Graduação Tecnológica em Gestão da Produção Industrial (Barra Mansa, Rio de Janeiro)

Centro Universitário de Barra Mansa

Diploma oferecido:Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial

Localização:Barra Mansa - Rio de Janeiro

Duração:2 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Sobre o Curso O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial do UBM é um curso de nível superior que visa desenvolver competências profissionais tecnológicas para a gestão de processos produtivos de bens e serviços. Trata-se de um curso voltado para o mercado de trabalho da região, atendendo às necessidades das empresas e aumentando a possibilidade de colocação de seus estudantes. Estrutura do Curso O curso possui três diretrizes básicas: análise e solução de problemas produtivos; desenvolvimento e utilização de ferramentas de simulação empresarial e tomada de decisão; e adoção de tecnologias para o benefício das empresas e da sociedade como um todo. Atividades como visitas técnicas, seminários, congressos e oficinas complementam a aprendizagem e a formação profissional. Os laboratórios de informática e a biblioteca dão suporte aos alunos e professores do curso. Perfil do Estudante O futuro Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial deve possuir senso crítico para análise de processos produtivos, visão sistêmica para entendimento das relações profissionais dentro e fora da empresa e perfil ético para uma adoção consciente de tecnologias para o aumento da produtividade e benefício do Homem. Devido ao volume de conhecimento construído o estudante torna-se detentor de um grande poder de decisão nos níveis operacional, tático e gerencial nos diversos tipos de processos produtivos. Mercado de Trabalho A grande maioria das empresas da região apresenta processos produtivos de bens e/ou serviços bem definidos. Isso garante um amplo campo de atuação para o Tecnólogo. A modernização dos processos pela adoção de novas tecnologias e novos conceitos produtivos abrem as portas para um mercado onde essa formação específica passa a ser cada vez mais valorizada. Esse profissional atua nas áreas de produção, manutenção, qualidade, além das áreas de apoio à produção nas mais diversas organizações. Dica do Profissional A Indústria brasileira está crescendo tanto em volume produzido quanto em adoção de novas tecnologias e essa é uma tendência natural de países em desenvolvimento. O Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial deve complementar seus estudos com idiomas, informática e especializações como MBA´s por exemplo.

Plano de estudos

1º Período 01 Gestão da Produção 02 Métodos de Previsão de Demanda 03 Projeto de Produto e Processo 04 Gestão de Estoques 05 Matemática Aplicada 06 Oficina Temática 2º Período 01 Gestão de Pessoas 02 Planejamento, Programação e Controle da Produção 03 Arranjo Físico de Instalações e Ergonomia 04 Localização de Instalações 05 Ferramentas de Tomada de Decisão 06 Projeto Integrador 07 Oficina Temática 3º Período 01 Qualidade e Produtividade 02 Marketing Empresarial 03 Gestão de Cadeias de Suprimentos 04 Sistemas de Informações Gerenciais 05 Informática 06 Introdução à Administração 07 Projeto Integrador 08 Oficina Temática 4º Período 01 Manutenção e Confiabilidade 02 Gestão de Projetos 03 Simulação Empresarial 04 Organização Sistemas e Métodos 05 Optativa 06 Segurança no Trabalho 07 Projeto Integrador 08 Oficina Temática 5º Período 01 Métodos Estatísticos 02 Planejamento Estratégico 03 Orçamento, Custos e Finanças 04 Desenho Técnico 05 Gestão Ambiental 06 Projeto Integrador 07 Oficina Temática OPTATIVA - 4º Período Libras Negociação e Política de Negócios Empreendedorismo

Requisitos

Documentos necessários à realização da matrícula: * Certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias); * Cópia da publicação do Diário Oficial do Estado, constando conclusão do Ensino Médio, para os alunos formados a partir de 1985, no Estado do Rio de Janeiro e São Paulo; Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias); * Para portadores de Curso Superior: Histórico Escolar e Diploma (original e duas cópias); * Certificado de Quitação do Serviço Militar (original e duas cópias); * Carteira de Identidade (original e duas cópias); * Certidão de Nascimento ou Casamento (original e duas cópias); * Duas fotos 3 x 4 recentes; * CPF (original e duas cópias); * Título de Eleitor (original e duas cópias); * Comprovante de residência. OBS: Os menores de 18 anos deverão trazer os pais ou responsáveis legais, munidos de documentação para assinatura do requerimento de matrícula. * O candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado neste Edital perderá irrecorrivelmente o direito à mesma, sendo chamado, em substituição, o colocado na ordem imediata de classificação. * O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar Parecer de equivalência de estudos emitido pelo Conselho de Educação competente. * O candidato que tiver acesso direto, mediante comprovação de conclusão de Curso Superior, poderá requerer dispensa de disciplina (s) anteriormente cursada (s) nesta ou em outra Instituição. * Havendo interesse do candidato e disponibilidade de vaga será permitida a troca de turno e/ou a transferência do Campus Barra Mansa ou Campus Cicuta e vice-versa, respeitada a ordem de classificação.

Oferta Educativa semelhante