Graduação Tecnológica em Comércio Exterior (Brasília, Distrito Federal)

Grupo Educacional Opet

Localização:Brasília - Distrito Federal

Duração:2 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O tecnólogo formado no curso superior de Comércio Exterior da Opet gerencia operações de comércio exterior, tais como: transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, exportação, importação, contratos e logística internacional. Prospecta e pesquisa mercados, define plano de ação, negocia e executa operações legais, tributárias e cambiais inerentes ao processo de exportação e importação. Além disso, controla luxos de embarque e desembarque de produtos, providencia documentos e identifica os melhores meios de transporte, de forma a otimizar os recursos financeiros e humanos para o
comércio exterior.
• Metodologia
• Visão sistêmica da organização, focada na interface, integração e cooperação entre todas as
suas áreas.
Metodologia inovadora, voltada para a construção de competências, aliando sólida formação acadêmica e aulas práticas que estimulam e reforçam a autonomia criativa do aluno.
Aprendizagem voltada para o "aprender fazendo", focada na iniciação à pesquisa, interdisciplinaridade e realização de projetos.

• Modelo
de Capacitação
• Atualização permanente em relação às novas ferramentas de gestão voltadas para as transações comerciais globalizadas.
Aulas que priorizam a interdisciplinaridade e a aplicação prática dos conteúdos teóricos.
Workshops, seminários, palestras e aulas especiais com profissionais renomados da área de Comércio Exterior.
Perfil de alunos com atuação nas diversas áreas do comércio exterior, o que assegura troca de experiências, estudo de casos reais e eleva o padrão de praticidade das aulas.
Após a conclusão de Comércio Exterior, o aluno poderá obter nova diplomação em outro curso superior de áreas afins [gestão]. Para isso, deve matricular-se apenas nas disciplinas que não integravam a grade do curso já concluído.

• Parcerias
• Parcerias técnicas e intercâmbio com entidades classistas, empresas multinacionais e nacionais de todos os portes, consultorias especializadas, agências de empregos, CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola e IEL – Instituto Euvaldo Lodi (Federação das Indústrias do Paraná).
As parcerias e o intercâmbio, tendo à frente as Faculdades Opet e a Opet Placement, objetivam oportunizar estágios e aproximar o aluno da realidade da profissão, bem como, acelerar a sua inserção no mercado de trabalho.

Perfil profissional
• Visão
Abrangente
• Com visão sistêmica e completa da organização, cabe ao profissional formado no curso superior em Comércio Exterior construir soluções que levem em consideração a importância da interação e sinergia entre as diversas áreas da organização, de forma a otimizar os recursos e maximizar
os resultados.

• Sólida
Formação
• O profissional de Comércio Exterior tem sob sua responsabilidade as atividades que englobam os negócios transnacionais em geral, utilizando instrumental específico e avançado da área.
O tecnólogo em Comércio Exterior gerencia operações de comércio exterior, tais como: transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, exportação, importação, contratos e logística internacional. Prospecta e pesquisa mercados, define plano de ação, negocia e executa operações legais, tributárias e cambiais inerentes ao processo de exportação e importação. Além disso, controla luxos de embarque e desembarque de produtos, providencia documentos e identifica os melhores meios de transporte, de forma a otimizar os recursos financeiros e humanos para o comércio exterior.
As responsabilidades no exercício das atribuições exigem visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando, liderança e atualização permanente, além de profundos conhecimentos técnicos da área.

• Multi-habilidades
• Ao concluir o curso, o profissional estará capacitado em conhecimentos de legislação aduaneira, rotinas de exportação e importação, direito internacional, marketing e negociações transnacionais, logística internacional, riscos e seguros de transporte, câmbio e operações bancárias, financiamentos e garantias.
Mercado de trabalho
• Profissão Valorizada
• É uma profissão que adquire, cada vez mais, importância nas organizações, já que com a globalização vivemos hoje uma nova realidade. No caso brasileiro, novos cenários se consolidaram a partir da década de 90 com a abertura da economia brasileira. E, com isso, a procura por profissionais preparados para o desafio da internacionalização dos negócios. No país, e especialmente na região metropolitana de Curitiba, há forte procura por profissionais de comércio exterior. E a modalidade de Tecnólogo em COMÉRCIO EXTERIOR é a que mais apresenta condições de formar profissionais com visão prática e focada na área.

• Oportunidade Promissora
• O profissional formado em Comércio Exterior na Opet está pronto para atuar em empresas privadas, estatais, consultorias, administração pública e organizações do terceiro setor. E mais especificamente nos departamentos de marketing e vendas internacionais das organizações.

• Empregabilidade
Em Alta
• A sólida formação acadêmica e prática, impulsiona sua empregabilidade, permitindo que construa uma carreira profissional em todos os níveis hierárquicos das organizações. Além de poder criar a sua própria empresa de consultoria, desenvolvendo solução para associações classistas e empresas de todos os portes.

Plano de estudos

Matriz curricular

Fundamentos de Gestão
Direção e Liderança
Organização Empresarial
Controles e Métricas
Projeto Interdisciplinar: Gestão de Negócios
Comunicação Empresarial
Introdução à Contabilidade
Normas de Importação
Normas de Exportação
Procedimentos de Importação e Exportação
Língua Estrangeira Moderna
Projeto Interdisciplinar: Operações e Comércio Exterior
Leitura e Interpretação de Texto
Raciocínio Lógico
Trader e Negociação Internacional
Controladoria em Comércio Exterior
Economia Internacional
Finanças Internacionais
Projeto Interdisciplinar: Prospecção de Mercado e Negócios Internacionais
Empreendedorismo
Direito Internacional
Legislação Aduaneira
Transportes e Modais
Gerenciamento de Riscos
Projeto Interdisciplinar: Logística em Comércio Exterior
Sociedade Contemporânea
Empregabilidade
Informática
Desenvolvimento Sustentável
Arte e Cultura
Responsabilidade Social
Direito do Cidadão
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Ética e Filosofia

Oferta Educativa semelhante