Localização:Pedro Leopoldo - Minas Gerais
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características
As últimas duas décadas revelaram um impressionante aumento na importância das transações reais internacionais sobre o valor da produção brasileira, tendo o coeficiente de abertura da economia brasileira (soma do valor das exportações e importações como proporção do PIB) passado de algo em torno de 11% em 1990 para mais de 25% no ano de 2007. Evoluímos de US$ 60,3 bilhões exportados em 2.002 para US$ 118,3 bilhões em 2005. A previsão para os 12 meses de 2007 é de que sejam exportados US$ 152 bilhões, com crescimento de cerca de 11% em relação a 2006, quando o país exportou US$ 137 bilhões.
Estes dados revelam uma tendência vigorosa de inserção do Brasil na economia internacional que por sua vez se torna cada vez mais globalizada. Com isto a demanda por profissionais qualificados na área de comércio exterior aumenta a cada dia.
Em especial a região norte da grande Belo Horizonte está sendo beneficiada com a reativação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. A revitalização do aeroporto dentro dos moldes de aeroporto indústria, com um tratamento fiscal diferenciado para importações e exportações, tem atraído diversos empreendimentos. As empresas ali instaladas terão tratamento tributário diferenciado, tanto para a importação de componentes como para a exportação de produtos acabados de alto valor agregado, montados no espaço do aeroporto industrial. Três empresas já estão sendo instaladas na área do aeroporto: Maxtrack, Clamper e VMI, fabricantes de produtos eletroeletrônicos de avançada tecnologia e a recém-anunciada First Wave, empresa americana do mercado aeroespacial que, segundo divulgado, deverá gerar 200 empregos diretos e outros 200 indiretos.
Alinhados a estas tendências, os profissionais formados pelo Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Tecnologia em Logística serão profissionais capazes de:
* Planejar e organizar sistemas de informação sobre países e blocos econômicos;
* Analisar o comportamento do consumidor de diferentes partes do mundo;
* Formular e implementar estratégias do composto mercadológico para o comércio internacional: produtos e serviços, comunicação, preço e distribuição;
* Definir, avaliar e monitorar o mix de produtos e serviços oferecidos e praticados no mercado internacional;
* Analisar estratégias de comunicação para o mercado internacional;
* Desenvolver estratégias de canais e implementar logísticas de distribuição;
* Analisar e implementar estratégias de distribuição global;
* Desenvolver a logística para a distribuição internacional;
* Desenvolver estratégias de preços para mercados internacionais;
* Identificar e interpretar a legislação que regula as atividades do comércio exterior;
* Identificar estratégias e técnicas de negociações com clientes e parceiros internacionais;
* Formular e implementar estratégias e planos de Marketing para os vários tipos de mercados internacionais.
O Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior, com duração 2 anos, oferece aos participantes o diploma de Curso de Graduação e ainda duas certificações intermediárias de competência, respectivamente de Assistente em Procedimentos de Exportação e Importação e de Assistente em Distribuição e Logística.
Plano de estudos
1º Módulo
Cenários Contemporâneos
Métodos Quantitativos
Comunicação Organizacional
Inglês Instrumental
Modelos de Gestão
Pesquisa Aplicada em Comércio Exterior
2º Módulo
Legislação Aplicada ao Comércio Exterior
Processos de Exportação e Importação
Regimes Aduaneiros
Mecanismos de Financiamento
Inglês Aplicado às Rotinas Aduaneiras
Projeto Aplicado às Rotinas de EXP e IMP
3º Módulo
Estratégias de Distribuição e Intermodalidade
Logística e Gerência da Cadeia de Suprimentos
Movimentação e Armazenagem (Aeroportuária)
Sistemas de Gestão da Qualidade
Sistema de Informações Aplicado à Com. Exterior.
Projeto Aplicado à Distribuição e Logística
4º Módulo
Técnicas de Negociação Internacionais
Economia Internacional (Preços e Custos)
Estratégias de Marketing Internacional
Gestão da Comunicação
Diversidade Cultural no Mercado Internacional
Projeto Aplicado ao Marketing Internacional