Graduação Tecnológica em Automação e Controle Industrial (Belo Horizonte, Minas Gerais)

Instituto Nacional de Telecomunicações

Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Tecnólogo em Automação e Controle Industrial é um profissional da área da engenharia voltada ao controle de processos industriais, que reúne princípios da mecânica, eletrônica e computação para fazer um processo manual tornar-se semi-automático ou totalmente automático. Para tal, utiliza elementos sensores, sistemas de controle, sistemas de supervisão e aquisição de dados.

Este profissional atua na implantação, operação, especificação, supervisão de processos ligados à automação industrial, gerenciamento de grupos de trabalho e elaboração de orçamentos nas indústrias, visando à melhoria contínua dos processos de produção, qualidade, flexibilidade e competitividade.


Áreas de Atuação

Inovações Tecnológicas e melhorias: nos sistemas convencionais de produção, propondo e implantando novas técnicas fundamentadas na automação; otimização de malhas de controle de processos industriais.
Instalação, configuração, operação e manutenção: Em softwares de supervisão e controle, aquisição de dados e controle de máquinas; de sistemas de uma planta industrial; em equipamentos de automação industrial e residencial; em sistemas que apresentem Comando Numérico Computadorizado; em sistemas de comando e controle de sistemas pneumáticos e hidráulicos aliados à eletroeletrônica; de controlador lógico programável (CLP).
Consultoria: de serviços e vendas de sistemas de automação industrial e residencial.
Assessoraria: nos processos de compra, elaboração de programas e requisitos para a aquisição e verificação de bens, orçamentos, serviços e equipamentos, sistemas e partes de sistemas de automação industrial.
Análise e avaliação: dos impactos ambientais e econômicos das soluções propostas, com foco na sustentabilidade; estudos de controle de qualidade, comercialização, instalação, ensaios, otimização, calibração, manutenção e reparos de equipamentos e sistemas de automação industrial; acompanhar o desenvolvimento tecnológico nas áreas de automação industrial e das tecnologias agregadas a este campo do conhecimento, organizando-os e disponibilizando-os para a comunidade.
Produção Técnica: realizar produções técnicas especializadas sob a supervisão e direção de engenheiros; empregar ferramentas matemáticas e físicas para entender como funcionam, de forma adequada, sistemas de automação industrial; participar da elaboração, modificação, avaliação, verificação da adequação e cumprimento de normas relacionadas a sistemas de automação industrial.
Recursos Humanos e Processos - Conduzir trabalhos técnicos em equipes e grupos de trabalho nas empresas, atuando na gestão de recursos humanos e processos.

Mercado de Trabalho

Em todo o mundo, o uso de sistemas automatizados nos processos produtivos é elevado e necessário para empresas que desejam reduzir seus custos e aumentar a produtividade e qualidade de seus produtos. No Brasil o setor está aquecido e carente de mão de obra qualificada, tendo o profissional uma diversidade grande de áreas de atuação a escolher.

Programas e eventos demandam um esforço de todos os setores da área de automação industrial, como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, a exploração do pré-sal (óleo e gás), metalurgia, siderurgia, automobilística e alimentícia.

Outras oportunidades estão nas áreas de redes industriais (fieldbuses), instrumentação industrial e sistemas inteligentes são alguns exemplos de áreas muito pouco exploradas no Brasil e que carecem de profissionais de boa qualidade e formação.

Os campos com maior demanda para este profissional são: óleo e gás (devido ao pré-sal), metalurgia, siderurgia, automobilística e alimentícia. As áreas de redes industriais (fieldbuses), instrumentação industrial e sistemas inteligentes também são exemplos de áreas muito pouco exploradas no Brasil e que carecem de profissionais de boa qualidade e formação.

Oferta Educativa semelhante