Graduação Tecnológica em Design de Interiores (Canoas, Rio Grande do Sul)

Universidade Luterana do Brasil

Diploma oferecido:Tecnólogo em Design de Interiores

Localização:Canoas - Rio Grande do Sul

Duração:2 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

O curso tem o objetivo de formar um profissional capacitado a atender a demanda do mercado de trabalho, com competência no ato de projetar, especificar, orientar e conduzir trabalhos na esfera profissional, tendo uma visão ética e fundamental para o exercício da profissão no mundo competitivo de hoje. O curso também tem por objetivo formar profissional com o papel de agente social, promotor de melhoria da qualidade de vida das pessoas, atento às tendências do comportamento, culturais, estéticas, tecnológicas e econômicas da comunidade, além de contribuir para o desenvolvimento técnico e cultural da área.
Perfil e atuação profissional
Possibilita uma atuação profissional ampla e abrangente. O perfil do designer de interiores é de um profissional ético, com competências na elaboração de projetos de design de interiores de espaços residenciais, comerciais e institucionais, desenvolvendo produtos, mas visando sempre a estética, funcionalidade, eficiência, segurança, saúde e o conforto, sem deixar de lado a busca de novas tecnologias. Dentro das atribuições deste profissional está a pesquisa, o estudo de temas e conceitos, a especificação de produtos, mobiliários, materiais e equipamentos, e o desenvolvimento de orçamentos e memoriais, satisfazendo da melhor forma o cliente e acompanhando a execução do projeto.
O mercado de trabalho
O designer de interiores pode atuar como profissional liberal, que se dedica a projetos, pesquisas e desenvolvimento de produtos ou trabalhar juntamente a empresas e escritórios de Arquitetura, Design ou áreas afins. Também pode trabalhar em lojas, empresas privadas ou públicas.
O mercado de trabalho está em expansão, considerando que o profissional está vinculado ao mercado imobiliário e a construção civil que está em franco desenvolvimento.
Após concluir o curso, o egresso poderá buscar qualificação profissional cursando pós-graduação em áreas afins. A área da Educação também pode ser vislumbrada na pós-graduação possibilitando a carreira acadêmica.
Diferenciais
O curso é pioneiro no Rio Grande do Sul. Iniciou no ano de 2002 e foi reconhecido pelo MEC em outubro de 2007.
É um curso de nível superior de curta duração que direciona o aluno para o mercado de trabalho. Durante o curso é estimulado o relacionamento dos alunos com empresas, feiras, exposições, museus e palestras sobre Design de Interiores e áreas afins. É feito através de saídas de campo e aulas ministradas em empresas do ramo. Além disso, a matriz curricular vislumbra disciplinas que estimulam a formação cultural dos alunos, especialmente na área Artística e Humana, já que os projetos são direcionados para a satisfação e bem-estar das pessoas.
Algumas disciplinas do curso de Design de Interiores são compartilhadas com os cursos de graduação em Design e Arquitetura e Urbanismo, criando uma relação de parceria entre os futuros profissionais.
Aspectos legais
O curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores da ULBRA, campus Canoas, recebeu a Comissão de Avaliação do MEC/INEP em junho de 2007, e teve reconhecimento no mesmo ano, pela portaria nº 514 do Ministério da Educação, de 28 de setembro de 2007, publicada no Diário Oficial da União de 01 de outubro de 2007.
Tempo padrão de integralização curricular e turnos de funcionamento do curso
A carga horária do curso é de 1768 horas/aula, correspondendo a 104 créditos. Há um total de vinte e seis disciplinas divididas em cinco semestres, dentro de uma sequência recomendada de estudos. O curso é ofertado no turno da manhã, de segunda a sábado. Há a possibilidade de cursar algumas disciplinas também nos turnos tarde e noite.
Matriz Curricular
A matriz curricular do curso atende as novas diretrizes da Universidade e as diretrizes do MEC, integrando-se com os outros cursos de áreas afins. Além disso, procura se adequar ao perfil do aluno ingressante e as exigências do mercado de trabalho, com a preocupação de atualização constante que o bom profissional necessita.
Conteúdos Básicos do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores:
Estudo da história da arte, da Arquitetura e especificamente do Design de Interiores; pesquisa de tendências de comportamento e do mercado em materiais, cores, formas, texturas e acabamentos em geral; A representação gráfica em plantas baixas, cortes, vistas, croquis e perspectivas dos projetos de Design de Interiores; Definições de ocupações e fluxos dos espaços, ergonomia e mobiliários; A análise de viabilidade socioeconômica, cultural e da funcionalidade do projeto e do espaço proposto, residencial, comercial e institucional, tendo em vista as possibilidades temáticas e conceituais de cada trabalho.
Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico se propõe a apresentar as diretrizes, as características e as estratégias do curso. Ele é o instrumento que permite visualizar a forma como a Instituição concebe a prática do ensino no curso e a forma como o conjunto das atividades propostas desenvolvem o perfil de seu egresso nas competências e habilidades desejadas. Neste sentido, o C.S.T em Design de Interiores forma profissionais para atuar no mercado de trabalho na área do Design e em áreas afins, sendo que a formação dos alunos é focada na interdisciplinaridade, englobando estudos na sala de aula, nos laboratórios e através das atividades extraclasses. Na formação é enfatizada a pluralidade conceitual, de modo a desenvolver a criatividade permitindo uma formação integral e o desenvolvimento do pensamento e senso crítico.
Missão
Educar com qualidade e excelência, visando à formação de profissionais com conhecimento abrangente e sólido para atuar em diversos segmentos da área do Design de Interiores.
Visão
Ser um curso de excelência reconhecido nacionalmente pela formação de profissionais capacitados na área do Design de Interiores.
Infraestrutura

Durante o curso, os alunos utilizam vários laboratórios conforme as necessidades das disciplinas que estão cursando. Dependendo da etapa em que se encontram poderão utilizar os laboratórios específicos do curso ou compartilhar laboratórios com cursos afins.
Laboratórios
• Laboratório de Expressão - LABEX
• Laboratório de Materiais de Construção
• Laboratório de Luminotécnica
• Laboratório de Instalações Hidrossanitárias e Elétricas
• Laboratório de Conforto Ambiental
• Laboratório de Informática - LABIN
• Laboratório de Materiais de Revestimento e Decoração
Atividades Acadêmicas

As Atividades Acadêmicas do curso constituem o espaço por excelência da vinculação entre a formação teórica e a prática da vivência profissional. São propostas de atividades supervisionadas pela instituição, sendo uma das oportunidades na qual o estudante se defronta com a dinâmica da sua área profissional, construindo uma experiência vinculada à sua realidade. A coordenação do curso, junto com alunos voluntários e professores, organizam cursos de extensão, seminários, palestras, exposições, visitas técnicas, grupos de visitação em feiras e mostras de Design, Decoração e Arquitetura. Estas atividades revelam uma excelente oportunidade de momentos de discussão sobre os conteúdos, os produtos, as tendências e também como integração com o meio empresarial.
Os cursos de Design da Instituição também proporcionam atividades de integração entre seus alunos, um exemplo é a participação dos alunos no Núcleo de Design (Escritório Experimental de Design) do campus Canoas, que visam complementar a formação do aluno. Os projetos desenvolvidos no núcleo de Design são complementares aos conteúdos das disciplinas que os cursos oferecem.
Estimula-se aos alunos que participem com sugestões de temas, conteúdos e profissionais que possam vir ao encontro dos seus interesses. Os seminários são realizados como uma forma de construção da teoria relacionada à aplicação prática, através de aulas e visitas técnicas a empresas e feiras do ramo do Design, Arquitetura e Decoração, revelando uma excelente oportunidade para uma atividade com momentos de discussão sobre os temas, os produtos, as tendências e também como integração com o meio empresarial.

Plano de estudos

Disciplinas

Comunicacao e expressao
Introducao ao design de interiores
Fundamentos profissionais
Meios de expressao
Desenho tecnico e geometria descritiva
Historia da arte e estetica
Design de superficie
Elementos da comunicacao visual
Computacao grafica I
Cultura religiosa
Desenho arquitetonico
Projeto de design de interiores I
Fundamentos da ergonomia
Lay out
Materiais de revestimento
Ecodesign
Projeto de moveis
Projeto de design de interiores II
Cor e ambientacao
Topicos de design de interiores
Tecnicas de interiores
Ambiente virtual
Bens culturais
Formacao de empreendedores
Iluminacao de interiores
Projeto design de interiores – TCC


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