Graduação Tecnológica em Gestão em Marketing (Brasília, Distrito Federal)
Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas
Localização:Brasília - Distrito Federal
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características
O que é Marketing?
Marketing quer dizer mercado em ação. Isso envolve o planejamento do produto, sua distribuição, sua promoção e precificação. É o processo que visa entender e satisfazer as necessidades de um cliente. Segundo Kotler, o marketing tem como objetivo facilitar e consumar as relações de trocas. O objetivo do curso é apresentar e aprofundar os principais fundamentos de marketing dentro de uma visão contemporânea e adequada à realidade atual.
O que esperar do Curso de Marketing da Faculdade IBESA?
O Curso de Marketing é, em sua essência, dinâmico e repleto de práticas. O aluno irá adquirir conhecimentos variados como noções de antropologia, economia, vendas, comunicação, publicidade, marketing digital e muitos outros. Isso tudo de forma atual e completa.
O curso, além de proporcionar a prática dos fundamentos mercadológicos e em ações de caráter gerencial, também oferece uma visão crítica sobre gestão de marketing, estimulando o desenvolvimento de atitudes gerenciais compatíveis com a filosofia de foco no mercado, ética e responsabilidade dentro das organizações.
Quais são as exigências e como está o mercado de trabalho?
Marketing é um conjunto de atividades que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com os mesmos, de modo a beneficiar tanto a organização quanto seu público-alvo. É um processo que visa entender e satisfazer as necessidades dos clientes por meio da oferta de produtos e serviços existentes ou novos.
Ao profissional de Marketing cabe, entre outras atividades:
Buscar informações sobre mercado;
Descobrir e avaliar as possíveis necessidades dos consumidores e transformá-las em soluções;
Gerenciar o Mix de Marketing – produto, preço, praça e promoção;
Planejar e assessorar a mídia mais eficaz para atingir o público-alvo;
Elaborar estratégias de venda e penetração no mercado;
Aferir a satisfação dos clientes e promover ações de relacionamento.
O profissional de marketing pode atuar como consultor ou gestor em diferentes organizações públicas e privadas, nos setores industrial, comercial e de serviços e nas seguintes áreas: Gestão do mix de marketing, pesquisa de mercado e levantamento de necessidades para o desenvolvimento e acompanhamento de produtos e serviços, planejamento estratégico, posicionamento e segmentação de mercado, gestão de marcas, trade marketing, endomarketing e relacionamento com seus diversos públicos.
Certificado
Os cursos superiores de tecnologia são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, abrangendo os diversos setores da economia. Os graduados no curso denominam-se "tecnólogos" e são profissionais de nível superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas profissionais, mas com predominância em uma delas.
O curso confere diploma de graduação, possibilitando a continuidade dos estudos em nível de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Assim como possibilita a participação do aluno em concursos públicos de nível superior.
Alguns especialistas da área educacional acreditam que no futuro próximo todos os cursos de graduação terão de um a três anos no máximo, de forma que o indivíduo inicie seu processo profissional o quanto antes, mantendo vida estudantil paralela à vida profissional. O que já é comum no Ensino Superior dos Estados Unidos (EUA), por exemplo.
O Ensino Tecnológico surgiu nos Estados Unidos há algumas décadas, pouco antes da virada tecnológica da indústria norte-americana, com o objetivo de qualificar e reciclar rapidamente os profissionais responsáveis pelo sucesso das diversas economias mundiais.
Marketing quer dizer mercado em ação. Isso envolve o planejamento do produto, sua distribuição, sua promoção e precificação. É o processo que visa entender e satisfazer as necessidades de um cliente. Segundo Kotler, o marketing tem como objetivo facilitar e consumar as relações de trocas. O objetivo do curso é apresentar e aprofundar os principais fundamentos de marketing dentro de uma visão contemporânea e adequada à realidade atual.
O que esperar do Curso de Marketing da Faculdade IBESA?
O Curso de Marketing é, em sua essência, dinâmico e repleto de práticas. O aluno irá adquirir conhecimentos variados como noções de antropologia, economia, vendas, comunicação, publicidade, marketing digital e muitos outros. Isso tudo de forma atual e completa.
O curso, além de proporcionar a prática dos fundamentos mercadológicos e em ações de caráter gerencial, também oferece uma visão crítica sobre gestão de marketing, estimulando o desenvolvimento de atitudes gerenciais compatíveis com a filosofia de foco no mercado, ética e responsabilidade dentro das organizações.
Quais são as exigências e como está o mercado de trabalho?
Marketing é um conjunto de atividades que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com os mesmos, de modo a beneficiar tanto a organização quanto seu público-alvo. É um processo que visa entender e satisfazer as necessidades dos clientes por meio da oferta de produtos e serviços existentes ou novos.
Ao profissional de Marketing cabe, entre outras atividades:
Buscar informações sobre mercado;
Descobrir e avaliar as possíveis necessidades dos consumidores e transformá-las em soluções;
Gerenciar o Mix de Marketing – produto, preço, praça e promoção;
Planejar e assessorar a mídia mais eficaz para atingir o público-alvo;
Elaborar estratégias de venda e penetração no mercado;
Aferir a satisfação dos clientes e promover ações de relacionamento.
O profissional de marketing pode atuar como consultor ou gestor em diferentes organizações públicas e privadas, nos setores industrial, comercial e de serviços e nas seguintes áreas: Gestão do mix de marketing, pesquisa de mercado e levantamento de necessidades para o desenvolvimento e acompanhamento de produtos e serviços, planejamento estratégico, posicionamento e segmentação de mercado, gestão de marcas, trade marketing, endomarketing e relacionamento com seus diversos públicos.
Certificado
Os cursos superiores de tecnologia são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, abrangendo os diversos setores da economia. Os graduados no curso denominam-se "tecnólogos" e são profissionais de nível superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas profissionais, mas com predominância em uma delas.
O curso confere diploma de graduação, possibilitando a continuidade dos estudos em nível de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Assim como possibilita a participação do aluno em concursos públicos de nível superior.
Alguns especialistas da área educacional acreditam que no futuro próximo todos os cursos de graduação terão de um a três anos no máximo, de forma que o indivíduo inicie seu processo profissional o quanto antes, mantendo vida estudantil paralela à vida profissional. O que já é comum no Ensino Superior dos Estados Unidos (EUA), por exemplo.
O Ensino Tecnológico surgiu nos Estados Unidos há algumas décadas, pouco antes da virada tecnológica da indústria norte-americana, com o objetivo de qualificar e reciclar rapidamente os profissionais responsáveis pelo sucesso das diversas economias mundiais.
Plano de estudos
Economia de Mercado
Publicidade e Propaganda
Ferramentas Estratégicas da Gestão
Antropologia do Homem do Nordeste
Tópicos de Marketing
Comunicação Empresarial
Empreendedorismo
Gestão de Pessoas
Gestão de Vendas
Gerenciamento de Marcas e Produtos
Ética no Marketing
Aspectos Logísticos do Marketing
Pesquisa em Marketing
Planejamento de Mídia e Propaganda
Consultoria Organizacional
Trabalho de Conclusão de Curso I - TCC
Estágio Supervisionado
Comportamento do Consumidor
Tópicos Especiais de Marketing
Marketing Digital
Gestão de Varejo
Trabalho de Conclusão de Curso II - TCC
Estágio Supervisionado II
Publicidade e Propaganda
Ferramentas Estratégicas da Gestão
Antropologia do Homem do Nordeste
Tópicos de Marketing
Comunicação Empresarial
Empreendedorismo
Gestão de Pessoas
Gestão de Vendas
Gerenciamento de Marcas e Produtos
Ética no Marketing
Aspectos Logísticos do Marketing
Pesquisa em Marketing
Planejamento de Mídia e Propaganda
Consultoria Organizacional
Trabalho de Conclusão de Curso I - TCC
Estágio Supervisionado
Comportamento do Consumidor
Tópicos Especiais de Marketing
Marketing Digital
Gestão de Varejo
Trabalho de Conclusão de Curso II - TCC
Estágio Supervisionado II