Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Extrema, Minas Gerais)

Faculdade de Extrema

Localização:Extrema - Minas Gerais

Duração:2 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas proposto tem por objetivo atender as necessidades e demandas sociais regionais e nacionais, obedecendo aos preceitos estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil e na Lei número 9.394 de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Objetivamente busca-se formar profissionais qualificados na área de análise, projeto, documentação, especificação, desenvolvimento, teste, implantação e manutenção dos sistemas de computação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas de informação. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.
O curso ofertado visa formar profissionais para atuar na área de Informação e Comunicação, empregando ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Além disso, o profissional a ser formado será capaz de agir em situações inesperadas, com capacidade de se adaptar a um ambiente de mudanças contínuas, de alta tecnologia e extremamente competitivo. Em resumo, o profissional de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no exercício do cargo, preencherá as seguintes atribuições:
- Programação de sistemas usando linguagem comercial e científica;
- Operação e manutenção de sistemas de computadores;
- Supervisão e orientação do trabalho de equipes de processamento de dados;
- Análise e implementação de computação eletrônica;
- Chefia nas áreas de processamento de dados;
- Elaboração de manuais e documentos de sistemas;
- Implantação e gerência de redes de computadores;
- Manipulação de ferramentas computacionais e metodologias para a produção de sistemas ;
- Aplicação de fatores de qualidade de software, por exemplo, usabilidade, robustez, integridade, durante o desenvolvimento de sistemas;

O profissional do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FAEX estará capacitado a desempenhar o papel de um Analista Programador. Dessa forma este egresso poderá desempenhar as seguintes funções:
- Programador de sistemas;
- Analista programador;
- Administrador de banco de dados;
- Analista de suporte técnico;
- Consultor de informática.
Assim, o profissional com uma visão especializada em seu campo de trabalho, desenvolverá também competências profissionais, sociais e intelectuais gerais, inserindo-se adequadamente no esforço empreendido pela sociedade brasileira para se colocar entre as mais adiantadas nações do planeta. Terá, deste modo, uma visão dos avanços tecnológicos ponderados pelas contribuições e riscos ao aperfeiçoamento da humanidade.
O profissional deve, ainda, ter capacidade de adequação à complexidade e velocidade das mudanças econômicas, sócio-culturais e tecnológicas, sendo ágil e flexível para enfrentar as transformações do mercado de trabalho, das tecnologias e da economia.
Do ponto de vista social e ético, deve permitir atitude crítica quanto ao exercício da profissão, especialmente quanto às limitações dos recursos tecnológicos a empregar.

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FAEX oferece três certificações parciais, catalogadas no Catálogo Brasileiro de Ocupações – CBO, no segmento de tecnologia de desenvolvimento de sistemas e aplicações, sendo que as mesmas especificam de forma clara o perfil desejado para o egresso:

CBO 2124-20 Analista de suporte computacional: Implantam sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas. Planejam manutenções e administram recursos humanos.

CBO 3171-10 Programador de Sistemas de Informação: Desenvolvem e implantam sistemas computacionais especificando programas e arquiteturas para desenvolvimento de sistemas de informação. No desenvolvimento dos sistemas, planejam manutenções, elaborando planos e propostas e definindo metas; coordenam equipes de trabalho; administram recursos humanos e aquisição de recursos materiais para manutenções.

CBO 2123-10 Administrador de redes: Desenvolvem e implantam sistemas operacionais de redes de computadores, dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Fazem a administração desses sistemas e elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Plano de estudos


Matemática para informática


Geometria Analítica e Álgebra Linear


Física Aplicada


Lógica e Construção de Algoritmos


Comunicação Empresarial


Comportamento Organizacional


Organização de Computadores


Matemática discreta


Programação Estruturada I


Estrutura de Dados


Banco de Dados


Projeto Integrado I


Programação Estruturada II


Análise Estruturada de Sistemas


Programação de Banco de Dados


Pesquisa e Ordenação


Sistemas Operacionais


Introdução a Tecnologia da Informação I


Fundamentos de Análise orientada a Objetos


Engenharia de Software


Programação Avançada


Fundamentos de Redes de Computadores


Programação Distribuída


Projeto Integrado II


Linguagem de Programação comercial


Programação e Design para Web


Desenvolvimento de Software Seguro


Gestão Empreendedora


Humanidades


Introdução a Tecnologia da Informação II

Oferta Educativa semelhante