Graduação em Terapia Ocupacional (Bacharelado) (Campinas, São Paulo)

Universidade de Sorocaba

Diploma oferecido:Bacharel em Terapia Ocupacional

Localização:Campinas - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O profissional terapeuta ocupacional é habilitado a realizar procedimentos terapêutico-ocupacionais utilizando-se de atividades expressivas, artísticas, lúdicas, corporais, tecnológicas, da vida diária, prática, e do trabalho, exercícios cinesioterápicos, entre outros, para atender pessoas de diferentes faixas etárias, portadoras de dificuldades sociais, sensoriais, ortopédicas, neurológicas, psiquiátricas, do trabalho e de desenvolvimento, em suas necessidades de promoção, prevenção, manutenção, tratamento, reabilitação, adaptação funcional e /ou ambiental e inclusão na vida social.

Campo de Atuação

Esse profissional precisa ter um perfil que mostre a possibilidade de assumir a perspectiva do outro, o gosto pelo contato e o fazer humano nas suas diferentes formas de realização e expressão.
Trabalha em Instituições públicas, ou privadas tais como: unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, centros de reabilitação, hospitais gerais e especializados, asilos, centros de convivência e integração social, escolas, creches, indústrias, presídios.


Diferencial

Na última Avaliação do MEC, o curso da Uniso foi classificado como um dos melhores do país, com conceito A.
E na última avaliação “in loco”, obteve nota máxima em todas as dimensões avaliadas. Desenvolve trabalhos na comunidade, com grupos de prevenção e atenção à saúde, e desenvolve a convivência, promovendo a inclusão e a cidadania. Desenvolve atividades para reabilitação de pessoas com necessidades educativas especiais e acompanhamento de idosos no seu desempenho pessoal, ações que
possibilitam ao estudante uma intensa aproximação entre teoria e prática.

INFRA-ESTRUTURA


Apresentação

Sendo projetados para melhor atender aos alunos, os Laboratórios utilizados pelo curso de Terapia Ocupacional oferecem condições de vivenciar um ambiente de trabalho muito próximo ao encontrado no mercado de trabalho. Sua infra-estrutura possibilita a realização das aulas de forma individual ou em pequenos grupos, o que favorece o envolvimento de todos nas atividades propostas. Todos os laboratórios, conforme suas características, são providos com equipamentos de segurança em laboratório e de combate primário a incêndios.


Infra-estrutura

• Laboratório de Atividades e Recursos Terapêuticos
Sala ampla, com mesas próprias para atividades de desenho e pintura, bancada de marcenaria, forno de cerâmica, TV, Vídeo, equipamentos para confecção de artesanato.

Utilizado para vivências práticas dos componentes curriculares que contemplam a conceituação e análise de atividades, tendo por objetivo ser um campo facilitador da exploração criativa do potencial terapêutico, das possibilidades do cotidiano e das linguagens simbólicas das atividades.

São desenvolvidas atividades práticas em oficinas: Desenho, Pintura, Colagem, Montagem, Dobradura, Modelagem em argila, Tecelagem, Tapeçaria, Marcenaria, Cutelaria, Rádio, V.T., Fotografia, Informática, Atividades da Vida Diária (AVD) e Atividades da Vida Prática (AVP)

• Laboratório de Atividades Corporais
Sala ampla com piso de madeira, isolamento acústico e iluminação graduada, com espelho, som, colchonetes e almofadas.

Utilizado para o desenvolvimento de atividades individuais e grupais de trabalho corporal e os aspectos nele envolvidos, para as vivências práticas de tarefas criativas, tais como: Expressão Corporal, Dança, Música, Relaxamento, Automassagem, Brincadeiras, Teatro, cuja análise possibilita a percepção e o questionamento da autoimagem, do reconhecimento do outro, a possibilidade terapêutica, a empatia e a análise dos aspectos sociais e culturais envolvidos na sua realização.

• Laboratório de Cinesiologia e Cinesioterapia
Sala com macas, tablado, espaldar, roldanas, espelhos e equipamentos de ajuda: cadeira de rodas, bengala, muleta.

O laboratório de Cinesiologia e Cinesioterapia tem como finalidade proporcionar ao aluno o conhecimento dos princípios do movimento humano e dos exercícios terapêuticos, empregados para promover a melhoria da função sensoriomotora, através da manipulação e da análise das ações motoras, bem como possibilitar vivências práticas com equipamentos de ajuda: tecnologia assistiva, órteses e adaptações, além da análise da atividade.

• Laboratório de Anatomia Humana
O laboratório de Anatomia Humana é dividido em dois ambientes interativos. O primeiro contém bancadas de aço inox, tanques para armazenagem e mesa de necropsia, no qual o aluno tem a oportunidade de confrontar as diversas variações anatômicas existentes. No segundo ambiente, existem mesas com 16 computadores para o estudo de Anatomia Humana nos softwares ADAM Interactive Anatomy – CDRom e ADAM Practice and Practical Anatomy. Esse laboratório conta com serviço de monitoria, realizado por aluno selecionado pelos docentes do componente curricular. Nos horários em que o laboratório não é ocupado com atividades didáticas, o ambiente onde se encontram os computadores é utilizado como sala de informática, estando disponível para utilização pelos acadêmicos.

• Laboratório de Biociências
Composto de nove bancadas redondas desenhadas especialmente para que, em trabalhos de equipe, cada estudante possa observar o que está sendo realizado. Existem monitores de televisão para que todos possam observar as lâminas apresentadas pelo professor. As bancadas também apresentam torneiras fotoelétricas a fim de evitar contaminações. Dispõe ainda de microscópios, lupas, além de sistemas de open fiel e labirinto em cruz elevado, equipamentos para o estudo de drogas que atuam no SNC.

• Laboratórios de Microscopia
Congregam dois laboratórios: o de Microscopia e o de Controle Biológico. Esses laboratórios foram desenhados com características ergonômicas adequadas, privilegiando o relacionamento mais próximo entre o professor e o estudante, atendendo às necessidades individuais do aluno para a realização das atividades práticas. Esses laboratórios contam com equipamentos ópticos modernos e de marcas consagradas, e televisores para visualização mais precisa do material em estudo. Possuem ainda outros equipamentos destinados à realização de análises microbiológicas, hematológicas, bioquímicas e imunológicas.

• Laboratórios de Governança e Cozinha Pedagógica
Parceria do curso de Terapia Ocupacional com o curso de Hotelaria. Utilizado para vivência em atividades do cotidiano (AVD e AVP) em espaços físicos adaptados (quarto, banheiro e cozinha) obedecendo aos critérios de acessibilidade da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


Produções
Os Laboratórios são utilizados para a realização de aulas práticas dos componentes curriculares do curso. Além das atividades de ensino, nesses laboratórios são desenvolvidos diversos projetos de pesquisa, com apoio financeiro da Uniso ou de agências de fomento à Pesquisa, como FAPESP e CNPq e, também, projetos, oficinas e cursos de extensão.
Os Laboratórios também são utilizados para a realização de atividades práticas e das semanas científicas.

Plano de estudos

Componente Curricular

Ações e Processos Terapêutico-Ocupacionais
Anatomia
Atividades Complementares – Terapia Ocupacional
Atividades Expressivas e recursos Terapêuticos
Atividades Plásticas e Recursos Terapêuticos
Atividades Tecnológicas e Recursos Terapêuticos
Bioética
Cinesiologia
Cinesioterapia
Citologia, Histologia e Embriologia
Contextos Sociais e o Homem Contemporâneo
Cultura, Religiosidade e Mudança Social
Desenvolvimento Adulto
Desenvolvimento Infantil
Estágio Profissional em Terapia Ocupacional I
Estágio Profissional em Terapia Ocupacional II
Ética e Formação Profissional
Fisiologia
Fundamentos de Bioquímica
Fundamentos e História da Terapia Ocupacional
Língua Portuguesa: Texto e Contexto
Métodos, Técnicas e Procedimentos de Intervenção em Terapia Ocupacional 1
Métodos, Técnicas e Procedimentos de Intervenção em Terapia Ocupacional 2
Neuroanatomia
Patologia
Prática de Pesquisa I
Prática de Pesquisa II
Prática de Pesquisa III
Práticas de Observação em Terapia Ocupacional
Práticas em Terapia Ocupacional 1
Práticas em Terapia Ocupacional 2
Práticas em Terapia Ocupacional 3
Práticas em Terapia Ocupacional 4
Processos Grupais
Próteses, Órteses e Adaptações
Psicologia e Saúde
Psicomotricidade
Saúde Coletiva
Saúde Ocupacional
Seminários de Estágio em Terapia Ocupacional I
Seminários de Estágio em Terapia Ocupacional II
Terapia Ocupacional e Sociedade
Terapia Ocupacional em Disfunções Sensoriais
Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador
Terapia Ocupacional em Saúde Física
Terapia Ocupacional em Saúde Mental
Terapia Ocupacional na Adolescência e Juventude
Terapia Ocupacional na Infância
Terapia Ocupacional na Saúde do Idoso


Oferta Educativa semelhante