpo saude da cri e do adol II
Tpo em saude mental I
Metodologia da pesq em tpo I
Tpo em saude do idoso I
Tpo em saude do idoso II
Tpo em instituicoes
Tpo em saude mental II
Metodologia da pesq em tpo II
Tpo saude da cri e do adol III
Dinamica de grupo em tpo
Estagio supervisionado I
Trab de conclusao de curso I
Estagio supervisionado II
Trab de conclusao de curso II